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PESQUISA MERCADOLÓGICA

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Apresentação em tema: "PESQUISA MERCADOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Prof. Esp. Wagner Andrade

2 Prof. Wagner Andrade Consultor Empresarial Bel. Em Direito
Especialista em Administração de Marketing Diretor Presidente da W Andrade Treinamento e Assessoria Diretor de Marketing da Andrade Imóveis

3 PESQUISA DE MERCADO Proposta da Disciplina Dados de Identificação
Disciplina: Pesquisa de Mercado Carga Horária: 60 horas/aula Dia: 2ª feira Ementa da Disciplina O sistema de informação de informação de marketing: identificação de necessidades, desenvolvimento e atribuição de informações. O processo de pesquisa de marketing: definição do problema e dos objetivos da pesquisa; desenvolvimento e implementação do plano de pesquisa; Interpretação e apresentação dos resultados. Aplicação de novas tecnologias: sistemas de informações geográficas; realidade virtual; a internet. Considerações éticas. Pesquisa de marketing global.

4 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Objetivos da Disciplina Geral: Levar os alunos à compreensão do papel do SIM nas organizações, bem como sua relevância na instrumentalização ao gestor de marketing no processo de tomada de decisões mercadológicas dentro de um contexto de globalização e novas tecnologias. Específicos: Discutir os conceitos do SIM, implicações éticas e sociais, bem como suas tendências; Compreender a importância do SIM de marketing para o alcance dos objetivos organizacionais no varejo; Conhecer e saber utilizar as ferramentas do SIM de forma estratégica nas empresas varejistas.

5 Procedimentos Didáticos
Aulas expositivas dialogadas como um procedimento fundamental para a consolidação de conhecimentos e subsídios na resolução dos estudos de casos; Estudos de casos com o objetivo de ampliar conhecimentos adquiridos pelos participantes; Estudos dirigidos visando ampliar a aprendizagem através de pesquisas, leituras e projetos práticos. Forma de Avaliação O processo de avaliação será realizado, levando-se em consideração: Avaliação contínua dos alunos pelo critério de participação em sala de aula, e na apresentação espontânea de seminários. Assiduidade Participação / desempenho Exercícios de fixação da aprendizagem Provas escritas

6 REFERENCIAS AAKER, D.A ; KUMAR, G. S. D. Pesquisa de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2004. MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CLOTAIRE, Rapaille. O código cultural. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2007. GLADWELL, Malcom. Blink. São Paulo: Editora Rocco, 2007. SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de\marketing: conceitos e metodologia. 3a. Ed. São Paulo: Makron Books, 2002. SHETH, J.N. & MITTAL, B. & NEWMAN,B. Comportamento do cliente. São Paulo: Editora Atlas, 2001. VAVRA, T. G.. Marketing de relacionamento. São Paulo: Editora Atlas, 1992. ZALTMAN, Gerald. Afinal o que os clientes querem? Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

7 PESQUISA MERCADOLÓGICA
A Pesquisa Mercadológica é uma ferramenta importante para obter informações sobre o mercado; Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

8 A pesquisa mercadológica é uma etapa do Sistema de Informação de Marketing (S.I.M).
Um sistema de informação de marketing é uma forma organizada e planejada de proporcionar informações embasadas e freqüentes para que possam ser tomadas as providências necessárias para solucionar possíveis problemas ou aproveitar oportunidades no mercado.

9 O SIM (Sistema de Informação de Marketing) e a pesquisa de mercado são meios eficientes para alcançar sucesso nas decisões a serem tomadas; a pesquisa de mercado e o SIM são complementares.

10 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Empresa Decisões Ambiente MERCADO R E C U S O C i ê n c a SIM = Fluxo constante Inteligência de Marketing Pesquisa – Problema Específico

11 PESQUISA MERCADOLÓGICA
A EFICÁCIA DO SIM Proporcionar coleta de informações; Possibilite o Processamento das informações; Permita o uso seguro das informações obtidas.

