A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ESQUELÉTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ESQUELÉTICO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ESQUELÉTICO

2 SISTEMA ESQUELÉTICO # Fundamental para estudos zooarqueológicos.
# Procura verificar as semelhanças e as diferenças entre dois ou mais grupos orgânicos. → Permite a correta interpretação das relações de parentesco biológico entre organismos conhecidos pelos seus restos esqueletais. ♦ O estudo anatômico nasceu dos trabalhos de Andries Van Wesel (Andréas Vesalius). → cientista belga (1514 – 1564). → Sobre a Estrutura do Corpo Humano.

3 SISTEMA ESQUELÉTICO # A moderna anatomia comparada surgiu com os notáveis trabalhos de Georges Cuvier (1769 – 1832). → Lições Sobre a Anatomia Comparada. → Reino Animal. ♦ Cuvier desenvolveu o valioso conceito de “Tipo”. → Padrão estrutural que ocorre em um grande grupo orgânico e por meio do qual podem ser reconhecidos seus componentes, os quais são, por sua vez, variações em torno do padrão básico.

4 TIPOS DE TECIDOS ENVOLVIDOS
CARTILAGEM Características Alto teor de água. Ausência de inervação. Ausência de vasos sanguíneos. Circundado por pericôndrio. # Embriologicamente, o esqueleto é formado por cartilagens e fibras. # Durante o processo de ontogenia existe a substituição por tecido ósseo.

5 CARTILAGEM HIALINA Suporte, flexibilidade e resiliência = mais abundante no corpo. Localização Articulações. Costal. Respiratória. Nasal.

6 CARTILAGEM ELÁSTICA # Semelhante à hialina.
# Maior concentração de fibras elásticas e mais flexível. Localização a) Pinna. b) Epiglote.

7 FIBROCARTILAGEM #Altamente comprimida e com grande força tênsil.
# Grossa camada de fibras colágenas. Localização Discos intervertebrais. Sínfise púbica. Articulação do joelho (bípedes).

8 TECIDO ÓSSEO FUNÇÕES Suporte do corpo.
Proteção – sistema nervoso central e órgãos. Movimento – ancoramento muscular. Armazenamento mineral – Cálcio e Fósforo. Hematopoiese. Projeções. Depressões. Orifícios locais de ancoramento de músculos, tendões, ligamentos, superfícies articulares. i) Condutos para nervos e vasos sanguíneos.

9 COMPONENTES # Osso Compacto – camada densa externa.
# Osso Esponjoso – trabéculas ósseas e medula óssea.

10 ESTRUTURAS TÍPICAS DE UM OSSO LONGO
# Diáfise – eixo do osso (osso compacto circundando uma cavidade medular central com medula óssea). # Epífise – superfícies articulares cobertas com cartilagem hialina. As linhas epifiseais separam diáfise de epífise. Metáfise – ligação física entre diáfise e epífise.

11 COMPONENTES BÁSICOS # PERIÓSTEO – membrana dupla externa contendo nervos e vasos sangüíneos. # ENDÓSTEO – camada interna delgada que recobre a parte esponjosa.

12 OSSOS IRREGULARES # Ausência de diáfise e epífise.

13 COMPOSIÇÃO DOS OSSOS Orgânica
Osteoblastos – células formadoras dos ossos. Osteócitos – células de ossos formados. Osteoclastos – células de absorção da matriz óssea. 2. Inorgânica Hidroxiapatita – Fosfato de Cálcio envolto em fibras colágenas. # Osteogênese – processo de formação dos ossos.

14 ESQUELETO Esqueleto Axial * Crânio. * Ossículos Auditivos.
* Osso Hióide. * Coluna Vertebral. * Caixa Torácica. Esqueleto Apendicular * Cintura Escapular. * Cintura Pélvica. * Membros Superiores. (anteriores) * Membros Inferiores. (posteriores)

15

16 DERMATOCRÂNIO Série Marginal * Pré-maxilar * Maxilar
Série Circum-orbital * Lacrimal * Pré-frontal * Pós-frontal * Pós-orbital * Jugal * Septomaxilar Série Mediana * Nasal * Frontal * Parietal * Pós-parietal

17

18 Série Temporal * Intertemporal * Supratemporal * Tabular Série Malar * Esquamosal *Quadradojugal Série Mandibular * Dentário * Esplenial * Coronóide * Angular * Supra-angular * Pré-articular

19 Série Palatina * Vômer * Palatino * Ectopterigóide * Pterigóide * Paraesfenóide

20

21

22

23 CRÂNIO # Formado por três regiões. crânio → parte superior.
rosto → parte anterior. mandíbula → parte móvel. ♦ Sofreu a tendência evolutiva de arredondar-se em diversos graus. ♦ Evoluiu de espesso para delgado e mais leve. ♦ Espessura, tamanho e configuração mudaram, mas o padrão se manteve perfeitamente reconhecível.

