A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul
As opções brasileiras frente à crise alimentar: desafios e perspectivas Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul

2 População Mundial A FAO estima que, até 2020, a população global passará de 6,2 bilhões de pessoas para 8,3 bilhões. A demanda por alimentos se expandirá de 2,45 bilhões de toneladas de alimentos, para 3,97 bilhões. Será necessário dobrar a produção agrícola mundial em 13 anos.

3 A Urbanização das Populações
A urbanização traz significativas mudanças nos hábitos alimentares, sobretudo nos países em desenvolvimento

4 Migração do Consumo Urbanização + Envelhecimento da População
Maior Demanda por Alimentos Saudáveis e Funcionais Frutas Hortaliças Produtos Orgânicos

5 Alimentos Processados e de Rápido Preparo
Migração do Consumo Alimentos “in natura” Alimentos Processados e de Rápido Preparo

6 Alimentação Rica em Carboidratos Alimentação Rica em Proteínas
Migração do Consumo Alimentação Rica em Carboidratos (cereais) Alimentação Rica em Proteínas (carnes e laticínio)

7 Tendências Brasileiras
O crescimento da população e o da renda nos próximos dez anos aumentará consideravelmente a demanda por alimentos.

8 Aumento do Consumo Interno
Urbanização + Aumento da Renda “per capta” Diminuição do Consumo de Alimentos Tradicionais Arroz Feijão Pão, etc. Aumento do Consumo de Alimentos Processados e de Maior Valor Proteico Laticínios Carnes Ovos

9 Tendência do Consumo Interno
Há, para os próximos anos, tendência de crescimento do consumo de produtos de médio e alto valor agregado.

10 Consumidor Mais Exigente
O consumidor brasileiro tem se tornado mais exigente Aumenta a Demanda por Produtos com: Qualidade Rastreabilidade Certificação de Conformidade Indicação Geográfica Orgânicos

11 suas áreas agricultáveis.
Desafios Globais Países superpopulosos, como a China e a índia terão dificuldades de atender as demandas de alimentos e matéria-prima de origem agrícola devido ao esgotamento de suas áreas agricultáveis.

12 Questões Sociais e Ambientais
As questões sociais e ambientais tornar-se-ão cada vez mais importantes para o agronegócio.

13 Lado Social Os países desenvolvidos passarão a exigir alimentos, fibras e fontes de energia de áreas sem o uso de mão-de-obra escrava, infantil e respeito às leis trabalhistas.

14 Lado Ambiental O aquecimento global ocasionado pelo aumento das emissões de gases do efeito estufa à atmosfera, aliado a escassez de água, tendem a se tornar problemas de fundamental importância ao setor.

15 Questão Ambiental Com a entrada em vigor do protocolo de Kyoto e do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a agricultura deve ter papel fundamental para a redução dos gases do efeito estufa.

16 Oportunidades O Brasil possui crescentes oportunidades nessa área, por meio de projetos de redução e de seqüestro de gases, tais como: Biocombustíveis Plantio Direto Reflorestamento Biodigestores, etc.

17 Manutenção das Florestas Primárias
Fonte: EMBRAPA

18 Manutenção das Florestas Primárias
Ano 1.000 Ano 1.997 Manutenção das Florestas Primárias

19 Desafio da Carne Bovina
As pressões para reduzir o desmatamento e controlar a ocupação da Amazônia podem ter impactos na cadeia de carne bovina, uma vez que existe um deslocamento da atividade pecuária para o norte do País.

20 Recursos Hídricos A disponibilidade de recursos hídricos será central para o desenvolvimento do agronegócio e da segurança alimentar. As melhorias tecnológicas para a utilização da água na agricultura irrigada poderão otimizar a área agricultável, repercutindo positivamente na composição dos preços e na oferta de alimentos.

21 atuais de preço do petróleo.
Biocombustíveis O Brasil tem uma grande extensão de terras agricultáveis, combinada com diferentes padrões climáticos, o que lhe confere perfeitas condições para ser referência na produção e exportação de energia de biomassa. O êxito com o álcool leva à certeza de que o biodiesel também pode ser produzido competitivamente, especialmente considerando os patamares atuais de preço do petróleo.

22 Equilíbrio É fundamental que um programa de produção e consumo de biocombustíveis seja sustentado por um tripé de equilíbrio: agricultura alimentar, a agricultura energética e o respeito ao meio ambiente.

23 O Desafio do Milho Para o Brasil, do ponto de vista da demanda, estima-se que o consumo de milho por parte do segmento animal irá aumentar 36,9% no período entre 2005 e 2015, totalizando 42,54 milhões de toneladas no final do período de análise.

24 O Desafio do Milho O consumo do milho será impulsionado principalmente pelos segmentos da avicultura e da suinocultura, que representarão cerca de 76% do consumo animal e aproximadamente 60% da demanda doméstica.

25

26 O Desafio dos Insumos País importa 65% dos fertilizantes que consome
O nitrogênio é atrelado ao preço do petróleo A uréia ao preço do gás natural

27 Terras Agricultáveis Nos 14 países de maior área agrícola no mundo, 49% das terras agricultáveis ainda estão disponíveis para plantio. Poucos têm potencial para expandir fortemente o cultivo de grãos, de forma que a oferta possa atender à simultânea - e crescente - demanda das áreas de alimentos e biocombustíveis

28 Sustentabilidade Agregar sustentabilidade ao desenvolvimento do campo é um desafio para o Brasil nas esferas econômica, social e ambiental.

29 Para Refletir A fome no mundo não é produto da falta de alimentos e nem, tampouco, da incapacidade dos produtores agrícolas de ofertar mais comida. A fome e a desnutrição está vinculada à pouca renda e, como conseqüência, a falta de dinheiro para comprar o alimento disponível nos mercados nacionais e internacionais.

30 Francisco Signor Superintendente Federal da Agricultura no RS
Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul Francisco Signor Superintendente Federal da Agricultura no RS Endereço eletrônico: Fone: (51)


Carregar ppt "Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google