Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
2
■ EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
♦ O universo do saber paleontológico encontra-se permeado por: Conceitos ■ Inferências ■ Interpretações → séculos de investigações científicas
3
■ EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
Ciência histórica → pode ser contada numa escala de milhões de anos → processos evolutivos → eventos (geológicos e geográficos) estão registrados de diferentes maneiras # Importante papel social a cumprir: contribui na geração e disseminação do conhecimento auxilia na compreensão de processos naturais complexos colabora na formação de cidadãos críticos e atuantes dentro de uma sociedade
4
■ A Universidade e seu papel na produção e transmissão do conhecimento paleontológico
→ marco inicial do processo de investigação e disseminação do conhecimento # Quase sempre oferecida nos cursos de Geologia e Biologia necessidade premente de uma abordagem diferenciada em cursos de licenciatura adequação de sua terminologia e aplicabilidade formas alternativas de sua abordagem
5
■ A Universidade e seu papel na produção e transmissão do conhecimento paleontológico
Criação de metodologias inovadoras Desenvolvimento de materiais instrucionais → permitem que os conhecimentos paleontológicos sejam transmitidos de maneira atraente e estimulante # Atividades práticas elaboração de modelos estratigráficos modelagem de exemplares interpretações de processos geológicos e biológicos
6
■ O turismo paleontológico: aliado ou ameaça?
◘ Decreto-lei (1942) “os depósitos fossilíferos são propriedades da Nação e, como tais, a extração de espécimes fósseis depende da autorização prévia e fiscalização ...” # utilização do turismo paleontológico na luta pela conscientização da importância da preservação dos depósitos fossilíferos Integração de ciência e educação ◘ Projeto-lei 245 (1996) “potencial de reativação econômica das regiões nas quais a existência de patrimônio fossilífero favoreça a criação de atividades não predadoras a ele relacionadas, especialmente o turismo científico e ecologicamente orientado”
7
■ A mídia e a Educação Paleontológica
→ um dos principais componentes educacionais → necessidade fundamental da incorporação de recursos midiáticos ás novas práticas pedagógicas # entretém e apresenta ás pessoas outras realidades, tempos e espaços Linguagem concreta, plástica, de cenas curtas e com ritmo acelerado ◘ multiplicação dos pontos de vista, cenários, personagens e sons # cabe ao educador a seleção e a análise crítica do material audiovisual, assegurando a abordagem dos temas científicos numa perspectiva histórico cultural e política
8
■ Por que a Paleontologia anda tão distante das salas de aula?
Lei de Diret. e Bases da Educação & Parâmetros Curric. Nacionais → oportunizam uma maior flexibilização nos currículos do Ensino Fundamental e Médio # permite aos professores uma certa autonomia na abordagem das aulas de Ciências Torna o ensino mais dinâmico, coerente, integrativo e estimulante ◘ Isto não vem ocorrendo com a Paleontologia # abordada de forma sucinta e extremamente pontual nos conteúdos de Geografia e Biologia
9
■ Por que a Paleontologia anda tão distante das salas de aula?
# Motivos Discrepância entre a linguagem científica e a linguagem cotidiana do aluno Falta de relação entre o currículo escolar e as experiências concretas vivenciadas pelos alunos Impossibilidade dos professores de se manterem atualizados em relação aos conceitos científicos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.