12 PESQUISA MERCADOLÓGICA
A Pesquisa de Marketing É um processo de definição de um problema e oportunidade, coletando e analisando de forma sistemática informações e recomendando estratégias de ações.

13 Conforme American Marketing Association a Pesquisa de Marketing é uma função que liga o consumidor, o cliente e os vários públicos ao profissional de marketing por meio de informações. As informações são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; melhorar o desempenho e melhorar o entendimento do marketing como um processo. Ou seja, para antecipar ou responder às necessidades dos clientes é preciso ter informações e boa parte é obtida por meio da pesquisa de marketing.

14 DIFERENÇAS ENTRE ... Pesquisa de Mercado?
É a busca de informações que visa determinar as características de um mercado e medir sua extensão, possibilitando a análise do potencial de vendas, ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto pelos consumidores. Pesquisa de Marketing? Busca influir no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, seja na receptividade da marca, seja na comercialização de um produto ou serviço. A pesquisa de marketing se concretiza mediante processos de coleta de dados, registro e análise de dados quantitativos ou qualitativos e inclui diferentes tipos de pesquisa.

15 Portanto... O objetivo da pesquisa de marketing é identificar e definir os problemas e as oportunidades do marketing, gerar e aprimorar suas ações. É uma forma de reduzir as incertezas para melhorar a tomada de decisão.

16 Tarefa da Pesquisa de Marketing
Superar ou reduzir dúvidas, incertezas e possíveis riscos que o executivo encontra em seu negócio.

17 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Passos/Etapas da Pesquisa de Marketing DEFINIR O PROBLEMA Devemos Lançar um Novo Produto? DESENVOL- VER O PLANO DE PESQUISA COLETAR OS DADOS Primários? Secundários? DESENVOL- VER DESCOBERTAS Analisar os dados SUGERIR AÇÕES MARKETING

18 PESQUISA DE MARKETING Questões que a Pesquisa Ajuda a Responder
Sobre Mercados Compradores Demanda Canais Que tipo de pessoas compram nossos produtos? Onde elas moram? Quantos elas ganham? Quantas elas são? A demanda por nossos produtos está aumentando ou diminuindo? Há novos mercados promissores que ainda não atingimos? Os canais de distribuição de nossos produtos estão adequados? Precisam ser alterados? É provável que surjam novos tipos de canais de marketing? Sobre Desempenho e Participação no Mercado Satisfação dos Clientes Reputação Qual é nossa participação no mercado total? Qual é nossa participação no mercado geográfico? Qual nossa participação por tipo de cliente? Os clientes estão satisfeitos com nossos produtos? Como é nosso registro de serviços? Há muitas devoluções de produtos? Como o público percebe a nossa empresa? Qual a nossa reputação com os membros do canal?

19 PESQUISA DE MARKETING Questões que a Pesquisa Ajuda a Responder
Sobre o composto de Marketing - Produto Preço Distribuição Promoção Que projeto de Produto tem maior probabilidade de obter sucesso? Que tipo de embalagem devemos usar? Nível de aceitação do produto?   Que preço devemos cobrar por nossos produtos? O preço dos produtos atuais devem ser alterados? Onde e por quem nossos produtos devem ser vendidos? Que tipos de incentivos devemos oferecer ao comércio para impulsionar os nossos produtos? Quanto devemos investir em promoção? Como nosso orçamento deve ser distribuído entre produtos e áreas geográficas? Que combinação de mídia – jornais, rádio, Tv, revistas devemos usar?

20 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Tarefa 1 Uma fabricante de brinquedos infantis está projetando um brinquedo que acredita que as crianças irão gostar. Como a empresa pode verificar se haverá aceitação do produto? Qual é o problema da pesquisa? Qual o objetivo desta pesquisa?

