A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DA PESQUISA

2 TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo o empreendimento). IDENTIFICAR UMA NECESSIDADE DEFINIR UM TEMA # A determinação do tema implica a correta identificação da necessidade que irá gerar um problema a ser solucionado pelo processo de pesquisa. # Uma identificação inadequada poderá resultar em uma pesquisa desnecessária (ou num produto com baixa taxa de adoção pelo consumidor).

3 TEMA DA PESQUISA # O sucesso financeiro de uma pesquisa está relacionado à determinação da necessidade correta. # A eficácia da pesquisa está relacionada à determinação da solução adequada para suprir uma necessidade. O insucesso financeiro ocorre quando uma pesquisa é extremamente eficiente, porém não é necessária. # A publicidade prematura do objeto de uma pesquisa (possível novo produto), quando a infra-estrutura disponível não permite rápidas ações de desenvolvimento, pode resultar em perda da patente. # A divulgação dos resultados de uma pesquisa, em forma de artigo científico, inviabiliza a patente.

4 TEMA DA PESQUISA # O pesquisador deve fazer uma delimitação correta acerca do estabelecimento do tema. # A partir de uma necessidade podem surgir diversos tipos de problemas e existir várias soluções que podem suprir a necessidade. # Uma pesquisa deve estar adequadamente delimitada para que seja possível o cumprimento das metas (principalmente quando financiada pela iniciativa privada devido ao risco de se tornar inexequível e gerar prejuízos). # Para delimitar-se um tema há a necessidade de se estabelecer um critério para o atendimento de uma necessidade (solução que se pretende obter pelo processo de pesquisa).

5 TEMA DA PESQUISA # Um dos maiores problemas para a determinação do tema é a carência de ideias (limitando e bloqueando o pesquisador – fazendo com que um valioso tempo seja desperdiçado até que isto seja resolvido). # Formação de grupo para discussão de determinado assunto. # Observação de fenômenos ou elementos existentes na natureza para geração de possibilidades de resolução de problemas. # Utilização da capacidade intuitiva para que a abstração produza ideias práticas e inovadoras. # Utilização da sensibilidade do pesquisador quando este se posiciona no lugar do consumidor (identificando quais problemas possam estar presentes nos atuais produtos do mercado e que poderiam ser solucionados pelo desenvolvimento de um novo produto).

6 TEMA DA PESQUISA # Utilizar experiências anteriores que possam sugerir uma dificuldade anteriormente enfrentada a ser pesquisada atualmente para serem propostas soluções. # Identificar assuntos a partir de pesquisas em andamento ou já realizadas, novas necessidades a serem supridas, através da correlação de assuntos. # Utilizar artigos científicos para constatar carências e possíveis inadequações de produtos e processos que possam gerar a necessidade de melhorias. # Conversar com colegas de trabalho, escola ou faculdade, bem como futuros orientadores de pesquisa para obter ideias. # Obter ideias a partir do estudo das linhas de pesquisa dos diversos cursos de pós-graduação existentes. # Identificar necessidades no contexto local do pesquisador.

7 TEMA DA PESQUISA # Um tema de uma pesquisa não é a mesma coisa que um título. # Muitas vezes ocorre um bloqueio no pesquisador porque, mesmo antes de saber-se O que fazer? procura-se determinar o título. # Um tema expressa que fazer, anteriormente a qualquer ação (a ideia central da pesquisa, aquilo que irá identificar o objeto de estudo da pesquisa ou a intenção do autor).

8 TEMA DA PESQUISA # Um título corresponde a forma textual que deve expressar aquilo que será realizado para resolver-se a discussão a partir do tema. # Temas devem ser obtidos a partir de um exercício mental de geração de ideias para posteriormente elaborar-se o título (a fase ideal para a formulação do título é quando já se definiu o projeto de pesquisa). TEMATÍTULO Reaproveitamento de resíduos poluentes do leite. Produção de enzimas a partir do soro do leite. Obtenção de novos tijolos a partir da reciclagem de materiais poluentes. Reciclagem de poliuretano e manufatura de tijolos.


Carregar ppt "TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google