24 CRÂNIO

25 CRÂNIO ♦ O arredondamento do crânio atingiu a forma da “caixa craniana” (endocrânio) provocando o arredondamento do encéfalo. → crescimento equilibrado das áreas formadoras do cérebro. → o arredondamento do crânio determinou o deslocamento do encéfalo de trás para cima da região rostral. → O arredondamento do crânio facilitou o equilíbrio da cabeça sobre o extremo da coluna vertebral e a locomoção ereta perfeita e constante.

26 CRÂNIO

27 CRÂNIO ♦ Mandíbula formada por um único osso (mandibular → esquerdo e direito, unidos na frente pela sínfise mandibular). tendência evolutiva → redução de volume e de espessura (com a redução do focinho). → os humanos modernos apresentam forte redução da mandíbula com um arranjo ósseo produzindo uma “ponta” (eminência mentoniana). → a redução do focinho determinou o recuo dos ossos maxilar e mandibular. conseqüência → modificação na morfologia dos ramos horizontais da mandíbula e da maxila.

28 CRÂNIO

29 CRÂNIO ♦ Dentadura → os dentes são portadores de inúmeros caracteres diagnósticos. regiões: raiz → implantada no alvéolo dentário. coroa → porção exposta (fora da gengiva). # Antropomorfos → animais heterodontes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). # Dentição adulta → 32 dentes. # Fórmula dentária → ( ) X 4 # Dentição em série contínua (sem a presença de diastema). Tendência evolutiva → os dentes tornaram-se mais aproximados entre si.

30 CRÂNIO

31 FUNÇÕES ANATÔMICAS MEMBRO SUPERIOR MEMBRO INFERIOR PELVE
# Órgão da atividade manual. # Livremente móvel e adaptável. # Em bípedes, o membro superior não está geralmente envolvido na sustentação de peso – sua estabilidade foi sacrificada para ganhar mobilidade. MEMBRO INFERIOR # Especializado para: a) locomoção; b) sustentação de peso; c) equilíbrio. PELVE # Confluência de tronco e membros posteriores/inferiores. # Centro de gravidade (g) nos bípedes = ossos mais fortes.

32 BRAÇO ♦ Formado por um só osso → úmero ante-braço → ulna e rádio
# o úmero se articula com a cintura escapular (“ombro”) e com a ulna e o rádio (“cotovelo”). # a ulna e o rádio se articulam com a mão (“pulso”). Tendência evolutiva → adoção da vida terrícola determinou a diminuição do tamanho relativo dos braços e pernas. Braços mais longos do que as pernas → vida arborícola Braços mais curtos do que as pernas → vida terrícola

33 BRAÇOS

34 MÃOS ♦ Esboçou-se entre os componentes da Família Plesiadapidae há 60 milhões de anos. ♦ Tendência evolutiva → melhoria da capacidade de “agarrar” (galhos, alimentos, objetos variados da vida cotidiana). ♦ Evolução da pata dos insectívoros para a vida arborícola (grandes reflexos na anatomia). # Apenas os humanos liberaram totalmente as mãos da locomoção (após a 1ª infância). Mão humana → extrema dualidade de uso (força e delicadeza)

35 MÃOS

36 MÃOS ♦ Regiões: Metacarpal → Tomou configuração côncava quando em repouso (nos antropóides fica reta). Região Falangeal → Tornou-se mais longa do que a região metacarpal. Falanges → Tornaram-se retas (enquanto nos pongídeos são um pouco curvas). # O dedo 1 (polegar) tornou-se mais longo quando comparado com os outros dedos (e com o polegar dos demais antropóides). # O aumento do comprimento e da rotação do polegar tornou possível a ele tocar a ponta do dedo 2 (indicador). # Exclusividade humana e o motor de toda a tecnologia desenvolvida (firmeza e precisão de uso da mão).