21 PESQUISA MERCADOLÓGICA
Operacional Escolha do(s) Segmentos-Alvo Plano de Marketing: Objetivos, Posicionamento é Tática Pressão do Marketing Integrado (4 P’s): Produto, Ponto de Venda, Preço, Promoção Orçamento de Marketing Realização do Plano e Controle Estratégico Análise das Necessidades: Definição do mercado de referência Segmentação do Mercado: Macro e Micro segmentação Análise da Atratividade: Mercado Potencial, Ciclo de Vida Análise da Competitividade: Vantagem concorrência Defensável Escolha de uma Estratégia de Desenvolvimento

22 PESQUISA MERCADOLÓGICA Tipos de Pesquisa mais Utilizadas em Marketing
EXPLORATÓRIA Fornece idéias sobre um problema ou situação relativamente vago. DESCRITIVA Envolve descobrir a freqüência com que algo ocorre ou a relação entre dois fatores. Ex.: pessoas que compram X concorrentes. CAUSAL(EXPLICATIVA) Mais sofisticada e busca entender a relação que ocorre entre duas situações distintas. Ex: um produto novo X um antigo.

23 PESQUISA EXPLORATÓRIA
Visa prover o pesquisador de maior conhecimentos obre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva; É apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento, a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, pouco existentes; É útil quando se tem uma noção muito vaga do problema de pesquisa; Quando se tem várias opções que se aplicam ao problema de pesquisa e, nestes casos, os estudos exploratórios ajudam a explicar; Ajuda a estabelecer prioridades a serem pesquisadas.

24 Objetivos de Uso da Pesquisa Exploratória
PESQUISA DE MARKETING Objetivos de Uso da Pesquisa Exploratória Familiarizar e elevar o conhecimento e compreensão de um problema de pesquisa em perspectiva; Auxiliara desenvolver a formulação mais precisa do problema de pesquisa; Acumular a priori informações disponíveis relacionadas a um problema de pesquisa conclusiva a ser efetuada ou que está em andamento Ajudar no desenvolvimento ou na criação de hipóteses explicativas de fatos a serem verificados numa pesquisa causal

25 TECNICAS DE PESQUISA EXPLORATORIA
PESQUISA DE MARKETING TECNICAS DE PESQUISA EXPLORATORIA Levantamentos em Fontes Secundárias - Levantamentos bibliográficos - Documentais - Estatísticos - De pesquisas já efetuadas - De Experiências - Estudos de Casos Selecionados Observação Informal

26 Pesquisas Descritivas
PESQUISA DE MARKETING Pesquisas Descritivas Objetivos bem definidos Procedimentos formais Bem estruturadas Dirigidas para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de cursos de ação A elaboração das questões pressupõe profundo conhecimento do problema a ser estudado: é preciso saber o que se pretende com a pesquisa, o que deseja medir, quando e onde o fará, como fará e porque deverá fazê-lo

27 Técnicas de Coleta de dados em Pesquisa Descritiva
PESQUISA DE MARKETING Técnicas de Coleta de dados em Pesquisa Descritiva Entrevistas pessoais Entrevistas por telefone Questionários pelo correio Questionários pessoais Observação formal

28 Quando Utilizar a Pesquisa Descritiva
PESQUISA DE MARKETING Quando Utilizar a Pesquisa Descritiva Descrever a característica de grupos: obter o perfil dos consumidores por gênero, faixa etária, etc. Estimar a proporção de elementos de uma população específica que tenham determinadas características ou comportamentos: Quanto ao consumo do produto A ou B; Descobrir a existência de relação entre variáveis: será que as pessoas de maior nível educacional preferem nosso produto?

29 Tipos de Pesquisa Descritiva
Levantamentos De Campo Estudos de Caso Estudos de campo OCASIONAIS EVOLUTIVOS PAINÉIS

30 Descritivas Pesquisa Ocasional Pesquisa Evolutiva
caracterizado pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, em que os elementos são medidos uma única vez no tempo e visa atender a um objetivo específico. Pesquisa Evolutiva baseia-se na coleta e análise periódica das mesmas variáveis de forma a permitir seus acompanhamentos evolutivos no tempo. A população pesquisada deverá ser sempre a mesma, mas a amostra pesquisada a cada evolução poderá ou não ser a mesma

31 Evolutiva É um tipo de pesquisa muito utilizada em marketing, permitindo a obtenção de informações de forma periódica, de modo a permitir uma avaliação contínua de sua evolução no tempo. Exemplo de painéis: - Índice Nielsen Alimentar – de 2 em 2 meses - Índices de Audiência Audi – TV (IBOPE)

32 Explicativa (Causal) Uma das formas mais utilizadas em marketing para procurar identificar relações de causa e efeito entre variáveis; Exemplos: Qual o melhor canal para distribuir nossos produtos? Qual a relação entre espaço ocupado na prateleira dos supermercados e a participação de mercado de nosso produto? Qual deverá ser o efeito de um novo plano de incentivo à equipe de vendas?

