A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
1º bimestre: 6º ano – A ORIGEM DO UNIVERSO

2 O BIG BANG Edwin Hubble observou que a luz das galáxias estariam se afastando, portanto deviam estar bastante próximas; Contribuiu para reforçar a ideia do BIG BANG – expansão brusca do universo

3 GALÁXIAS Galáxia é um conjunto de milhares de estrelas, planetas, gases e poeira cósmica. Nossa galáxia: Via-Láctea Forma: espiral

4 CICLO DE VIDA DAS ESTRELAS
NASCE: As estrelas nascem de uma Nebulosa (berço das estrelas) formado de gases e poeira cósmica, que se comprimem e originam uma PROTOESTRELA, o hidrogênio é transformado em gás hélio emitindo luz. CRESCE: Com o consumo de hidrogênio a estrela aumenta e sua superfície resfria, expandindo. MORRE: quando todo o hidrogênio for consumido ocorre a contração da estrela, originando um buraco negro, estrela de nêutrons ou anã-branca.

5 CORES DAS ESTRELAS As estrelas apresentam diferentes cores que determinam sua idade, temperatura e tamanho; O Sol é uma estrela de meia-idade, amarela, não é a maior estrela, é a mais próxima do planeta Terra por isso é a mais estudada; AZUL – BRANCA – AMARELA – ALARANJADA – VERMELHA MENOR MAIS JOVEM MAIS QUENTE MAIS HIDROGÊNIO

6 O SOL É uma estrela amarela, de meia-idade, constituído de 74% de Hidrogênio. Fotosfera: Parte visível e espessa; Núcleo: onde ocorrem as reações nucleares; Cromosfera: fina camada avermelhada acima da fotosfera.

7 SISTEMA SOLAR O sistema solar é formado pelo Sol, planetas, asteroides, meteoroides, cometas e poeira cósmica. A única estrela do Sistema solar é o Sol.

8 PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

9 PLANETAS INTERIORES: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte – Menores e Rochosos;
PLANETAS EXTERIORES: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – Gigantes gasosos

10 METEOROIDE: corpos celestes que vagam no espaço antes de colidir com nossa atmosfera;
METEORO (ESTRELA CADENTE): Quando um meteoroide penetra na atmosfera, se fragmenta e torna-se incandescente; METEORITO: é o meteoroide que consegue atravessar a atmosfera sem se fragmentar e atingem a superfície da Terra.

11 A TERRA A Terra no inicio apresentava temperaturas altíssimas. As erupções vulcânicas liberavam gases e entre eles o vapor de água, que foi responsável pela formação de enormes nuvens e grande quantidades de chuvas, que contribuíram para o resfriamento da Terra, originando a Hidrosfera (água da Terra).

12 CAMADAS DA TERRA Crosta Terrestre: Rochosa; Manto: coberto de Magma;
Núcleo: Formado de Ferro e Níquel, a altíssimas temperaturas.

13 LUA: Não apresenta luz própria, é iluminada pelo Sol;
Não apresenta atmosfera; Não apresenta água na forma líquida; Sua gravidade equivale a 1/6 da gravidade da Terra; Durante o dia é muito quente e a noite muito fria; Sua órbita em torno da Terra é de 29 dias e meio.

14 FASES DA LUA

15 ECLIPSE


Carregar ppt "REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google