37 OSSOS DO CARPO Trapézio Trapezóide Capitato Hamato Escafóide Semilunar
Piramidal

38 OSSOS DO METACARPO → I, II, III, IV, V.
FALANGES Proximais → 5 Mediais → 4 Distais → 5

39 MÃOS

40 PERNAS ♦ Formada pela coxa com um osso (Fêmur) e pela perna com dois ossos (Tíbia e Fíbula). # O Fêmur se articula no acetábulo do ílio pelo seu côndilo femural (cintura pélvica) e com a tíbia e a fíbula (joelho). # Tíbia e Fíbula → se articulam com o pé (tornozelo). ♦ As pernas evoluíram no sentido da progressão do posicionamento bípede (e ereto) no caminhar sobre o solo. → as pernas tornaram-se mais longas e mais fortes que os braços. → o fêmur tornou-se o osso mais longo do esqueleto. ♦ O côndilo femural evoluiu com modificações bem visíveis: → nos macacos arborícolas era pequeno com a forma de uma bola → nos humanos terrícolas tornou-se grande com a forma de “meia bola”

41 PERNAS

42 OSSOS DO TARSO Calcâneo Tálus Navicular Cubóide 1º Cuneiforme

43 OSSOS DO METATARSO → I, II, III, IV,V.
FALANGES Proximais → 5 Mediais → 4 Distais → 5

44 PÉS ♦ Aparato anatômico que mais se modificou na evolução humana.
♦ Conjunto anatômico mais exigido para a marcha ereta e bípede.

45 PÉS ♦ Regiões ■ Tarso → Forma a articulação do tornozelo (com a Tíbia e a Fíbula). → Seu osso mais importante é o calcâneo. # Na evolução, o calcâneo (que tem posição acima do solo), vai aproximando-se do solo até tocá-lo firmemente como acontece nos humanos. # Este posicionamento aumentou a área de contato do pé com o solo (bem como a firmeza do posicionamento bípede ereto).

46 ♦ Regiões PÉS ■ Metatarso
→ Forma o “peito do pé” (quando visto de cima), ou a “sola do pé” (quando visto de baixo). → O pé aumentou sua área de contato com o solo (passando de uma posição digitígrada para uma posição plantígrada). → Deslocamento na disposição muscular (“arco plantar”).

47 ♦ Formada por 33 vértebras
COLUNA VERTEBRAL ♦ Formada por 33 vértebras → 7 cervicais (pescoço). → 12 dorsais (dorso). → 5 lombares (lombo). → 5 sacrais (osso sacro). → 4 coccigeanas (cóccix). # A coluna vertebral evoluiu dos antropóides, com configuração levemente curvada, para uma configuração com 2 torções: Torção cervical → Deslocou a cabeça para cima da coluna vertebral. Torção lombar → Deslocou o peso do tronco para cima do centro de equilíbrio corporal.

48 COLUNA VERTEBRAL FUNÇÕES Proteção da medula espinhal. Suporte axial.
VÉRTEBRAS Cervicais 7 Torácicas 12 Lombares 5 Sacrais 5 Caudal 1 (Coccígea)

49

50 VÉRTEBRAS CERVICAIS

51 VÉRTEBRAS TORÁCICAS

52 VÉRTEBRAS LOMBARES

53 VÉRTEBRAS SACRAIS E COCCÍGEA

54

55 ESQUELETO APENDICULAR
Cintura Peitoral. Cintura Pélvica. Membros Superiores/Anteriores. Membros Inferiores/Posteriores.

56 CINTURA PEITORAL Escápula Clavícula
# Escápula – fixa no lugar por musculatura. # Clavícula Esterno – articulação esternoclavicular. Escápula – articulação acromioclavicular. # Membros Superiores – articulação glenohumeral.

57 MEMBRO SUPERIOR (30 ossos) Úmero Rádio Ulna Ossos do Carpo
Ossos do Metacarpo Falanges

58 CINTURA PÉLVICA ♦ Complexo formado pelos ossos ílio, ísquio, púbis e sacro. # Os ossos pares formam duas “asas arqueadas” unidas pela “sínfise pubiana”. Processo evolutivo: Ílio → encurtou e alargou-se, aumentando a área de inserção dos músculos glúteos. Ísquio → encurtou. # O processo evolutivo levou de uma estrutura estreita e comprida (quadrúpede) para uma larga e curta (bípede). # O encurtamento da cintura deixou de pressionar o tórax para a frente, facilitando a manutenção permanente do corpo em posição ereta.

59

60 CINTURA PÉLVICA

61 # HOMEM Ossos maiores e pesados. Superfícies articulares maiores. Inserção de músculos maiores. 45º de arco púbico. # MULHER Pelve mais larga e rasa. Espaço pélvico maior. 90º de arco púbico.

62 MEMBRO INFERIOR (30 ossos) COXA # Fêmur. # Patela. PERNA # Tíbia.
# Fíbula. # Ossos do Tarso. # Ossos do Metatarso. # Falanges.


Carregar ppt "SISTEMA ESQUELÉTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google