33 Conceitos importantes para a experimentação
Variáveis independentes: as que são manipuladas (e/ou controladas), e cujos efeitos sobre as variáveis de marketing se deseja medir. Ex.: preço, gastos com propaganda, tipos de promoções, etc. Variáveis dependentes: aquelas cujos efeitos, provocados pelas variáveis independentes, interessam ao pesquisador medir. Ex.: vendas, participação no mercado, atitudes, imagem, etc

34 Conceitos importantes para a experimentação
Grupo experimental: unidades de teste expostas ao tratamento experimental. •Grupo de controle: unidades de teste não expostas ao tratamento experimental e que servem para medir os efeitos de outras variáveis a que tanto o grupo experimental quando o de controle estão sujeitos •Projeto experimental: envolve (1) a definição de uma hipótese; (2) determinação da variável independente; (3) determinação das unidades de teste; (4) determinação das variáveis dependentes; e (5) determinação dos procedimentos para tratar as variáveis estranhas

35 Teste de marketing Implementação e monitoração de um programa de marketing numa pequena parte do mercado geográfico visado para determinado produto •Usado para testar o lançamento de um novo produto ou uma nova versão de produto existente •Quanto maior o número de unidades de testes utilizadas, mais provável de o teste se inviabilizar •Custo elevado

36 Uso do teste de marketing
Treinamento gerencial: permite que a empresa e seus executivos ganhem experiência e conhecimento antes de empreenderem um projeto em grande escala •Efetuar previsões de vendas •Ajustar as variáveis de decisão do marketing (quatro pês)

37 Seleção de locais para teste de marketing
Não há local ideal; O local teria, em princípio, que ser representativos de todo o mercado do país; Não há lugar com tais características; Deve-se procurar locais que reúnam um grande número de características que as aproximem do mercado teste ideal;

38 Duração do teste de marketing
Varia em função de seus objetivos, tipo de produto testado, riscos envolvidos em sua duração e do custo para sua realização Em média os testes não devem durar menos de seis e nem mais do que doze meses Se o objetivo do teste for avaliar apenas uma versão do plano de marketing, poderá ter uma duração mais curta

39 Fontes de dados em pesquisas publicitárias e de marketing
Entrevistado: o dado pode ser obtido através de sua própria declaração, oralmente ou por escrito, ou através de sua observação Pessoas que tenham informação sobre o entrevistado: a informação pode ser conseguida por meio de pessoas que convivem com ele Situações similares: por meio de situações semelhantes, pode-se chegar a uma aproximação da informação Dados disponíveis: já coletados, tabulados e até analisados

40 Tipos de dados Dados primários: são aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisados, e que são coletados com o propósito de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento Dados secundários: são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados e que estão catalogados à disposição dos interessados

41 Tipos de dados primários geralmente coletados
Características demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida Atitudes e opiniões Conscientização e conhecimento Motivações Comportamento Intenções

42 O que mensurar em pesquisa de mercado
Medir quantidade de consumidores que preferem um produto a outro; Descrever, através de medidas, quem são os consumidores de determinado produto em relação a inúmeras características demográficas, sócio econômicas e psicológicas; Medir qual o potencial de mercado para determinado produto; Medir atitudes, comportamentos, percepções, preferências, intenções de compra, etc.

