A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Pluralidade dos mundos habitados Módulo VII: Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados. Objetivo Geral:

2 Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
Pluralidade dos mundos LE: Questão 55 Todos os globos que circulam no espaço são habitados? “Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se julgam muito fortes e pretendem que só este pequeno globo tenha o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o Universo só para eles.”

3 Roteiro 1 – Fluido cósmico universal (15mar2008);
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Roteiro 1 – Fluido cósmico universal (15mar2008); Roteiro 2 – Elementos gerais do universo: espírito e matéria (22mar2008); Roteiro 3 – Formação dos mundos e dos seres vivos (29mar2008); Roteiro 4 – Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal (5abr2008);

4 Roteiro 5 – Diferentes categorias de mundos habitados (19abr2008);
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Roteiro 5 – Diferentes categorias de mundos habitados (19abr2008); Roteiro 6 – Encarnação nos diferentes mundos (26abr2008); Roteiro 7 – A Terra: mundo de expiação e provas (3mai2008).

5 Fluido cósmico universal
Roteiro 1 Fluido cósmico universal Objetivos Específicos: Explicar o que é fluido cósmico. Esclarecer a respeito do fluido vital.

6 Fonte: http://heliopereiriano.iforums.com.br/viewtopic.php?t=91&.

7 Nossa Galáxia O nosso Sol se encontra bem afastado da maior turbulência no centro, um aglomerado indescritível de estrelas que ninguém sabe explicar. Veja montagem acima. Fonte:

8 A galáxia MS 1512-cB58 é a galáxia mais brilhante que se conhece a tão grande distância. Isto acontece devido a uma feliz circunstância: entre a Terra e a galáxia MS 1512-cB58 existe, a meio caminho de distância (a 7 mil milhões de anos-luz), um enxame massivo de galáxias de nome MS Este enxame funciona como uma lente gravitacional, ampliando a imagem da galáxia que, deste modo, parece 50 vezes mais luminosa. [Galáxia MS 1512-cB58]

9 Ingredientes do Universo
Fonte: Revista SCIENTIFIC  AMERICAN - Brasil - Edição Especial - N° 1, página 45.

10 D E U S - Criação Princípio Inteligente Fluido Cósmico
Princípio Espiritual ou Princípio Inteligente Universal Princípio Material ou Fluido Cósmico Universal Princípio Inteligente Fluido Cósmico O princípio vital ativado é a força motriz dos corpos orgânicos Princípiovital ativado Fluido Vital Matéria e Energia (passivas) Princípio vital inativo ... Ele [o princípio vital] dá vida a todos os seres que o absorvem e o assimilam. (LE: Q.63)

11 Fluido Cósmico Universal
1. Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. São-lhes inerentes as forças que presidiram às metamorfoses da matéria, as leis imutáveis e necessárias que regem o mundo. Allan Kardec: A gênese, cap. 6, item 10.

12 Fluido Cósmico Universal
2. A matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz. Estadeiam: exibem, ostentam. Allan Kardec: A gênese, cap. 6, item 17.

13 Fluido Cósmico Universal
3. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido em matéria tangível Allan Kardec: A gênese, cap. 14, item 2.

14 Fluido Vital ou Princípio Vital
O fluido vital, existente em todos os corpos vivos da Natureza, [...] tem sua fonte no fluido universal. É o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o laço entre o espírito e a matéria. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 65.

15 Atividades 4 Grupos

16 Tarefas dos Grupos Analisar os textos apresentados para cada questão e escolher a alternativa que o grupo considerar como de maior correlação com a questão proposta; Escolher um relator para apresentar um breve resumo do tema abordado na questão proposta e as justificativas da alternativa escolhida; Se necessário, consultar os subsídios do roteiro e/ou as referências indicadas.

17 Conclusões

18 Grupo I Questão proposta
De onde se originam os corpos materiais existentes no Universo?

19 Grupo I Texto selecionado
Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos, chamado fluido, éter ou matéria cósmica primitiva. Nesta substância primordial, encontramos os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade:

20 Grupo II Questão proposta
O fluido cósmico é o princípio elementar do Universo. Ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, e o de materialização ou de ponderabilidade. Sendo assim, é correto afirmar:

21 Grupo II Texto selecionado
O oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são exemplos de gases existentes na atmosfera do nosso planeta. Eles podem ser considerados como fluidos de transição en­tre o fluido cósmico, propriamente dito, e a matéria tangível

22 Grupo III Questão proposta
O fluido que dá vitalidade aos corpos orgânicos tem como fonte o fluido universal. Em decorrência disso, podemos afirmar que:

23 Grupo III Texto selecionado
O oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são exemplos de gases existentes na atmosfera do nosso planeta. Eles podem ser considerados como fluidos de transição en­tre o fluido cósmico, propriamente dito, e a matéria tangível

24 Grupo IV Questão proposta
Os seres orgânicos são os que têm em si uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida. [...]. Os seres inorgânicos são todos os que não possuem vitalidade nem movimentos próprios, e que se formam apenas agregação da matéria. Sendo assim, é correto afirmar que:

25 Grupo IV Texto selecionado
Após a morte do seres orgânicos, a matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos e o princípio vital retorna à massa.

26 Mensagem Final ... “[..] O fluido cósmico ou plasma divino é força em que todos vivemos [...]. Corroborando com a afirmação de Paulo (Atos, 17:28), que “em Deus nos movemos e existimos”. André Luiz. Evolução em dois mundos. Final do capítulo 1.

27 Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Alunos do ESDE
Ano 2008

28 INDICADORES DE DESEMPENHO
Assiduidade Pontualidade Interatividade Evasão

29 Modelo de Ficha de Acompanhamento por Aula - Parte 1
NOME BIM_1A A P I E João X Maria Alfredo Sebastião Helena A = assiduidade I = interatividade P = pontualidade E = evasão

30 Ficha de Acompanhamento por Aula - Parte 2
NOME COMENTÁRIOS - BIMESTRE 1 - PRIMEIRA PARTE (BIM_1A) João Retraído. Maria Muito interessada. Demonstra bom domínio da Doutrina. Alfredo Cordial. Sebastião Demonstra vontade em aprender. Helena Retraída.

31 Exemplo de Resultados de um Aluno
COMENTÁRIOS B1 Participativa. Sem informações B2 B3 Bastante motivada para o debate. B4 Participação enriquecedora.

32 Exemplo de Resultados de uma Turma
DESEMPENHO BIMESTRE_1 BIMESTRE_2 BIMESTRE_3 BIMESTRE_4 MÉDIA ALUNOS ÍNDICE EVASÃO MÉDIA DA TURMA A P I E 55 66 51 100 52 48 90 53 69 58 29 61 62 7 76


Carregar ppt "Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google