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_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2

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Apresentação em tema: "_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2"— Transcrição da apresentação:

1 _Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
RP 2

2 RP como técnica de comunicação
Papel bastante diversificado: Com. pessoais, Com. Instituições, Com. Massa; Leva aos públicos propósitos e realizações da empresa. Canal de ligação e entendimento empregador/ empregado. Informar benefícios gerados para comunidade. Informar sobre produtos e serviços e etc.

3 RP como técnica de comunicação
Informação: grande importância para RP. É a divulgação destinada a esclarecer os públicos sobre determinados assuntos. Pessoas pensam e agem de acordo com o que assimilam de informações e as integram. Necessidade intuitiva de serem informadas. Ex. Se negadas – boatos infundados (prejuízo)

4 RP como técnica de comunicação
Ato comunicativo: extremamente complexo. Barreiras no transmissor, receptor, canal. (Cutlip e Center): 8 Cs – Indicações p/ Boa comunicação Credibilidade Contexto Conteúdo Clareza Consistência e continuidade Canais de divulgação. Capacidade de auditório

5 RP como técnica de comunicação
Sistema efetivo de comunicação empresarial: condições básicas. Disposição clara em informar. Resistência. Communicare. Comunicação bidirecional. Via de mão dupla. Reação adequa políticas. Escolha correta dos veículos. (Msg e destinação)

6 Atividades de Relações Públicas
1)Assessoramento: Consultor sobre as políticas. Sugere e coordena as políticas de comunicação, propaganda institucional, relações industriais, apoio ao marketing, propõe atitudes para tratar os públicos.

7 Atividades de Relações Públicas
2)Pesquisa: Conhecimento da situação interna/externa, dos problemas de posicionamento. (Kunsh) “só é possível mediante uma pesquisa, um levantamento completo de toda situação existente”. Promove pesquisa de opinião ou administrativa e examina. Analisa clippings e entrevistas com líderes de opinião. Detecta possíveis problemas institucionais.

8 Atividades de Relações Públicas
3)Planejamento: Formalização dos objetivos e fixação de prioridades de comunicação. Ações institucionais. Propagandas. Programas de RP e etc. Elabora orçamentos para RP. Seleciona pessoal.

9 Atividades de Relações Públicas
4)Execução Produção da comunicação, material informativo, ações de divulgação, informação e contatos. (Tabela) Divulgação jornalística externa. Comunicação entre empresa e públicos específicos. Eventos e promoções especiais. Gerência de assuntos públicos.

10 Atividades de Relações Públicas
4)Avaliação: Aferição dos resultados de RP. Durante o processo – Controle – Correção. Através de pesquisa.

11 RP com Finalidades Institucionais
Empresas públicas e privadas. Instituições da Sociedade Civil.(escola, igrejas, associações de classe, ONGs) Governo. Assegurar a criação e projeção de uma imagem institucional positiva.

12 RP com Finalidades Institucionais
“Por identidade (...) deve-se entender a soma das maneiras que uma organização escolhe para identificar-se perante seus públicos. Imagem, por outro lado, é a percepção da organização por aqueles públicos. (...) A minha identidade é o que eu mesmo sou. A minha imagem é aquela em que imagino que pareço.” (Torquato)

13 RP com Finalidades Institucionais
Trabalho institucional: desenvolver uma personalidade como um todo para organização. Como? Criação de conceito. Identidade visual coerente com cultura e valores. Promoção de atividades de interesse público. Relacionar com a grande imprensa. Campanhas de propaganda institucional.

14 Instrumentos de RP Instrumentos: recursos, meios e as atividades de comunicação para alcançar objetivos de RP. Meios de comunicação: Veículos de massa, interpessoal, formas de comunicação humana. Eventos: organizados para difusão institucional. Atividades de comunicação: Editoração, divulgação, propaganda institucional.

15 Instrumento de RP: Evento
Acontecimentos - atenção do público e da imprensa. Características: atrai atenção, desperta interesse e produz impressões duradoras nas pessoas”. (Canfield) Conceito (no âmbito da comunicação institucional): acontecimentos planejados para que se faça palpável uma determinada imagem de marca/empresa/produto.


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