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Administração da Produção I

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Apresentação em tema: "Administração da Produção I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção I
Prof.: André de Almeida Jaques Definições

2 Empresa de Sucesso No mundo atual, é a organização que tem capacidade de reação. A prioridade de qualquer negócio deve ser o de montar uma organização capaz de reagir rapidamente as demandas dos clientes. O enfoque da organização deve priorizar os processos pelos, quais as demandas são atendidas. Analisar estes processos é conhecer toda a cadeia de abastecimento. Reação só é possível se houver a participação de todos os parceiros (Stakeholders ) da cadeia: Fornecedores Funcionários Clientes

3 Stakeholders O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização. Exemplo: Stakeholder Internos – Empregados da Operação. Stakeholder Externos – Sociedade ou grupos comunitários, acionistas da empresa, fornecedores, consumidores, etc.

4 Cadeia de Produção “A cadeia de produção não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades inter- dependentes” FORNECEDOR MATERIAIS TRANSPORTE INPUT FABRICA TRANSPORTE OUTPUT CONSUMIDOR CD

5 Cadeia de Produção O estudo da Cadeia de Produção tem cinco principais utilizações: Metodologia de divisão setorial do sistema produtivo; Formulação e análise de políticas públicas e privadas; Ferramenta de descrição técnico-econômica; Metodologia de análise da estratégia das firmas; e Ferramenta de análise das inovações tecnológicas e apoio à tomada de decisão.

6 Forças que afetam a Cadeia
Meio Ambiente Rivalidade Competição Informação e Comunicação Cadeia de Produção Globalização Fatores Culturais Mercado e Demanda Regras Governamentais

7 Cadeia de produção do Leite
INDÚSTRIA MEDICAMENTOS VAREJO MEDICAMENTOS PRODUÇÃO LEITE INDÚSTRIA LATICÍNIOS VAREJO CONSUMIDOR FINAL INSUMOS POSTO REFRIGERAÇÃO ATACADO INDÚSTRIA RAÇÃO VAREJO RAÇÕES

8 Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia inclui todos as funções internas da organização e todos os agentes envolvidos no atendimento ao cliente/consumidor. O princípio básico é sincronizar todos os processos de obtenção, movimentação e entrega dos materiais, desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, utilizando-se de um conjunto de operações logísticas. Permite aos executivos, avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, permitindo a tomada de decisões que resultam em redução de custos, incremento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e diferenciais em relação a concorrência.

9 Estratégias É o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo. Estratégia corporativa; Estratégia de negócio; Estratégia funcional;

10 Estratégia Corporativa
Esta estratégia posicionará a empresa em seu ambiente global, econômico, político e social, e consistirá em decisões sobre quais tipos de negócios o grupo quer conduzir, em quais partes do mundo deseja operar, quais negócios adquirir e de quais desfazer-se, como alocar seu dinheiro entre os vários negócios, etc.

11 Estratégia de Negócio É a estratégia que cada unidade precisará elaborar estabelecendo sua missão e objetivos individuais, bem como definir como pretende competir em seus mercados. Essa estratégia orienta o negócio em um ambiente que consiste em seus consumidores, mercados e concorrentes, mas também inclui a corporação da qual faz parte.

12 Estratégia funcional É aquela na qual todos os setores, produção, marketing, finanças, pesquisa, desenvolvimento e outros, definirão qual seu papel em termos de contribuição para os objetivos estratégicos e/ou competitivos do negócio. Determinarão a melhor forma de organizar seus recursos para apoiar esses objetivos.

13 Propósitos da estratégia de operações
Contribuir diretamente para os objetivos estratégicos do nível imediatamente superior da hierarquia. Auxiliar outras partes do negócio fazer sua própria contribuição para a estratégia. Considera também as necessidades de seus clientes e fornecedores internos.

14 Aspectos que afetam a importância dos objetivos de desempenho

15 Estratégias Ganhadores de pedidos: São os objetivos que direta e significativamente contribuem para realização de um negócio, para conseguir um pedido. São considerados pelos consumidores como razões-chaves para comprar o produto ou serviço. Critérios qualificadores: São aqueles aspectos da competitividade nos quais o desempenho da produção deve estar acima de um nível determinado, para ser sequer considerado pelo cliente. Abaixo deste nível “qualificador” de desempenho, a empresa provavelmente nem mesmo será considerada como fornecedora potencial por muitos consumidores. Qualquer melhora nos fatores qualificadores, acima do nível qualificador, provavelmente não acrescentará benefício competitivo relevante.

16 Estratégias Influência dos concorrentes: Mesmo sem qualquer mudança direta nas preferências de seus consumidores, uma organização pode ter que mudar a forma como compete e, portanto, mudar a prioridade dos objetivos de desempenho que espera de sua produção. Alternativamente, um organização pode escolher competir de uma forma diferente da de seus rivais para distinguir-se em sua posição competitiva.

17 Estratégias Conseqüências do ciclo de vida do produto:
Os produtos (ou serviços) têm vida limitada. Vendas de produtos e serviços passam por 4 estágios distintos. Os lucros aumentam e diminuem nos diferentes estágios. Os produtos e serviços exigem diferentes estratégias de marketing, de finanças, de manufatura, de compras e de pessoal em cada etapa do ciclo de vida. Legenda 1º - Introdução 2º - Crescimento 3º - Maturidade 4º - Declínio 1º º 3º º estágio

18 Efeitos do ciclo de vida do produto / serviço na organização:

19 Objetivos de Desempenho

20 Objetivos de Desempenho
Objetivo Qualidade: Reduz custo Aumenta a confiabilidade Objetivo Rapidez: Reduz estoque Reduz risco Objetivo Confiabilidade: Economiza tempo Economiza dinheiro Dá estabilidade Objetivo Flexibilidade: Agiliza resposta Maximiza tempo Mantém confiabilidade Objetivo Custo: Afetado por outros objetivos de desempenho.

21 Identifique nas empresas abaixo, estratégias para atingir os cinco objetivos de desempenho
Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade custo

22 Os objetivos de desempenho provocam efeitos externos e internos
Os objetivos de desempenho provocam efeitos externos e internos. O custo é influenciado pelos outros objetivos de desempenho Preço baixo, margem alta ou ambos Tempo de entrega reduzido Custo Entrega confiável Alta produtividade total Rapidez Confiabilidade Produção rápida Operação confiável Efeitos internos dos cinco objetivos de desempenho Processo isento de erro Habilidade para mudar Flexibilidade Qualidade Freqüência de novos produtos e serviços Produtos e serviços sob especificação Ampla variação de produtos e serviços. / Ajustamento de volume e entrega


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