A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011."— Transcrição da apresentação:

1 OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011

2 Roteiro Introdução Utilização Exemplo de Programa
Nomes das Funções/Métodos Bibliotecas Máquina de Estados Linhas, Pontos e Polígonos Transformações Geométricas

3 Introdução OpenGL Biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, 2D e 3D (interface para hardware gráfico) API (Application Programming Interface) padrão para desenvolvimento de aplicações gráficas 3D em tempo real Portável Rápida Grande qualidade visual, dá suporte para: Mapeamento de textura Iluminação Transparência Animação Outros efeitos especiais

4 Introdução OpenGL Aproximadamente 250 comandos e funções
200 comandos do core OpenGL 50 comandos da GLU (OpenGL Utility Library) Programas são baseados em OpenGL ou são aplicações OpenGL (escritos em alguma linguagem de programação que faz chamadas a uma ou mais bibliotecas OpenGL)

5 Introdução OpenGL Ao invés de descrever a cena e como ela deve parecer, é preciso apenas determinar os passos necessários para alcançar uma certa aparência ou efeito Por ser portável, OpenGL não possui funções para gerenciamento de janelas, interação com o usuário ou arquivos de entrada/saída A palavra pipeline é usada para descrever um processo que pode ter dois ou mais passos distintos

6 Pipeline OpenGL

7 Utilização OpenGL segue a convenção de chamada de C, e foi escrita em C Existem muitas implementações desta biblioteca Para Windows e Linux Para C/C++, Java, C#, Python, Delphi, ... Para cada implementação são fornecidas as bibliotecas necessárias Por exemplo, para C/C++ no ambiente Windows Bibliotecas opengl32.lib (OpenGL) e glu32.lib (GLU), arquivos .h earquivos dll Por exemplo, a JOGL para Java no ambiente Windows Bibliotecas gluegen-rt.jar e jogl.jar e arquivos dll

8 Utilização Uma biblioteca auxiliar GLUT (GL Utility Toolkit) também é muito utilizada para integrar OpenGL com outras linguagens de programação. Tarefas realizadas pela GLUT: Criar e gerenciar janelas da aplicação OpenGL. Criar e gerenciar menus nas janelas. Desenhar objetos OpenGL como esferas e cilindros. Desenhas textos. Tratar eventos de teclado, mouse e joystick. Ativar o desenho de objetos em OpenGL. Existem versões padronizadas da GLUT para DOS, Windows, Linux, MasOS e para a maioria das plataformas UNIX. Para utilizar a GLUT em um programa é necessário incluir: o arquivo de cabeçalho glut.h, a biblioteca glut32.lib, mais a dll glut32.dll.

9 Exemplos de Funções GLUT
void glutInitWindowPosition (int x, int y) Define a posição inicial da janela. int glutCreateWindow (char *string) Cria uma nova janela. void glutReshapeFunc (AlteraTamanhoJanela) Define que a função AlteraTamanhoJanela será a responsável por tratar o evento referente ao redimensionamento da janela. void glutMouseFunc (GerenciaMouse) Define que a função GerenciaMouse será a responsável por tratar os eventos do mouse. void glutKeyboardFunc (Teclado) Define que a função Teclado será a responsável por tratar os eventos do teclado.

10 Exemplo de um programa Estrutura básica de uma aplicação interativa
Configura e abre uma janela (glutCreateWindow) Criação de um objeto que irá gerenciar os eventos (glutMainLoop) Cria uma classe responsável pelo rendering e pelo gerenciamento dos eventos de teclado (no exemplo, Desenha e Teclado)

11 Exemplo: // Função callback responsável pelo rendering void Desenha(void) { glClearColor(1,1,1,0); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glColor3f(0,0,1); glBegin(GL_TRIANGLES); glVertex3f(-0.5,-0.5,0); glVertex3f( 0.0, 0.5,0); glVertex3f( 0.5,-0.5,0); glEnd(); glFlush(); } Especifica a cor de fundo como branca. Limpa a janela de visualização com a cor especificada. Define a cor de desenho como azul. Desenha um triângulo com a cor corrente, nos vértices especificados entre glBegin() e glEnd(). Faz com que qualquer comando OpenGL não executado seja executado. 

