A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luzes e Cores: A visão da Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luzes e Cores: A visão da Física"— Transcrição da apresentação:

1 Luzes e Cores: A visão da Física
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Matemática, Física, Química e Engenharia de Alimentos Curso de Licenciatura em Física Luzes e Cores: A visão da Física

2 Ondas eletromagnéticas
A luz é uma onda eletromagnética. Como todas as ondas eletromagnéticas é composta por uma onda elétrica e por uma onda magnética, inseparáveis, que se propagam em fase, em planos perpendiculares entre si e com a direção de propagação.

3 Ondas Eletromagnéticas
As ondas em geral são caracterizadas por um comprimento de onda (). O comprimento de onda é a unidade infinitesimal da onda que se repete com uma determinada freqüência (f) à medida que a onda propaga-se. Luz Vermelha (vácuo) = 0, m f = ciclos/segundo Quanto menor  (maior f) e maior a energia transportada pela onda. Por exemplo para os Raios Gama () f= ciclos/seg  = 0, m

4 Nada é mais rápido do que a Luz
Todas as ondas eletromagnéticas no espaço livre (vácuo) propagam-se com a mesma velocidade c= m/s Da terra à Lua em 1,5 segundos Do Sol á Terra (150 milhões de km) em 8 minutos e 18 segundos

5 LUZ VISÍVEL É o conjunto das ondas eletromagnéticas capazes de sensibilizar nossos órgãos visuais (olhos). O olho humano enxerga ondas eletromagnéticas na faixa de comprimentos de onda entre 430 e 690 nanometros (1nm=0, m).

6 Luzes e Cores Luz branca que vem do Sol é composta do somatório de várias cores. Um prisma a decompõe em suas cores constituintes. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

7 A cor de um objeto Um objeto é constituído de elementos que absorvem ou refletem difusamente determinadas partes da luz visível que ele recebe. É este fato que determina a cor do objeto. A cor do objeto não é uma propriedade física do objeto, ela está relacionada com a luz que o ilumina. A sensação óptica é levada pelo nervo óptico até o cérebro que interpreta-o em termos de cores.

8 Cores Puras Um corpo azul reflete a luz azul e absorve as outras.
Se o objeto absorve toda a radiação incidente sua cor será preta. Se um objeto refletir todas as cores então ele será branco.

9 As cores do Arco-Íris Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente. O arco-íris não existe posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.


Carregar ppt "Luzes e Cores: A visão da Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google