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FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS

2 FEB 1 Aula 1 Apresentação do programa Primeira provocação: Comecemos pelo título da disciplina, o que você acha que significa estudar a FORMAÇÃO ECONÔMICA? Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara Mônica Yukie Kuwahara

3 As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (1)
implica em pensar não apenas nas determinações econômicas, sociais e políticas que geram um acontecimento histórico. Inclui também pensar em TRANSFORMAÇÃO o que significa buscar continuidades e descontinuidades de acontecimentos e suas relações, muitas vezes, conflituosas, dialéticas. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

4 As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (2)
“o registro da formação é a história propriamente dita, aí incluídas suas representações, sejam aquelas que conhecem o processo histórico, sejam as que o ocultam (isto é, as ideologias)” CHAUÍ, 2000, p. 9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

5 Segunda provocação: O Brasil foi descoberto, fundado ou formado? FEB 1
Aula 1 Apresentação do programa Segunda provocação: O Brasil foi descoberto, fundado ou formado? Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara Mônica Yukie Kuwahara

6 FUNDAÇÃO versus FORMAÇÃO
“a fundação se refere a um momento passado imaginário, tido como instante originário que se mantém vivo e presente no curso do tempo, isto é, a fundação visa a algo tido como perene (quase eterno) que traveja e sustenta o curso temporal e lhe dá sentido” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

7 FUNDAÇÃO “A fundação pretende situar-se além do tempo, fora da história (...). Aparece como emanando da sociedade e, simultaneamente, como engendrando essa própria sociedade da qual ela emana. É por isso que estamos nos referindo à fundação como mito.” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

8 O mito fundador O mito pode repetir-se indefinidamente graças a atuação das ideologias que acompanham o movimento histórico da formação. As ideologias “alimentam-se das representações produzidas pela fundação, atualizando-as para adequá-las à nova quadra histórica” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

9 Exemplos de representações da fundação
Brasil é um dom de Deus e da natureza “Deus é brasileiro” “gigante pela própria natureza” Brasil é um país acolhedor para todos que queiram trabalhar “vagabundagem é a mãe da delinqüência e da violência” Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

10 Os desafios de um economista ao se voltar para o passado
A compreensão da realidade, descortinando o véu da ideologia, reconhecendo as transformações, as continuidades e descontinuidades da evolução da economia e da sociedade Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

11 Objetivos da disciplina
Através de análise do período que compreende desde os Grandes Descobrimentos até meados do século XIX, pretende-se identificar e caracterizar as origens da economia e da sociedade do Brasil contemporâneo, em particular a ocupação econômica da Colônia Portuguesa Americana, mantendo a preocupação em evidenciar os vínculos dinâmicos que ligam o desenvolvimento da economia em âmbito mundial às suas manifestações específicas na realidade sócio econômica latino-americana. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

12 Objetivos específicos (1)
Compreender os vínculos entre o desenvolvimento comercial europeu e a colonização latino-americana; Discutir os paralelos entre a colonização portuguesa e a colonização espanhola; Identificar os fundamentos econômicos da ocupação territorial brasileira; Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

13 Objetivos específicos (2)
Analisar a dinâmica da agricultura escravagista exportadora; Analisar a dinâmica da economia escravagista mineira; Analisar a transição para a economia de trabalho assalariado. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

14 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

15 Introdução Apresentação dos autores principais
A Formação dos Estados Ibéricos e a Expansão Marítima Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

16 2. O Mundo Colonial 2.1 A colonização latino americana
2.2 Estabelecimento do Mundo Colonial Português 2.3 A vida e a economia do Brasil Colônia Ocupação efetiva e a empresa agrícola Expansão da colonização ( ) O fim da etapa colonial ( ) Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

17 3. A Era do Liberalismo (1808-1850)
3.1 A transferência da coroa portuguesa e seus efeitos sócio-econômicos 3.2 Os movimentos de Independência na América Latina e o caso brasileiro Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

18 4. "O império escravocrata e a aurora burguesa (1850-1889)"
4.1 Gestação da economia cafeeira 4.2 O problema da mão-de-obra 4.3 A imigração européia Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

19 BIBLIOGRAFIA BÁSICA (OBRIGATÓRIA)
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 22ed. São paulo: Nacional, 1987. PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2002. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

