A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central"— Transcrição da apresentação:

1 O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central

2 INTRODUÇÃO A sobrevivência dos SERES depende da sua capacidade de responder a desafios (de outros SERES e do ambiente). Podem produzir tais respostas somente quando a informação é analisada, organizada e transmitida rapidamente pelo corpo. Assim, como coordenador da atividade dos organismos, o sistema nervoso realiza três funções gerais: sensitiva, integradora e motora. São quatro os elementos de operação do sistema motor: os efetuadores, que realizam os movimentos; os ordenadores, responsáveis pelo comando dos efetuadores, os planejadores, responsáveis pelas seqüências de comandos que produzem os movimentos voluntários complexos e os controladores, que zelam pela execução correta dos comandos motores.

3 Atividade Nervosa Superior : (1) um sistema de organização da informação perceptual, (2) a rememoração da aprendizagem anterior, (3) os mecanismos córtico-subcorticais que sustentam o pensamento e (4) a capacidade de tratar duas ou mais informações ou eventos simultaneamente. Funções cerebrais superiores: praxia, gnosia, linguagem, atenção, memória e funções executivas.

4 PRAXIA Capacidade de executar movimentos aprendidos, simples ou complexos.

5 GNOSIA Conhecimento obtido por meio da elaboração de experiências sensoriais.

6 LINGUAGEM E FALA Código de sons e gráficos que geram comunicação social entre os seres humanos

7 ATENÇÃO Focalização dos canais sensoriais e cognitivos:
Atenção Sensorial Atenção Cognitiva

8 MEMÓRIA Registro das experiências novas e recordação das passadas, ou seja, capacidade de incorporar, armazenar e evocar informações. 1. Aprendizagem = recepção e registro 2. Armazenar = codificar 3. Recordação Memória imediata; memória operacional e memória a longo prazo; 1. Declarativa (nomes, fatos e acontecimentos) 2. Episódica (episódios específicos) 3. Semântica ( acontecimentos gerais) Memória não declarativa – procedimentos motores

9 ENVELHECIMENTO Após os 30 anos há uma queda do SNC
Com o envelhecimento perde-se a massa celular nervosa = atrofia = redução do peso em 10%; Fluxo sanguíneo cerebral diminui cerca de 15 a 20%, ocorre uma dilatação dos ventrículos; Diminui o número de neurônios, especialmente na área do hipocampo; Forma-se placa senil; Há um comprometimento dos neurotransmissores, Lentidão da velocidade da condução nervosa.

10 EFEITOS DAS ALTERAÇÕES
Lentidão de percepção, memória e raciocínio; Sentidos afetados; Reflexão podem diminuir ou sumirem; Diminuição da mobilidade e segurança, Problemas com delírio, demência e perda severa de memória.

11 Sistema Nervoso e Atividade Física
O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

12 Pense em apanhar uma bola. Fácil
Pense em apanhar uma bola. Fácil? Pode parecer, mas para desempenhar este movimento tão simples o cérebro tem que realizar tarefas muito complexas. Para nós parece trivial, mas vejamos qual o plano que tem de ser executado pelo cérebro - A bola é leve ou pesada? De que direção vem a bola e qual a sua velocidade? Ação de coordenação – Como é que coordenamos automaticamente os membros para apanhar a bola e qual a posição mais vantajosa? Execução - O braço movimenta-se para o local exato e os dedos da mão apertam no tempo certo?

13 No extremo inferior da hierarquia, na medula espinhal, centenas de neurônios especializados, os neurônios motores, aumentam a sua frequencia de disparo. Os axônios destes neurônios projetam-se até aos músculos onde estimulam fibras musculares contráteis. As ramificações terminais dos axônios de cada neurônio motor formam junções neuromusculares especializadas, com um número limitado de fibras musculares. Cada potencial de ação gerado num neurônio motor induz a libertação de neurotransmissores dos terminais nervosos e gera um potencial de ação correspondente nas fibras musculares. Este processo leva à libertação de íons Ca2+ de reservatórios intracelulares, localizados no interior de cada fibra muscular, que por sua vez induz a contração das fibras musculares, produzindo força e movimento.

14


Carregar ppt "O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google