A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1."— Transcrição da apresentação:

1 Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1

2 Visão Geral do Instituto de Soldadura e Qualidade
Data da visita: Local: Porto Salvo, Portugal A apresentação da organização foi realizada pelo Sr. Joaquim Guedelha, Diretor de Laboratórios e o Sr. José Medina, Chefe de Departamentos.

3 ISQ Entidade privada sem fins lucrativos Inaugurada em 1965
Faturamento anual de 76 milhões de euros Atua em 20 países e em 4 continentes Possui 750 colaboradores em Portugal e 212 nos demais países Suas principais áreas de atuação são a inspeção técnica, a calibração e ensaio, a pesquisa e o desenvolvimento, e a formação de pessoal

4 ISQ Brasil As áreas de atuação do ISQ BRASIL são:
Endoscopia Industrial e Inspeção Correntes Parasitas Ensaios Convencionais (Ultra-Som, Partícula Magnética, Líquido Penetrante, Medição de espessura, Inspeção Visual) Avaliação de Vida Residual Inspeção de Equipamentos para Atendimento aos Requisitos da NR-13.

5 Instituto de Soldadura e Qualidade
O termo soldadura no nome do ISQ é derivado do fato da Instituição iniciar suas atividades na área da soldagem, o que atualmente lhe confere a autorização da Federação Européia de Soldadura e Instituto Internacional de Soldadura (EWF/IIW) para a qualificação de pessoal competente na área da Soldadura, com reconhecimento internacional.

6 Instituto de Soldadura e Qualidade
Possui 21 laboratórios acreditados (NP EN ISO/IEC que atuam nas áreas química e ambiente, metrologia, elétrica e materiais, e que realizaram calibrações em 2008. De acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17024, o ISQ é Organismo de Certificação de Pessoas (Soldadores e Operadores de Soldadura). Organismo Notificado n.º 0028 – Diretivas Europeias, para Elevadores, Máquinas e Equipamento de Pressão/Equipamento para Transporte de Mercadorias Perigosas.

7 ISQ na Metrologia Legal
Inciou as atividades em Metrologia Legal em 1994 como OVM de Analisadores de Gases e Opacímetros. ISQ atua com base na acreditação e na delegação de competência, que é renovada pelo IPQ a cada 3 anos. Possui 98 funcionários atuando nos serviços referentes à metrologia legal, distribuídos em nove Organismos de Verificação Metrológica (OVM) e que realizaram 7800 verificações em instrumentos de medição em 2008.

8 ISQ na Metrologia Legal (OVM)
medidores de intensidade sonora** (P. 977/2009) medidores de gás** (P. 34/2007) analisadores de gases (P. 20/2007) opacímetros (P. 797/97) termógrafos para produtos perecíveis (P.1150/97) sistemas de medição e abastecimento de GLP (P.19/2009) sistemas de força de máquinas de ensaios mecânicos ( P.1540/2007) medidores de comprimento (P.22/2007) medidores de massa continua (P.57/2007)

9 ISQ na Metrologia Legal (SCM)
Atua como SCM em 26 municípios (12 no Algarve e 14 no Norte): Instrumentos de pesagem não automática (P. 225/1985 e 1322/1995) Contadores de tempo de bilhar e tênis de mesa (P. 978/2009) Pesos padrão** (P.100/1986) Dos serviços de verificação metrológica, o ISQ recolhe 20% da taxa cobrada para o IPQ.

10 Pontos para reflexão O ISQ conta com elevada especialização, know-how e notoriedade nas áreas em que atua, e seus técnicos e peritos atuam como instrutores de pessoal. Aposta na permanente inovação através da coordenação e implementação de projetos nacionais e internacionais de P&D no âmbito da valorização de pessoas.

11 Pontos para reflexão O palestrante comentou sobre os possíveis benefícios para o Estado em conceder, à entidades privadas, a prestação dos serviços de verificação metrológica: - maior eficiência dos entes privados na prestação dos serviços; - o Estado pode ser mais exigente com o OVM do que com ele próprio; - o estado acaba por arrecadar uma receita maior, uma vez que em muitos casos as despesas para a prestação de serviço são superiores a taxa paga.


Carregar ppt "Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google