A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Engenharia de Petróleo Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues UFERSA/DCATPETROBRAS/UN-RNCE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Engenharia de Petróleo Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues UFERSA/DCATPETROBRAS/UN-RNCE."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Engenharia de Petróleo Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues UFERSA/DCATPETROBRAS/UN-RNCE

2 O que é petróleo? (Fonte: sítio da Unicamp) Substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, composta por hidrocarbonetos diversos; Admite-se que sua origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Admite-se que sua origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.

3 O que é petróleo? Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.

4 O que é petróleo? Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como se forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, capas, e petróleo e água nas mais baixas.

5 E onde trabalha o Engenheiro de Petróleo?

6 Exploração e Produção (Upstream) A reconstrução da história geológica de uma área, através da observação de rochas e formações rochosas, determina a probabilidade da ocorrência de rochas reservatório. A utilização de medições gravimétricas, magnéticas e sísmicas, permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composições do subsolo. A definição do local com maior probabilidade de um acúmulo de óleo e gás é baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofísica e a Geoquímica, destacando-se a área de Geo- Engenharia de Reservatórios.

7 Exploração e Produção (Upstream) Engenharia de Poço

8 Exploração e Produção (Upstream) Engenharia de Poço

9 Exploração e Produção (Upstream) Sondagem

10 Sondagem

11 Elevação e escoamento

12 Exploração e Produção (Upstream) Unidade flutuante de operação, processamento e armazenamento

13 Transporte Pelo fato dos campos petrolíferos não serem localizados, necessariamente, próximos dos terminais e refinarias de óleo e gás, é necessário o transporte da produção através de embarcações, caminhões, vagões, ou tubulações (oleodutos e gasodutos).

14 Transporte

15 Transporte

16 UN-RNCE

17 Refino Apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos produzidos, ocorrer em estações ou na própria unidade de produção, é necessário o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatório, para a obtenção dos componentes que serão utilizados nas mais diversas aplicações (combustíveis, lubrificantes, plásticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc..).

18 Refino As técnicas mais utilizadas de refino são: –destilação, –destilação, –craqueamento térmico, –alquilação e –craqueamento catalítico.

19 Refino

20 Refino

21 Distribuição Os produtos finais das estações e refinarias (gás natural, gás residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resíduos pesados e outros destilados) são comercializados com as distribuidoras, que se incumbirão de oferecê-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final.

22 Distribuição

23 Distribuição Em 2003: –14 refinarias –67 terminais (940 tanques) –67 terminais (940 tanques) –10,5 MM m 3 de capacidade instalada Em 2015: –Muito mais.

24 Na UFERSA Curso em discussão. Prós: –Expansão dos blocos marginais, concorrentes e parceiros da Petrobras; –Possível esvaziamento dos campos para operacionalização do Pólo Pré-Sal; –Crescimento de toda a cadeia produtiva, novas refinarias, dificuldades de produção, manutenção do sistema atual de concessões;

25 Na UFERSA Prós: –Novo Marco Regulatório, se aprovado, traz a impossibilidade de aquisição (pelas empresas gigantes) de novos blocos com produção inferior a 1000 barris por dia; –Carência nacional pelo perfil.

26 Na UFERSA Contras: –Alta especificidade da formação; –Cenário indefinido a curto prazo; –Petrobras atualmente forma seus próprios profissionais na UP; Desafios: –Professores a serem captados em vários departamentos e no mercado; –Laboratórios – CTPET (possibilidades);

27 OBRIGADO!


Carregar ppt "Curso de Engenharia de Petróleo Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues UFERSA/DCATPETROBRAS/UN-RNCE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google