A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de ação para implantação da RIPSA no Estado BAHIA Dezembro, 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de ação para implantação da RIPSA no Estado BAHIA Dezembro, 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de ação para implantação da RIPSA no Estado BAHIA Dezembro, 2007

2 SES - Bahia Lorene Pinto Márcia Mazzei Alcina Andrade Anna Cristina Almeida Enio Soares Cícera Borges – SES Ceará Zenira Martins – SES Piauí Antonio Tadeu - IBGE

3 RIPSA Bahia Qual a relevância da implementação da RIPSA em seu Estado? Aprimorar o uso da informação, como instrumento de Gestão; Potencializar o trabalho já desenvolvido pela Saúde com outros órgãos; Fortalecer a área de Informática; Construir um espaço de reflexão sobre os dados e informações em saúde, envolvendo vários setores organizados em Rede.

4 RIPSA Bahia De acordo com a realidade em seu Estado quais objetivos a RIPSA no Estado deve perseguir? Melhorar o conhecimento sobre as desigualdades existentes no território do Estado; Melhorar a qualidade da informação; Instituir formas de disseminação sistemática das informações produzidas; Propor e desenvolver estudos e pesquisas.

5 RIPSA Bahia Que os produtos da Rede sirvam para definir prioridades, subsidiar o planejamento, monitorar as intervenções e avaliar o impacto; Minimizar os efeitos da fragmentação.

6 RIPSA Bahia As premissas apresentadas já estão contempladas no seu Estado? As premissas (a), (b), ( c) e (f) estão atendidas. Para a premissa (d) será necessário a construção de um Plano Diretor de Informação e Informática. A premissa (e) está parcialmente atendida, mas é necessário institucionalizar a construção de consensos, com a implantação da RIPSA.

7 RIPSA Bahia Quais os potenciais componentes da OTI RIPSA Bahia? SESAB – diversos setores IBGE SEI – SEPLAN DATASUS Universidades: Federal e Estadual DETRAN - SAEB DPT - SSP COSEMS SEMARH FIOCRUZ ANS ANVISA

8 RIPSA Bahia Qual a experiência em trabalhos colaborativos? Temos experiências em colaboração com diversos órgãos, mas sem espaço para o consenso.

9 RIPSA Bahia Como propõe o funcionamento da RIPSA em seu Estado? Funcionamento em Rede, construindo consensos, nos moldes da RIPSA nacional, com Comitês Temáticos, Secretaria Técnica e Oficina Interagencial

10 RIPSA Bahia Quais produtos devem ser priorizados em seu Estado? IDB; Analise da Situação de Saúde com Avaliação de Tendências; Monitoramento do PPA e do PES; Site para disponibilizar informações e produtos; Diagnóstico dos Sistemas de Informação em Saúde.

11 RIPSA Bahia Desdobramentos a serem desenvolvidos para implementação da RIPSA Bahia De março a junho/2008 1.Reunião interna na SESAB; Discussão dos relatórios das Oficinas, apresentar a proposta e definir o grupo condutor interno (+ SEI, IBGE, Universidade, COSEMS = Secretária Técnica)

12 RIPSA Bahia Desdobramentos a serem desenvolvidos para implementação da RIPSA 2.Convidar os potenciais parceiros, apresentar a proposta e ouvi-los sobre a participação de cada um; 3.Elaborar proposta para aprovação na CIB e CES; De março a junho/2008

13 RIPSA Bahia Desdobramentos a serem desenvolvidos para implementação da RIPSA 4.Elaborar Plano Operacional de Produtos (POP) 5.Convocar a 1ª. OTI – discutir a operacionalização do POP De julho a dezembro/2008

14 RIPSA Bahia Contatos DIS: (71) 3116-4600 sesab.dis@saude.ba.gov.br


Carregar ppt "Estratégias de ação para implantação da RIPSA no Estado BAHIA Dezembro, 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google