A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),"— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte), Oceano Índico (Leste), Oceano Atlântico (Oeste) e Confluência dos Oceanos Atlântico e Índico (Sul). Além das diversidades culturais, da exuberante fauna e flora, o continente africano é também marcado pelas grandes diferenças sociais entre os países.

2 O continente africano localiza-se na sua grande parte entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio e também é atravessado pela linha do Equador, devido a este fato, o clima é predominantemente Equatorial, com formação da vegetação equatorial (floresta do Congo) e Tropical, com formação das Savanas porém no extremo norte (próximo ao mar Mediterrâneo) e sul do continente africano o clima que predomina é o Temperado.

3 Saara é o maior deserto do mundo, onde o clima é classificado como desértico (árido).
Durante o dia, as temperaturas ficam facilmente acima dos 40ºC, porém a noite as temperaturas despencam para abaixo de 0ºC. A área do deserto do Saara é equivalente três vezes maior que o Brasil.

4 O Subsolo do deserto do Saara é rico em Ferro, Fósforo, Gás Natural e Petróleo. A exploração desses recursos minerais vem provocando inúmeras mudanças no ambiente. A cordilheira do Atlas localizada ao norte do Saara com cerca de 4500m de altitude faz fronteira da África (Marrocos) com o sul da Europa (Espanha).

5 DESERTO DO KALARAHI E NAMÍBIA

6 O monte Kilimandjaro (Neves Eternas) localizado no Quênia, é o ponto mais alto do continente africano com 5895 metros de altitude. Delta do rio Nilo (Egito), maior e o mais importante rio do continente.

7 A rede hidrográfica da África é formada por rios de grande extensão por exemplo, rio Nilo e rio Congo, porém 40% do continente não tem cursos d água. Rio Nilo nasce do encontro de dois outros rios africanos Azul e Branco. O rio Nilo é extremamente importante para agricultura quanto para o abastecimento dos mais de 33 milhões de pessoas que vivem as margens desse rio.

8 Dos 53 países que formam o continente africano, somente dois Seicheles e Maurício estão entre os que apresentam elevado IDH. Africa Saariana (Branca): Formada por Líbia, Tunísia, Mauritânia, Argélia, Egito, Sudão, Marrocos e Saara Ocidental. Sua população é formada por egípcios, berberes, europeus e árabes. A região destaca-se economicamente na produção de petróleo (Egito), Fosfato (Marrocos) e Ferro (Tunísia). Turismo é outra atividade econômica da África Branca.

9 Magreb (Poente): É a região formada por Argélia, Marrocos e Tunísia com um clima temperado devido a proximidade com o oceano, caracterizado por possuir chuvas maiores do que a média do continente favorecendo a produção agrícola e da pecuária.

10 África Subsaariana: Formada por países mais pobres, caracterizados por possuir médio e baixo IDH. A população típica desses países é negra. O país que destaca-se é a África do Sul, que durante muito tempo viveu um regime de segregação racial denominado Apartheid. A África do Sul foi domínio Britânico desde Minoria branca comandava o país.

11 Apartheid (1948), impedia o acesso dos negros à propriedade privada, proibia a participação política, obrigava os negros a viverem em locais especiais (Soweto), sem nenhuma infraestrutura que só podiam sair mediante a apresentação de um passe. Nelson Mandela: Em 1962, o líder do Congresso Nacional Africano (CNA), partido político que lutava contra o apartheid ficou preso até Em 1993, Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz e foi eleito Presidente da África do Sul.


Carregar ppt "ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google