43 ESCALAS DE MENSURAÇÃO Escala Característica Uso em Marketing
Estatísticas Possíveis Nominal Identidade, definição única de números Marcas, Gênero, raça, cores, tipos de lojas, regiões, uso,não uso, gosta não gosta e a toda variável que se possa associar para identificação Moda, testes de percentagens, teste binomial, teste qui-quadrado, etc Ordinal Ordem dos Números Atitudes, preferências, Opiniões, Classes Sociais, Ocupações Mediana, quartis, decis, percentis,Kruskal Wallis, Correlação

44 ESCALAS DE MENSURAÇÃO Intervalo Razão Escala Característica
Uso em Marketing Estatísticas Possíveis Intervalo Comparação de Intervalos Atitudes, opiniões, conscientização Média, Intervalo, Amplitude total, desvio padrão, variância, correlação Razão Comparação de medidas absolutas X proporções Idade, Preço, número de consumidores Volume Vendas, renda Todas as anteriores e mais média geométrica Coeficiente de Variação

45 Modelo de Escala Nominal
Sua casa está ocupada com lava-louça? 1 ( ) Sim 2 ( ) Não 3 ( )Não sei Lava-louça é um objeto útil na cozinha? 1 ( ) Sim 2 ( ) Não 3 ( ) Não sei

46 Escala de avaliação verbal
Fatores MF PF I Pd md Recepção Serviço de Copa Serviço de Arrumação Serviço de Lavanderia Serviço Telefônico Asseio e Limpeza Conforto Localização Café da manhã MF ( Muito Favorável) PF (Pouco Favorável) I (Indiferente) pd (pouco desfavorável) md (muito desfavorável)

47 Escala de Avaliação Verbal (2)
O que você achou do filme que acabou de assistir? ( ) Ótimo ( )Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo ( ) Não sei

48 Escala de Avaliação Itemizada
Com relação ao amaciante que a Senhora testou, qual das frases está mais de acordo com sua opinião: ( ) Eu não acreditava no produto e por isso não usei ( ) Eu não acreditava no produto e seu uso confirmou minhas suspeitas ( ) Eu acreditei no produto no início, mas após seu uso me decepcionei ( ) Eu não acreditava no produto, mas seu uso me surpreendeu ( ) Eu acreditei no produto desde o início e fiquei muito satisfeita com seu uso ( ) Ainda não formei opinião sobre o produto

49 Escalas Comparativas Atributo
Com relação às marcas de café A e B, qual sua opinião sobre a marca B, comparativamente a marca A, em relação aos seguintes atributos: Atributo Pior que A Igual a A Melhor que A Não sei Pureza ( ) Sabor Aroma Qualidade Textura Torrefação Embalagem Marca

50 Escala de diferencial semântico
Com relação a marca de Café A, qual a sua opinião sobre os seguintes atributos: Atributos Puro Impuro Forte Fraco Saboroso Sem sabor Aromático Sem aroma Alta Qualidade Sem Qualidade Barato Caro Bem torrado Mal torrado Embalagem bonita Embalagem feia

51 Instrumentos de Coleta de dados
Questionário Dados de identificação Solicitação para cooperação Instruções para sua utilização Perguntas, questões e formas de registrar as respostas Dados para classificar os elementos pesquisados

52 Localização das Questões
Dados de identificação: 1a. Parte do questionário Solicitação para cooperação: capa ou primeira folha do questionário Instruções para utilização: figuram ao longo de todo o questionário Perguntas, questões e formas de registrar as questões: figuram ao longo de todo o questionário Dados para classificar socioeconomicamente o respondente: final do questionário

53 Amostra e Amostragem Amostra é qualquer parte de uma população
Amostragem é o processo de colher amostras de uma população Idéia básica do uso da amostragem: a coleta de dados relativos a alguns elementos da população e sua análise pode proporcionar relevantes informações sobre toda a população Pesquisar apenas uma parte da população para inferir conhecimento para o todo, em vez de pesquisá-la toda(censo)

54 Conceitos importantes
A Pesquisa por amostragem Tamanho da população: Significa o universo a ser pesquisado. Quanto maior a população, maior será o tamanho da amostra. Margem de erro ou erro amostral: Variação dos resultados de uma pesquisa. Um erro amostral de 5% indica que os percentuais de respostas podem variar para mais ou para menos 5%.