20 Bibliografia complementar
Favor consultar programa oficial da disciplina no site da universidade A cada encontro, apresentam-se Leituras Recomendadas sobre os temas tratados ao longo da aula Estas leituras recomendadas compõem parte do sistema de avaliação a ser descrito adiante Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

21 Critérios e formas de avaliação

22 Habilidades e competências buscadas
Entre as habilidades e competências necessárias para a aprovação está: a capacidade de elaborar textos históricos com consistência lógica, a capacidade de estabelecer conexões teóricas e históricas intra e inter disciplinas e temas e a capacidade de expressar e defender, oralmente, um argumento lógico. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

23 Formas Gerais – semestre de licença maternidade
A aferição de conhecimento utiliza-se de provas dissertativas individuais, testes objetivos, análise de relatórios de leitura, debates e dramatização sobre temas específicos. Média final de aproveitamento (P1 x 0,3) + (P2 x 0,3) + (P3 x 0,2) + (D x 0,2) + R Sendo P1 a primeira prova, P2 a segunda prova e a P3 a prova final, provavelmente a ser ministrada pelo professor substituto, D a dramatização e R corresponde à nota por participação onde 0  R  1,0 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

24 As provas (80%) Serão duas provas individuais, cada uma valendo 40% da média final ou no caso específico do 2 sem 05, três provas. Apresentam-se frases falsas e verdadeiras. O aluno é desafiado a identificar as falsas e justificar sua escolha de forma dissertativa Haverá uma prova que compreende todo o conteúdo programático e que substitui o pior resultado em prova individual – a chamada SUB Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

25 Sobre a SUB Trata-se de concessão válida para qualquer aluno que perdeu uma prova O resultado corresponde ao peso estabelecido à prova perdida Uma vez que será aplicada em data posterior à da prova final oficial e por ser uma concessão, não se garante ao aluno saber o resultado da prova final oficial antes da SUB Tem a forma das provas da ANPEC – uma alternativa equivocadamente assinalada invalida uma corretamente assinalada Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

26 A dramatização (20%) A atividade está dividida em três etapas:
1. A partir da leitura de um texto básico sobre o tema, a sala é dividida em grupos, sendo que cada grupo assumirá o papel de um dos atores políticos envolvidos no fato relatado. 2. Cada grupo organizará argumentos, lançando mão de pesquisa adicional, para defender o ponto de vista do ator que representa, apresentando um “roteiro” destes argumentos que será alvo de avaliação, compondo a nota de participação. 3. Em data a ser estipulada, os alunos se encontram para dramatizar o confronto entre os diversos atores, sendo avaliados pelos pares e pela professora de acordo com o conteúdo apresentado e o grau de persuasão. As notas são atribuídas individualmente pelos membros do grupo a partir de uma nota máxima atribuída pela professora a equipe. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

27 Aferindo a participação: Relatórios de leituras e Debates (1)
Relatórios de Leitura e Debates são atividades de participação que poderão significar acréscimos na média final. A cada aula são apresentadas Leituras Recomendadas Em 3 datas previamente marcadas, os alunos podem entregar uma resenha crítica (de no máximo 5 páginas) de UMA das obras citadas nestas Leituras recomendadas nas aulas anteriores (Leituras ALÉM das obrigatórias) Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

28 Aferindo a participação: Relatórios de leituras e Debates (2)
Cada resenha crítica entregue pode contribuir para 0,2 pontos na média. A análise crítica do texto indicado também poderá ser apresentada de forma oral nas datas marcadas por até 5 estudantes em cada ocasião. A apresentação oral dos argumentos é voluntária e permite um acréscimo de até 0,2 pontos na média. Os critérios para apresentação escrita das resenhas encontram-se no item “resenhas” da página de atividades da disciplina (rodapé da página) Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

29 Aferindo a participação: Testes surpresas
A leitura dos textos básicos concomitante ao andamento das aulas é aconselhável e também será alvo de uma possível pontuação “extra”. Neste sentido, estão previstos alguns testes surpresa, em data não definida previamente, quando o conteúdo desenvolvido até o momento seja alvo de avaliação. Cada teste poderá contribuir até 0,10 pontos na média, sendo previstos ao menos dois testes. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

30 E aí? Gostaram! Até a próxima Bom semestre para todos nós!!
Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara

31 Leitura Recomendada CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara


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