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ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)

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2 ALIMENTOS

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5 Psicologia e Propaganda
Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos e motivos de compra Objetivos: Incutir idéia Criar desejo Ato de compra Interessar, persuadir, convencer, levar à ação

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7 Psicologia e Propaganda
Consumidor típico Gosto da massa Reações e gostos médios Inserir na massa o indivíduo típico, denominador comum Natureza humana

8 Psicologia e Propaganda
Vários tipos de estímulos Ruptura do equilíbrio do organismo Reações/estímulos externos Atos espontâneos Reações/estímulos sem necessidade aparente Estímulos que não provocam reações Motivação Desejo

9 Psicologia e Propaganda
Necessidades humanas Ambição Progredir, ser alguém Amor à família Afeto aos pais, irmãos, etc Aparência Pessoal Asseio e bem vestir Apetite Paladar, boa mesa Aprovação Social Desejo de ser apreciado, ser igual (socialmente)

10 Psicologia e Propaganda
Necessidades humanas Atividade Esportes, jogos e semelhantes Atração Sexual Conquista amorosa, namoro, casamento Beleza Sentimento estético, desejo pelo que é belo Conformismo Hábitos, tendência à imitação, a seguir líderes Conforto Desejo de repouso, bem estar, tendência à euforia

11 Psicologia e Propaganda
Necessidades humanas Cultura Sede de saber, desejo de instruir-se Curiosidade Necessidade de saber o que se passa, bisbilhotice Economia De dinheiro, tempo, esforços, desejo de lucrar Evasão Psicológica Desejo de esquecer a realidade

12 Psicologia e Propaganda
Necessidades humanas Impulso de afirmação Desejo de se impor, de se afirmar Segurança Proteção contra sinistro, previdência Saúde Higiene, defesa contra doenças

13 Psicologia e Propaganda
Para comprar: Existência da necessidade Consciência da necessidade Conhecimento do objeto que pode satisfazê-la Desejo de satisfazê-la Decisão por determinado produto ou marca Melhor satisfação do desejo

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15 Psicologia e Propaganda
Desejo Vigor – decidir à compra Reduzir motivos que refream desejos Moral, econômico, etc Anúncio deve: Tornar massa consciente Despertar desejo (reforçar) Salientar objeto é a solução (vale o sacrifício) Publicidade vende desejo, prestígio, satisfação que confere. Valor psicológico, subjetivo

16 Psicologia e Propaganda
Estados de consciência AIDA Atenção Interesse Desejo Ação de compra Estímulo (situações) – resposta (reações) Necessidades internas (instintivas) Necessidades externas (adquiridas)

17 Psicologia e Propaganda
Necessidades - Solução Capacidade do objeto em satisfazer Campanhas: estímulos excitante

18 Psicologia e Propaganda
Fatores de influência Isolados ou combinação Sugestão Pessoas são sugestionáveis (momentos/condições) Prestígio Testemunho Repetição/veracidade Convicção (confiança) Atmosfera (circunda objeto)

19 Psicologia e Propaganda
Fatores de influência Imitação Ver os outros fazerem Crenças, hábitos, atitudes = ditadas pelos outros Tendência inata do ser humano Havaianas, todo mundo usa!

20 Psicologia e Propaganda
Fatores de influência Empatia Identificação espiritual Viver mentalmente mesmas situações Sentimentos parecidos = simpatia

21 Psicologia e Propaganda
Mecanismos de ação da publicidade Vida econômica resumida em 3 fases: Necessidades Desejos Satisfação Publicidade atua nas duas primeiras

22 Psicologia e Propaganda
Mecanismos de ação da publicidade Atenção Espontânea Choque maior ou menor de intensidade, ruptura Voluntária Valor de percepção Fascinada Absorve-se no objeto, esquece o mundo ao redor

23 Psicologia e Propaganda
Mecanismos de ação da publicidade Compreensão Elementos piscofisiológicos Comunicar pensamento Provocar ação Arte enriquece publicidade Elementos afetivos Só nos interessa: interesse pessoal e direto Vê e compreende o que quer O que isso significa para mim?

24 Referências Bibliográficas
SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 78 – 98.


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