55 Distribuição da População
Quando menos variada a população, menor é a amostra necessária. Ex:. Uma pesquisa realizada numa cidade inteira requer uma amostra maior considerando a variação existente entre as pessoas (níveis sociais, renda, etc. Num único bairro, a amostra pode ser menor.

56 Quando realizar o censo
A população for pequena; •Os dados a respeito da população forem fácil de serem obtidos, ou já estejam semi disponíveis; Se os requisitos do problema em estudo impõem a obtenção de dados específicos de cada elemento da população; Por imposição legal;

57 Qualidade de uma boa amostra
Precisão: exatidão dos resultados de medições obtidos na amostra(estatísticas) correspondentes aos resultados que seriam obtidos se fossem medidos toda a população(parâmetros), utilizando-se os mesmos métodos, instrumentos, procedimentos, etc., utilizados na amostra Eficiência: medida de comparação entre diversos projetos amostrais Correção: grau de ausência de vieses não amostrais na amostra

58 Nível de Confiança É a medida estatística que indica a probabilidade dos resultados obtidos caso a mesma pesquisa seja realizada novamente. Veja modelo de tabela Determinante

59 Medidas de intenção de compra
Compraria com certeza (30%) Provavelmente compraria (10%) Tenho dúvidas se compraria (40%) Provavelmente não compraria (10%) Não compraria (10%) Efetividade de compras após o lançamento do produto De quanto em quanto tempo, você compraria este produto? a) Um vez por semana; b) Uma vez ao mês; c) Uma ou duas vezes ao ano d) Nunca...

60 Percepção de Atributos do Produto
PERCEPÇÃO DE DESEMPENHO Facilidade de Preparação Excelente Fraco Desempenho para servir Nível de Caloria IMPORTÂNCIA DO ATRIBUTO Facilidade de Preparação Muito importante Pouco Importante Desempenho para servir Nível de Caloria

61 Associações de Pesquisa de Mercado
No Brasil ANEP – Assoc. Nacional de Empresas de Pesquisas ( ABIPEME – Assoc. Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado ( SBMP – Soc. Brasileira de Pesquisa de Mercado ( Na Europa ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research ( Na América Latina ALAMO – Assoc. Latino-Americana de Pesquisa de Mercado e de Opinião

62 Recapitulando Processo de Pesquisa de Marketing
Etapas Fases Passos Reconhecimento e Formulação do Problema Formulação, Constatação de um problema/necessidade de pesquisa Planejamento da Pesquisa Definição dos Objetivos Questões de Pesquisa ou Hipóteses Tipos de dados, variáveis e indicadores Fonte de dados Metodologia Cronograma e orçamento Proposição da Pesquisa Tipo de Pesquisa Método coleta de dados Universo e amostra Plano de coleta de dados Previsão do processamento e analise dos dados

63 Recapitulando Processo de Pesquisa de Marketing
Etapas Fases Passos Execução da Pesquisa Preparação do Campo EM CAMPO Construção, pré-teste e reformulação do instrumento de pesquisa Impressão dos documentos Formatação da Equipe de Campo Distribuição do trabalho no campo Coleta de Dados Conferência, verificação e correção dos dados Processamento e Análise Digitação Processamento Análise e Interpretação Conclusões e Recomendações

64 Recapitulando Processo de Pesquisa de Marketing
Etapas Fases Passos Comunicação dos Resultados Elaboração e Entrega Preparação e Apresentação oral dos Resultados

65 PESQUISA DE MERCADO EM MARKETING
Tarefa para Próximo Encontro Uma empresa instalada em Maringá está planejando lançar um novo sabor de sorvete e quer obter uma impressão do mercado potencial. O sorvete deverá ter sabor de coco com chocolate branco e pistaches e seu alvo é o mercado premium. Desenvolva a proposta de pesquisa que será apresentada em sala de aula. A pesquisa deve conter: Formulação do problema, objetivos, metodologia, forma de coleta e análise dos dados, amostragem e instrumento de pesquisa.


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