A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oceania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oceania."— Transcrição da apresentação:

1 Oceania

2

3 A formação deste continente se deu através de erupções vulcânicas há milhões de anos.

4

5 A lava do vulcão ao entrar em contato com a água ou o ar da atmosfera irá se resfriar e, com isso, endurecer (solidificar) formando novas rochas (rochas vulcânicas).

6 A Oceania foi o último continente a ser colonizado pelos europeus (Novíssimo Mundo). Assim como foi na África e na América, quando os europeus (principalmente os ingleses) chegaram à Oceania, ela era habitada diversas tribos nativas. Uma das principais eram os Aborígenes, que viviam na Austrália. Essas tribos também foram dizimadas com a colonização, existindo poucos habitantes delas hoje em dia.

7

8 Heranças culturais

9 Oceania, sem dúvida, é o nome adequado para uma região repleta de ilhas, em que a presença do mar tem determinado o modo de vida de seus habitantes. Você sabia? Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas localizadas no Oceano Pacífico, entre as quais se destaca a Austrália, que, por seu tamanho, é considerada, ao mesmo tempo, a maior ilha do mundo e o menor dos continentes. Um vasto mundo de contrastes, onde Austrália e Nova Zelândia, são considerados os únicos países desenvolvidos do hemisfério sul, convivem com inúmeras pequenas ilhas subdesenvolvidas, por conta da exploração colonialista, que só “terminou”, nas últimas décadas do século XX.

10 Na sua quase totalidade, esses países são formados por pequenas ilhas do Oceano Pacífico, agrupadas em três conjuntos regionais: Melanésia: ilha dos negros (povos nativos); Micronésia: pequenas ilhas ao norte da Austrália; Polinésia: várias ilhas a leste da Austrália. A economia das pequenas ilhas da Oceania é baseada na pesca, agricultura de subsistência e ultimamente o turismo. Austrália e Nova Zelândia, em geral, seguem o modelo europeu de economia, produção agropecuária com o uso intenso de tecnologia, além da extração mineral e produção industrial.

11 Por ser um continente quase isolado e com características de clima e vegetação diferentes, possui uma fauna muito rica. CANGURUS

12

13

14

15 Diabo da Tasmânia

16

17

18 Lobo ou Tigre da Tasmânia

19 KOALAS

20 DINGO Pertence à mesma família do cão doméstico, porém é selvagem.

21 CACATUAS

22 ORNITORRINCO

23 É o único mamífero que põe ovos;
Possui um bico parecido com o do pato; Possui pêlos; Possui rabo parecido com o do castor; Possui pés de pato, mas com garras; Possui um ferrão venenoso nas patas; É carnívoro; Vive tanto na água quanto na terra.

24 KOWARI

25 Vegetação: desertos na região central da Austrália

26 Tem o predomínio de climas quentes, tropical e equatorial, com temperaturas elevadas

27 As savanas e as estepes dominam as áreas de clima tropical e semi-árido

28 Vegetação: Florestas Tropicais nas ilhas
No sudeste da Austrália e na ilha da Tasmânia, situa-se a floresta subtropical, cuja espécie predominante é o eucalipto gigante, com mais de 50m de altura.

29

30

31 A Oceania é um continente pouco populoso e povoado, devido (3 hab
A Oceania é um continente pouco populoso e povoado, devido (3 hab./km²-2000). Em parte devido as aspectos naturais ( como o clima), sua população distribui-se de forma irregular pelo território . Em algumas ilhas e em trechos dos litorais da Austrália (Sydney e Melbourne) e da Nova Zelândia (ilha do norte), encontram-se altas densidades demográficas (300 a 350 hab./km²). Nas áreas desérticas da parte central da Austrália, o número de habitantes é muito reduzido menos 1 hab/ km²

32 Austrália

33

34 Austrália possui uma área de 7. 682
Austrália possui uma área de km², com uma população de 21,3 milhões de habitantes. O país se destaca nos recursos minerais como carvão, ouro, alumínio. Na agricultura produzem cana, fruticultura e criação de ovinos e bovinos. As taxas de natalidade ( 13%.) e mortalidade(8%.) fazem com que o crescimento da População seja lento e tenha uma população idosa elevada: 29% com mais de 45 anos. É um país altamente urbanizado, com 85% da população urbana. Ex: Sidney 4,5 milhòes de hab

35 Nova Zelândia

36 Nova Zelândia possui uma população de 4.100.000 habE em uma área
de km². É formada por duas ilhas ilhas separadas pelo estreirto de Cook. Apresenta excelente IDH 0,936 e se destaca na produção de trigo, cevada, batata e sua principal renda vem da exportação de produtos alimentícios.

37


Carregar ppt "Oceania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google