12 Exemplo: ... // Função callback chamada para gerenciar eventos de teclas void Teclado (unsigned char key, int x, int y) { if (key == 27) exit(0); } Abandona a execução do programa se o usuário pressionar ESC.

13 Exemplo: ... // Programa Principal int main(void) {
glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(500,500); glutCreateWindow("Desenho de um triângulo em 2D"); ... Define do modo de operação da GLUT. Especifica o tamanho inicial em pixels da janela GLUT. Cria a janela passando como argumento o título da mesma.

14 Exemplo: ... glutDisplayFunc(Desenha); glutKeyboardFunc (Teclado);
glutMainLoop(); return 0; } Registra a função callback de redesenho da janela de visualização.  Registra a função callback para tratamento das teclas ASCII.  Inicia o processamento e aguarda interações do usuário. 

15 Nomes das funções/métodos

16 Nomes das funções/métodos
Formato do nome das funções: <PrefixoBiblioteca><ComandoRaiz><ContArgsOpcional><TipoArgsOpcional> Exemplos: glColor3i: recebe três valores inteiros glColor3d: recebe três valores double glColor4i: recebe quatro valores (RGB e a-transparência) glutSolidCube(float size) : função da biblioteca glut que recebe um argumento como entrada (tamanho do cubo) gluLookAt: função da biblioteca glu que recebe nove argumentos como entrada

17 OpenGL – Máquina de Estados
OpenGL é uma máquina de estados É possível colocá-la em vários estados, ou modos, que não são alterados, a menos que uma função seja chamada para isto Por exemplo, a cor corrente é uma variável de estado que pode ser “setada” para branco, de tal maneira que todos os objetos, então, são desenhados com a cor branca, até o momento em que é atribuído outro valor para a cor corrente

18 OpenGL – Máquina de Estados
OpenGL mantém uma série de variáveis de estado Cor Estilo (ou padrão) de uma linha Posições e características das luzes Propriedades do material dos objetos `Muitas variáveis de estado referem-se a modos que podem ser habilitados ou desabilitados com os comandos: glEnable() glDisable()

19 OpenGL – Máquina de Estados
Também é possível salvar e restaurar um conjunto de variáveis de estado em uma pilha usando as seguintes funções void glPushAttrib(GLbitfield mask) void glPopAttrib (void) Exemplo: glPushAttrib(GL_LINE_BIT); // Empilha atributo (espessura da linha - default é 1) glPushAttrib(GL_CURRENT_BIT); // Empilha atributo (cor) glColor3f(0.0f, 0.0f, 1.0f); // Especifica a cor azul glLineWidth(5); // Especifica a espessura da linha // Desenha .... glPopAttrib(); // Desempilha atributo (cor) glPopAttrib(); // Desempilha atributo (espessura da linha)

20 Primitivas geométricas:
Objetos e cenas criados com OpenGL consistem em simples e pequenos shapes (ou primitivas, tais como pontos, linhas e polígonos) combinados de várias maneiras OpenGL fornece ferramentas para desenhar pontos, linhas, "polilinhas" e polígonos, que são formados por um ou mais vértices Lista de vértices: glBegin() glVertex2i() // ou, por exemplo, glVertex3f() .... glEnd()

21 Primitivas geométricas:
O argumento passado para glBegin() determina qual objeto será desenhado: GL_POINTS GL_LINES GL_LINE_LOOP GL_POLYGON GL_TRIANGLES GL_QUAD

22

23

24

25 Referências: WOO, Mason; NEIDER, Jackie; DAVIS, Tom;SHREINER, Dave. OpenGL Programming Guide:the official guide to learning OpenGL, version 1.2.3rd ed. Reading, Massachusetts: Addison Wesley, p. WRIGHT, Richard S. Jr.; SWEET, Michael. OpenGL SuperBible. 2nd ed. Indianapolis, Indiana: Waite Group Press, p.

26 Clique para adicionar texto


Carregar ppt "OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google