A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ciclo de Vida do HIV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ciclo de Vida do HIV."— Transcrição da apresentação:

1 O Ciclo de Vida do HIV

2

3

4

5 A infecção de uma célula-alvo susceptível ao HIV começa com a adesão do vírus ao receptor CD4 da célula-alvo. O CD4 está presente na superfície de muitos linfócitos, que são uma parte essencial do sistema imunológico do organismo. Evidências recentes indicam que o HIV precisa de um co-receptor para entrar na célula. A identificação dos co-receptores do HIV e os progressos na compreensão do processo de fusão com a célula abriu novas possibilidades para a criação de medicamentos anti-retrovirais. Estão sendo testados alguns agentes para prevenir a infecção através do bloqueio da fusão do HIV com a célula-alvo.

6

7

8

9

10 Realizada a fusão do vírus com a célula-alvo, o HIV entra na célula
Realizada a fusão do vírus com a célula-alvo, o HIV entra na célula. O material genético do vírus (RNA) é liberado, passa pelo processo de transcrição reversa e se converte em DNA. Uma enzima do HIV chamada transcriptase é necessária para catalisar esta conversão do RNA viral em DNA. Os inibidores da transcriptase reversa, como o AZT, foram os primeiros medicamentos anti-HIV e continuam sendo essenciais no tratamento de pacientes portadores do HIV. Os inibidores da transcriptase reversa se dividem em duas classes — análogos de nucleosídeo e não-nucleosídeos — com base na sua estrutura e na maneira como eles inibem a transcriptase reversa.

11

12

13 Uma vez que o material genético do HIV foi convertido em DNA, este DNA viral entra no núcleo, onde se integra ao material genético da célula. A enzima integrase catalisa este processo e os inibidores da integrase estão sob estudo como um novo caminho para o bloqueio da replicação do HIV. Depois de integrado ao material genético do hospedeiro, o HIV pode permanecer em estado latente por muitos anos. Esta habilidade que o HIV tem de se abrigar (e de permanecer latente) em células infectadas é o maior obstáculo para a erradicação ou a cura do HIV. Por esta razão, com base no conhecimento atual, os pacientes devem se manter em terapia anti-retroviral por toda a vida.

14

15

16

17

18

19

20 A ativação da célula-alvo resulta na transcrição do DNA viral em RNA mensageiro (mRNA), que é então traduzido em proteínas virais. O novo RNA viral forma o material genético da próxima geração de vírus. O RNA viral e as proteínas virais se estruturam junto à membrana da célula para formar um novo vírus. Uma das proteínas do HIV é a protease, que é necessária no processamento de outras proteínas do HIV que, desse modo, adquirem sua forma funcional. Os inibidores de protease são um dos mais potentes tipos de medicamento anti-viral e atuam bloqueando este estágio crítico da maturação do vírus. Após a estruturação na superfície da célula, o vírus se desprende desta e fica livre para infectar outra célula-alvo.

21

22

23 Se o ciclo de vida do HIV não for interrompido através do tratamento, a infecção por este vírus se espalha pelo corpo e resulta na destruição do sistema imunológico do organismo. Com os medicamentos anti- retrovirais em uso, como por exemplo os inibidores de transcriptase reversa e os inibidores de protease, a infecção pelo HIV pode ser contida. No entanto, é necessário fazer muito mais para controlar a epidemia de AIDS. Um objetivo imediato importante consiste em criar medicamentos novos, mais potentes, que sejam mais fáceis de administrar e que tenham menos efeitos adversos. De qualquer forma, os desafios decisivos são a utilização dos nossos conhecimentos a respeito do ciclo de vida do HIV para desenvolver medicamentos que possam erradicar este vírus do organismo de pessoas já infectadas e para criar uma vacina capaz de prevenir novas infecções.

24 LEGENDA Agentes Anti-retrovirais Atualmente Disponíveis (nome genérico/nome comercial) Inibidores de Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeo zidovudina/Retrovir (AZT, ZDV) didanosina/Videx, Videx EC (ddI) zalcitabina/HIVID (ddC) stavudina/Zerit (d4T) lamivudina/Epivir (3TC) abacavir/Ziagen (ABC) Inibidor de Transcriptase Reversa Análogo de Nucleotídeo tenofovir DF/Viread (TDF) Inibidores de Transcriptase Reversa Não-Nucleosídeos nevirapina/Viramune (NVP) delavirdina/Rescriptor (DLV) efavirenz/Sustiva (EFV)    Inibidores de Protease indinavir/Crixivan ritonavir/Norvir saquinavir/Invirase, Fortovase nelfinavir/Viracept amprenavir/Agenerase lopinavir/ritonavir, Kaletra

25 Johns Hopkins Aids Service
Criado por Rajesh Gandhi, M.D., John G. Bartlett, M.D., Michael Linkinhoker, M.A., Medical Illustrator, May © 1999, Johns Hopkins University Division of Infectious Diseases and AIDS Service. Traduzido para o Português pelo Programa DST/Aids de Florianópolis-SC


Carregar ppt "O Ciclo de Vida do HIV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google