A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado."— Transcrição da apresentação:

1 João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado e desestimulado após o último resultado, e até pensava em seguir outra carreira. Conversando com um colega de cursinho, muito estudioso, descobriu que poderia tomar bolinhas que o ajudariam a estudar. Muito entusiasmado com a possibilidade de passar na tão sonhada faculdade de medicina, prontamente encomendou uma grande quantidade e se viu novamente motivado a estudar. Com as bolinhas, passava mais de 8 horas seguidas estudando, mas começou a ter dificuldade para dormir. Não via como um problema, pois podia aproveitar também as noites para estudar ainda mais. Depois de dois meses de uso, durante uma tarde de estudos, João perdeu subitamente a consciência. Acordou no hospital ao lado de sua mãe, muito nervosa, pois encontrou seu filho caído no chão, debatendo-se, babando, urinado. Foi atendido pelo Dr. Pedro, que após colher sua história clínica detalhadamente, soube pela mãe que João já havia apresentado essas crises na infância, e tomava um remédio que ela não se lembrava do nome. Depois de um ano sem crises, parou de tomar a medicação por conta própria. Dr. Pedro então realizou exame físico e neurológico, e solicitou exames complementares, dentre eles um EEG, para confirmar sua hipótese diagnóstica. Caso problema 1 (parte dois) Miolo mole será discutido na próxima semana

2 Caso problema 1(parte um) O Cabeça dura será discutido na próxima semana Flávio, 17 anos, estudante do ensino médio, estava muito preocupado com a prova do ENEM, pois queria muito ser aprovado para um faculdade pública. Ultimamente encontrava-se muito aéreo com tudo ao seu redor. No dia do exame, encontrava-se preocupado e muito ansioso. Saiu apressadamente de casa logo pela manhã e, distraído, atravessou a avenida sem olhar para ambos os lados e foi atropelado por um carro. Quando o socorro chegou, 15 minutos após o acidente, ele encontrava-se desperto, um pouco desorientado, sem saber realmente o que havia se passado. Foi levado ao Hospital São João Batista e submetido a exames, dentre eles um Raio-X de Crânio. Felizmente, o médico de plantão não encontrou anormalidades no exame, só notou a presença de um calo ósseo no terço distal do ramo esquerdo da mandíbula. Durante a anamnese, realizada na presença da mãe, o médico descobriu que Flavio tinha longo histórico médico. Sua mãe contou que Flavio nasceu com lábio leporino e, há pouco mais de 5 meses, sofreu uma queda feia de bicicleta e fraturou um osso da face. Na seqüência da conversa, o médico é informado que Flávio sofre de diabetes e, por causa da sua intensa maratona de estudos para vestibular, esqueceu de tomar seus remédios durante várias semanas. Tão logo o médico ouviu essa informação, pediu ao seu assistente que fosse colhido um exame de sangue. Os resultados demonstraram hiperglicemia, hipercalemia e osmolalidade plasmática alta. Utilize as questões abaixo para nortear seus estudos e a discussão no dia (QUARTA) com seus professores: Aponte os fatores que levaram Flavio a se distrair. Até que ponto esses fatores contribuem para o estado de ansiedade de Flavio? Como os achados do exame de sangue se correlacionam com os conteúdos de fisiologia e bioquímicas abordados na semana ?


Carregar ppt "João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google