Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
Disciplina: Escola como Espaço Político Pedagógico 3º período Prof.ª Helen Ferreira Outubro/2011
2
Educação Primitiva Educação primitiva – voltada para prática, marcada pelos ritos de iniciação, educação para sobrevivência. “A educação primitiva, solidária e espontânea, vai sendo substituída pelo temor e pelo terror.” (pág. 23)
3
Esparta – culto ao corpo, ser forte, ter êxito nas batalhas.
Educação na Grécia Sua posição geográfica facilitava o comércio entre Oriente e Ocidente, por isso serviu de berço da cultura, da civilização e da educação ocidental. Esparta – culto ao corpo, ser forte, ter êxito nas batalhas. Atenas – luta pela liberdade, ser racional, falar bem, argumentar e defender seus direitos.
4
Educação Romana Não valorização do trabalho manual, os escravos não tinham nenhuma instrução, era deles a obrigação de produção material para as elites. Haviam mais escravos em Roma que na Grécia. Educação também era utilitária e militarista. O pai tinha total direito sobre o filho, sobre a esposa, o escravo e a propriedade.
5
Educação Medieval # Começa a decadência do Império Romana,
# Limite da Influência da cultura grego-romana, # Crescimento a Igreja Cristã, # Cristo como um bom educador (dupla) linguagem: popular e erudita. Não havia nenhuma preocupação com educ. física, para eles o corpo era pecaminoso. O corpo tinha que sujeitado e dominado.
6
Educação Renascentista
O renascimento surge na Itália, século XIV, retornando a cultura grego-romana, a cultura clássica. Período de transição do feudalismo para o capitalismo. Começa a valorização da humanidade. # Época das grandes navegações, # Arte da guerra pelo uso da pólvora, #Substituição dos processos mecânicos por métodos mais agradáveis.
7
Pensamento Pedagógico Moderno
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.