A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. M.Sc. Yáskara Menescal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. M.Sc. Yáskara Menescal"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. M.Sc. Yáskara Menescal yaskaramenescal@ufersa.edu.br
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS Informática Aplicada Profa. M.Sc. Yáskara Menescal

2 Quem sou eu? Yáskara Menescal Fernandes
Graduação: Bacharel em Ciência da Computação - UERN Mestrado: Engenharia Elétrica – UFCG Ênfase em Engenharia da Computação Docência (desde 2005) Disciplinas: Linguagem de Programação Programação para Internet Introdução à Informática Informática na Educação-Pedagogia Banco de Dados Modedelagem de Dados Sistemas Operacioanais Redes de computadores Aplicativos de Redes Sistemas Multimídia

3 Quem são vocês? Nomes? Perfil? Interesses? Expectativas? Sugestões?

4 Objetivos da Disciplina
Fornecer uma visão geral de informática; Introduzir conceitos básicos de informática; Fornecer elementos para operação de aplicativos de processamento de texto e planilhas eletrônicas; Prover noções de construção de algoritmos e linguagem de programação;

5 Ementa Conceitos básicos Uso do sistema operacional;
Utilização de planilhas eletrônicas; Introdução à programação; Fundamentos de algoritmos e sua representação; Programação em linguagem de alto nível; Desenvolvimento, codificação e depuração de programas; Desenvolvimento de programas em linguagem estruturada.

6 Conteúdo Programático
INTRODUÇÃO Apresentação de alunos e professores; Apresentação de plano de curso; Metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação; A disciplina no curriculum e integração com outras disciplinas.

7 Conteúdo Programático
II SISTEMAS OPERACIONAIS E AMBIENTE DE TRABALHO COM INTERFACE GRÁFICA Funções de um sistema operacional; Fundamentos do sistema operacional; Vantagens de um sistema operacional gráfico; Características dos sistemas operacionais de rede; Noções de alocação de recursos; Princípios de gerenciamento de memória; Funções dos programas utilitários.

8 Conteúdo Programático
III UTILIZAÇÃO DE EDITORES DE TEXTO Abertura de arquivos e movimentação pelo texto; Formatação de caracteres e parágrafos; Configuração de páginas e definição de margens; Cabeçalho e rodapés; Configuração e impressão de texto; Utilização de tabelas; Índice analítico; Sistema de mala direta; Correção gramatical e outras ferramentas.

9 Conteúdo Programático
IV UTILIZAÇÃO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS Pastas de trabalho e planilhas; Formatação e edição de planilhas; Trabalho com fórmulas; Usando funções da planilha eletrônica; Operações com gráficos; Impressão e visualização de planilhas.

10 Conteúdo Programático
V NOÇÕES DE ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Conceito de algoritmo; Estrutura e construção de algoritmos; Resolvendo problemas com algoritmos; Níveis de linguagem de programação; Fase de desenvolvimento de um programa; Linguagem de programação.

11 Conteúdo Programático
VI LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO conceito de linguagem de programação; definições e categorias linguagem de baixo nível linguagem de nível intermediário linguagem de alto nível

12 VII DESENVOLVIMENTO, CODIFICAÇÃO E DEPURAÇÃO DE PROGRAMAS
Estrutura de um programa em linguagem estruturada; entrada e saida de dados; estrutura sequencial; estruturas de controle; compilação; depuração.

13 Aulas práticas no laboratório; Estudos individuais e em grupo;
Metodologia de Ensino Aulas expositivas; Aulas práticas no laboratório; Estudos individuais e em grupo; Resolução de exercícios

14 Avaliação Assiduidade às aulas; Participação do aluno no desenvolvimento das aulas; Provas escritas; Participação/desempenho do aluno em trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.

15 Avaliação O número de avaliações será de no mínimo 3 (três) em cada disciplina cursada. Será aprovado na disciplina o aluno que obtiver Média Parcial (MP) igual ou maior que 7,0 (sete vírgula zero) ou Média Final (MF) igual ou maior que 5,0 (cinco vírgula zero).

16 Avaliação Para cálculo da MP usa-se a seguinte fórmula:
MP = (2 x A1 + 3 x A2 + 4 x A3) / 9 onde A1, A2 e A3 são as notas da primeira, segunda e terceira avaliações respectivamente.

17 Avaliação O aluno que obtiver a Média Parcial (MP) igual ou superior a 3,5 (três vírgula cinco) e inferior a 7,0 (sete vírgula zero), se submeterá a uma prova final (PF), em caráter cumulativo e terá sua média final (MF) calculada de acordo com a seguinte fórmula: MF = (7 x MP + 3 x PF) / 10 onde MF e PF são a Média Final e Prova Final respectivamente.

18 Avaliação Todos os aluno terão direito a fazer a reposição de uma, e somente uma, avaliação, independente de haver faltado. O conteúdo da avaliação de reposição será: No caso de falta do aluno, o conteúdo da unidade que faltou à avaliação; No caso de não haver faltado e optar por fazer a reposição, o aluno deverá escolher qual das unidades deseja repor. A nota que prevalecerá será a maior nota.

19 1 avaliação: 2 avaliação 3 avaliação Avaliações
Exercícios práticos (Calc) Prova 2 avaliação Lista de exercício 3 avaliação

20 Referências Introdução à Informática, H. L. Capron e J. A. Johnson

21 Referências Algoritmos e Programação - Teoria e Prática Marco Medina

22 Referências Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores Manzano, José Augusto N. G. / Oliveira, Jayr F. de


Carregar ppt "Profa. M.Sc. Yáskara Menescal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google