A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIOS Profa. Marta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIOS Profa. Marta."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIOS Profa. Marta

2 SEMINÁRIO = ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM -Que inclui pesquisa, discussão e debate. -Ele pode ser individual ou em grupo.

3 SEMINÁRIOS Estudo de um tema a partir de fontes de dados
Visa construir uma visão geral “Fazer germinar” idéias Não é uma simples divisão de textos em grupos

4 Por que aprender???

5 O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
“Competência é uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” (Perrenoud, 1997) Elementos constitutivos das competências: Conhecimentos – informação adquirida através de estudos ou pela experiência - “Saber” Habilidades – capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões “Saber fazer” Atitudes – comportamento que envolve traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação “Querer fazer”

6 SEMINÁRIO ENVOLVE: DISCUSSÕES EM GRUPO Envolve a análise e a discussão de determinado tema, em grupos. GRUPO EXPOSITOR, cuja função é provocar o debate. GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.

7 SEMINÁRIO Vantagens Favorecem a reflexão
Possibilitam enfocar uma questão por diferentes ângulos Desenvolvem habilidades interpessoais Adequado para analisar problemas sob diferentes enfoques Estimula a pesquisa sobre determinados temas ou resolução de problemas Desvantagens (quando não conduzido adequadamente): Baixo envolvimento dos alunos em relação a temas que não pertençam a seu grupo Fuga dos objetivos Descontrole em relação ao tempo Superficialidade nas discussões

8 SEMINÁRIOS Recursos figuras texto resumo para os colegas dinâmicas
data show transparências recortes de revistas ou jornais vídeos objetos diversos, entre outros.

9 SEMINÁRIOS - ETAPAS 1 – Introdução Apresentar o tema
Justificar sua importância, estimular os alunos 2 – Desenvolvimento Discussão do tema 3 – Conclusão interpretação pessoal e não a repetição da opinião dos autores estudados

10 SEMINÁRIOS Critérios de avaliação: Clareza e coerência na apresentação
Domínio do conteúdo apresentado Participação do grupo durante a exposição Utilização de dinâmicas ou recursos audiovisuais na apresentação O planejamento equilibrado, com seqüência A adequação da matéria com o grau de conhecimento da classe A exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) A seleção e uso de material didático (uso de quadro negro, ilustrações, texto-resumo para os colegas, etc).

11 BIBLIOGRAFIA - BASE GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia Científica.  2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.


Carregar ppt "SEMINÁRIOS Profa. Marta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google