A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

2 2ª AULA: EGITO EGITO, UM PRESENTE DO NILO. EGITO, UM PRESENTE DO NILO?

3 A CIVILIZAÇÃO DO NILO Como ocorre até hoje, chovia pouco no vale do Nilo. O forte calor durante o dia , o frio à noite e o ar muito seco poderiam tornar impossível a vida agrícola.

4 O milagre da sobrevivência humana deveu-se às cheias do rio Nilo e ao esforço coletivo do povo que ali viveu.

5 Sem o rio Nilo o Egito seria?
( ) uma planície ( ) um lago ( ) um deserto Será que realmente o “Egito é uma dádiva do Nilo”?

6 As cheias regulares do rio Nilo, a abertura de canais de irrigação e a construção de reservatórios de água possibilitaram a vida no Egito.

7 Os egípcios acreditavam ter recebido dos deuses os conhecimentos e as técnicas da civilização.
Sua religião era politeísta. Entre as inúmeras divindades estavam: Rá ou Amon-Rá, Hórus, Osíris, Ísis e Anúbis. Consideravam o faraó como a encarnação do deus Hórus.

8 Conhecemos muito sobre a vida do Egito Antigo graças às informações escritas em papiro e nas paredes de seus túmulos e monumentos. Escrita hieroglífica

9 O faraó era a autoridade máxima do Antigo Egito
O faraó era a autoridade máxima do Antigo Egito. Acreditava-se que ele era a encarnação do deus Hórus, filho do deus Osíris e protegido do deus Rá: um deus na Terra, o “senhor de todos os homens e dono de todas as terras”. O Estado egípcio era, portanto, uma monarquia teocrática.

10 Distribuição da sociedade egípcia

11 A maioria da população era composta pelos camponeses
A maioria da população era composta pelos camponeses. Apesar de não possuírem nenhum prestígio social, o seu trabalho sustentava a sociedade egípcia e o poder do faraó. Não eram donos das terras e nem do que produziam: a sua produção pertencia ao faraó, aos sacerdotes e aos altos funcionários.

12 Os camponeses só ficavam com uma pequena parte dos produtos colhidos
Os camponeses só ficavam com uma pequena parte dos produtos colhidos. Eram ainda convocados para prestar serviços ao Estado nas grandes construções e obras públicas.

13 Os ofícios e os cargos eram geralmente hereditários, o que tornava muito difícil a ascensão social. Apenas aqueles que pertenciam a elite tinham poder e riqueza.

14 O ofício de escriba dava prestígio e chance de ascensão social.
O escriba estava livre do trabalho braçal e era muito bem recompensado com terras, mantimentos etc. O escriba era responsável pela contabilidade dos templos, dos palácios e das aldeias e registrava também os grandes acontecimentos do reino.

15 Todas as artes egípcias tinham finalidade religiosa
Todas as artes egípcias tinham finalidade religiosa. Para exaltar a divindade do faraó, foram construídas obras grandiosas. As pedras preciosas, a madeira e os artigos de luxo usados nas obras vinham de fora do Egito.

16 Os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte
Os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte. De acordo com sua crença, o morto era julgado pelos deuses no tribunal de Osíris. Se fosse absolvido, poderia renascer, desde que seu corpo estivesse conservado.

17 Para o renascer dos mortos os egípcios desenvolveram a prática da mumificação dos cadáveres.
Após a mumificação o cadáver era guardado no túmulo junto com seus pertences pessoais. As pessoas comuns também podiam ser mumificadas desde que tivessem recursos para pagar o mumificador. MÚMIA DE UMA RAINHA EGIPCIA

18 Os médicos egípcios eram cuidadosos na observação dos pacientes, sabendo distinguir diversos males, como tétano, cólera, pneumonia, varíola e hanseníase. Curavam muitas doenças e ferimentos, graças a seus conhecimentos sobre ervas curativas, práticas de higiene e de alimentação sadia. Realizavam amputações e outras cirurgias, chegando a fazer operações cranianas.

19 Ao lado dos mortos das camadas privilegiadas era colocado o “Livro dos Mortos”, que ensinava as regras de comportamento na vida além-túmulo e diante de Osíris. A prática da mumificação contribuiu para o desenvolvimento da medicina.

20 Os faraós construíram para si e sua família túmulos magníficos, como as pirâmides, que levavam muitos anos para ficarem prontas. Mas também existiram outros tipos de túmulo, como os escavados em rochas.

21 FIM Isis, Osiris, hórus e Set


Carregar ppt "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google