A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contratos de Operação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contratos de Operação."— Transcrição da apresentação:

1 Contratos de Operação

2

3 Contratos de Operação Introdução
Descrevem modificações detalhadas em objetos em um modelo de domínio fazendo uso de uma pré e pós-condições; Podem ser considerados parte do Modelo de Casos de Uso do PU; Fornecem mais detalhes de análise sobre o efeito das operações do sistema implicito nos casos de uso.

4 Contratos de Operação  Definição e Objetivo
Os contratos para operações podem ajudar a definir o comportamento do sistema; eles descrevem os resultados da execução de operações do sistema em termos de mudança de estado nos objetos do domínio.

5  Operações do sistema e a interface do sistema
Contratos de Operação  Operações do sistema e a interface do sistema

6 Contratos  Seções do Contrato
O esquema a seguir mostra uma descrição de cada seção em um contrato: Operação:Nome da operação e parâmetros. Referências Cruzadas:(opcional) Casos de uso nos quais esta operação pode ocorrer. Pré-Condições:Hipóteses dignas de nota sobre o estado do sistema ou de objetos no Modelo de Domínio antes da execução da operação. Essas hipóteses não serão testadas na lógica da operação, pressupondo-se que sejam verdadeiras. São hipóteses não triviais que o leitor deveria saber que foram formuladas. Pós-Condições:- o estado dos objetos no Modelo de Domínio, concluída a operação.

7 Contratos – Exemplo Contrato : entrarItem Operação:
entrarItem( itemID: itemID, quantidade:inteiro) Referências Cruzadas: Casos de Uso: Processar Venda Pré-Condições: Existe uma venda em andamento. Pós-Condições: - Foi criada uma instância liv da linhaDeItemDeVenda (criação de instância­).- liv foi associada com a Venda corrente (associação formada).- liv.quantidade tornou-se quantidade (modificação de atributo).- liv foi associada com uma EspecificaçãoDeProduto, com base na correspondência de um itemID (associação formada).

8 Contratos  Pós-condições
As pós-condições descrevem mudanças no objeto no Modelo de Domínio. Mudanças de estado no Modelo de Domínio incluem instâncias criadas, associações formadas ou desfeitas e atributos mudados. Uma vantagem das pós-condições Se forem usados contratos, como devem ser as pós-condições completas? Escrever contratos leva a atualizações no Modelo de Domínio Quando os Contratos São Úteis? Contratos X Casos de Uso?

9 Contratos  Conselho para a redação de contratos
 Contratos, Operações e a UML ■ Contratos na UML: especificações de operação ■ Contratos de operações expressos com a OCL ■ Contratos em projeto por contrato ■ Suporte de linguagem de programação para contratos Contratos de Operações no PU ■ Fases: - Concepção - Elaboração

10

11 Contratos  Conclusão Os contratos devem ser utilizados quando o sistema necessita de especificações mais complexas, onde os casos de uso não atendem a necessidade. Os contratos descrevem o comportamento do sistema em termos de mudança de estado para objetos no Modelo de Domínio, após a execução de uma operação.Quando a equipe de desenvolvimento escreve um contrato para cada caso de uso isso diz que os casos de uso foram mal feitos e isso acarreta em documentação desnecessária.

12 Revisão Quando os contratos não devem ser utilizados?
2) Qual a diferença entre operação e método? 3) O que são as pós condições de uma operação? 4) Em que situações utilizamos os contratos? 5) Qual a função dos contratos? 6) Quais as seções do contrato?

13 Exercícios Desenvolva os contratos para as operações: Obter Filme
Gravar Filme


Carregar ppt "Contratos de Operação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google