A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA
1º Trimestre Daniela Benaion Barroso

2 A formação da Terra

3 Pense nisto: A imagem que abre o capítulo é uma representação do hipotético cenário da Terra primitiva. Que características da Terra primitiva você consegue inferir a partir desta ilustração? Quais as características da Terra primitivas parecem favoráveis ao surgimento da vida? E quais características parecem desfavoráveis? Supondo que os elementos desfavoráveis à vida, apontados na resposta anterior, houvessem desaparecido, quais outros elementos seriam necessários para o estabelecimento da vida, além dos citados na resposta à questão 2? Nesse contexto, como você imagina que seriam os primeiros seres vivos que surgiram? Haveria as mesmas formas de vida que temos atualmente?

4 Primeiras ideias sobre a origem da vida
Receita para gerar ratos, segundo Van Helmont: “misturar uma roupa suja de mulher com germe de trigo e esperar vinte e um dias para obter ratos”. ABIOGÊNESE ou GERAÇÃO ESPONTÂNEA: A vida a partir da matéria não viva. Até fins do século XIX. Baseada nas ideias de Aristóteles. Teve como defensores Van Helmont (Von Helmont) e John Needham.

5 Francesco Redi ( ) 1668 Início da contestação da abiogênese.

6 Biogênese X Abiogênese
Abiogênese voltou a ser cogitada, pois até o surgimento do microscópio (século XVIII) não se explicava a origem dos microrganismos Foi contestada pelo francês Louis Joblot (1711). Joblot foi contestado por John Needham (1745).

7 Biogênese X Abiogênese
1765 Lazzaro Spallanzani refez os experimentos de Needham.

8 A vida surge a partir de vida preexistente
1860 – Louis Pasteur Motivado por um prêmio da Academia Francesa de Ciências. Desenvolveu um frasco que ficou conhecido como ‘pescoço de cisne’ e definitivamente venceu o debate contra a Abiogênese.

9 Pasteur e a pasteurização
O que é  A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador. Este processo foi desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur ( ). Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior. Existem leis em nosso país que obrigam a pasteurização do leite, como forma de garantir ao consumidor um produto alimentar livre de bactérias

10 Biogênese X Abiogênese

11 Verifique o que aprendeu.
Qual é a diferença entre abiogênese e biogênese? Em termos de estruturação de uma montagem experimental para verificação de uma hipótese, qual foi a diferença essencial entre o experimento de Van Helmont e o de Redi? Qual é a importância do experimento realizado por Pasteur com os ‘caldos nutritivos’ dispostos em diferentes ‘frascos com pescoço de cisne’? Quem eram os defensores da abiogênese? Compare os experimentos de Needham e Spallanzani e aponte as principais diferenças. PERGUNTA CORINGA:  Qual a explicação para alguns cientistas dizerem que somos todos “poeira das estrelas”?


Carregar ppt "ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google