A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

2 Competências – Planejar os aplicativos que implementam o serviço de rede; – Planejar e avaliar os serviços de rede de acordo com o contexto.

3 Habilidades – Instalar e configurar os serviços de rede; – Integrar os vários serviços de rede; – Gerenciar e manter os serviços de redes.

4 Ementa – Instalação e configuração de protocolos de rede; – SSH –FTP –DHCP – DNS –Servidor de e-mail –Proxy/Firewall; – Lamp

5 Avaliações – Trabalho Prático em três etapas: –1ª Etapa – SSH, FTP e DHCP –2ª Etapa – DNS e E-mail –3ª Etapa – Firewall e Proxy –Avaliações Escritas

6 Bibliografia Morimoto, Carlos E., Linux – Redes e Servidores, 2a. Edição, 2006 KUROSE, J.F. E ROSS, K.W. Redes de Computadores e a Internet – Uma Nova abordagem, Addison Wesley, São Paulo, 2003.

7 Arpanet, futura Internet em 1969

8 Internet Atualmente

9 Como chegamos à este ponto? Ponto de ruptura: WWW no início dos anos 90 Uso comercial da Internet

10 Diversidade da Internet Centenas de milhões de usuários Milhares de sistemas autônomos Grande gama de aplicações e tipos de tráfego Componentes convivem em disputa: usuários, provedores de acesso, governos, operadores de telecomunicações, fornecedores de conteúdo,... Existe uma grande gama de serviços sendo oferecidos, residindo geralmente em servidores e sendo acessados por máquinas clientes.

11 Cliente/Servidor As aplicações baseadas no modelo cliente-servidor pressupõem a existência de dois processos: o cliente e o servidor. Estes processos cooperam na solução de uma tarefa com as seguintes características: - Cliente e Servidor são processos.e este passava a ser -Cliente é o processo ativo, ou seja, inicia uma comunicação solicitando serviços a um processo servidor. - Servidores são reativos e atendem às requisições dos processos clientes.

12 Cliente/Servidor - Ambos contribuem para o processamento mesmo que com cargas de trabalho diferentes. - A interface com o usuário é feita através do cliente e este também é responsável pelo tratamento da entrada de dados. - Servidores são especializados e não possuem interface com o usuário. - Um número muito grande de clientes para um servidor acarreta gargalo na comunicação. - É responsabilidade do processo cliente localizar o servidor.

13 Cliente/Servidor -Não basta a identificação do computador onde o servidor está sendo executado pois em um mesmo computador pode existir mais de um processo servidor (exemplo: servidor web e servidor de correio em um mesmo computador). -O processo destino também deverá ser identificado de forma que o sistema operacional consiga entregar a mensagem ao processo correto. - Esta entrega só acontece corretamente porque também são usadas portas, para que os serviços sejam identificados unicamente pelo sistema.

14 Cliente/Servidor


Carregar ppt "Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google