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A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Me. Vânia Oliveira Antunes CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Santa Maria - RS
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Segmentação = ato ou efeito de fragmentar/segmentar
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO Segmentação = ato ou efeito de fragmentar/segmentar PODEMOS CONCEBEMOS ESTÁ FRAGMENTAÇÃO DE DUAS FORMAS: FREGMENTAR PARA ENTENDER - PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO FREGMENTAR PARA FOCAR – PERCEPÇÃO MERCADOLÓGICA
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A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO 1972 – COHEN – PARA ENTENDER O TURISTA – SEGMENTOU-OS EM: MASSA INDIVIDUAL; MASSA ORGANIZADA; EXPLORADORES; “PERAMBULANTES” MESMO ANO ( 1972) WAHAB (EXPERT EGIPCIO) – SEGMENTOU AS FORMAS DE TURISMO BARRETO & REJOWSKI, 2008
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO LUXO CLASSE MÉDIO SOCIAL CLASSE SOCIAL NRO DE PESSOAS INDIVIDUAL GRUPO MASCULINO FEMININO TURISMO OBJETIVO DA VIAGEM GÊNERO RECREACIONAL CULTURAL SAÚDE ESPORTIVO CONGRESSOS IDADE DO TURISTA MEIO DE TRANSPORTE LOCALIZAÇÃO JOVEM ADULTO TERRESTRE AÉREO FLUVIAL MARÍTIMO LOCAL REGIONAL INTERNACIONAL BARRETO & REJOWSKI, 2008
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO 1976 – PESQUISADOR ESPANHOL ARILLAGA CLASSIFICOU O TURISMO: POR SUA NATUREZA – RECEPTIVO OU EMISSIVO PELA NACIONALIDADE DO TURISTA – NACIONAL, ESTRANGEIRO PELO VOLUME – MINORIAS OU DE MASSA MOTIVAÇÃO – DEVIDINDO O TURISMO PELA DEMANDA – MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS VIAJAM – TURISMO DE LAZER, TURISMO DE NEGÓCIOS, TURISMO DE EVENTOS. BARRETO & REJOWSKI, 2008
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO COMPLEMENTARIAMENTE, OS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS ALICADAS, EM ESPECIAL OS ESTUDOS DA MERCADOLOGIA ( MARKETING), DETINHAM-SE EM PERCEBER ESTES TIPOS COMO ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS.
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FREGMENTAR PARA FOCAR – PERCEPÇÃO MERCADOLÓGICA
O FUNDAMENTO DO SEGMENTO BASEIA-SE NA IDÉIA DE QUE UM PRODUTO NÃO PODE SATISFAZER AS NECESSIDADES DE TODOS OS CONSUMIDORES. 1956 – SMITH – publica no Journal of Marketing , um artigo que vê a Segmentação como condição primordial no sucesso das empresas. SEGMENTAÇÃO É BASEADA EM DESDOBRAMENTOS DA OFERTA DE MERCADO E REPRESENTA UM AJUSTE RACIONAL E PRECISO DO PRODUTO, E DO ESFORÇO MERCADOLÓGICO ÀS EXIGÊNCIAS DO CONSUMO LOPES, 2008
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SEGMENTAR TEM COMO FINALIDADE CONCENTRAR ESFORÇOS DE MARKETING.
FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO SEGMENTAR TEM COMO FINALIDADE CONCENTRAR ESFORÇOS DE MARKETING.
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO VANTAGENS: DOMINIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PRODUZIR BENS E SERVIÇOS PREFERIDOS POR CERTAS CLASSES DE COMPRADORES; PROXIMIDADE COM O CONSUMIDOR FINAL; OFERECER SERVIÇOS ALTAMENTE COMPETITIVOS; DISTRIBUIÇÃO E PUBLICIDADE FOCADA E ADEQUADA PARA O PRODUTO. BARRETO & REJOWSKI, 2008
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TURISMO FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO
Segmentação no Turismo toma a DEMANDA – ou seja o TURISTA Como objeto. Assim sendo, baseia-se no fato de que estes TURISTAS tem gostos e preferências diferenciadas. BARRETO & REJOWSKI, 2008
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO Segundo CHIAS (2007) : Por trás de cada pessoa, há uma série de demandas próprias e Diferentes. COMO CONSUMIDORES NÃO BASTA APENAS O HETEROGÊNIO, EM UM MUNDO DE MUITOS QUEREMOS SER INDIVIDUAIS, ÚNICOS.
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO Momento atual = GLOBALIZADO = COM MERCADOS GLOBALIZADOS EM UM MERCADO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO. É PRECISO ALCANÇAR UM MARKETING DIFERENCIADO QUE CONHEÇA A FUNDO O CONSUMIDOR; BARRETO & REJOWSKI, 2008
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FREGMENTAR PARA ENTENDER
PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO A Organização Mundial do Turismo e Comissão Européia de Turismo realizaram estudo em 2007, o qual determinam uma série de Pré-requisitos para a segmentação efetiva da atividade turística: SEGMENTOS DEVEM SER DISTINTOS E DIFERENCIADOS; DEVE SER POSSÍVEL MEDIR O TAMANHO DO SEGMENTO; ESTIMAR O VALOR DO MERCADO PARA SEGMENTAR; TEM DE SER UM SEGMENTO SUSTENTÁVEL PARA O LOCAL WTO, 2007
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Percepção Mercadológica
FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica CRITÉRIOS: Demográficos; Geográficos; Psicológicos; Econômicos Comportamentais Idade, sexo, educação, Renda; Local de residência Anseios, atitudes, valores Social, de Luxo, popular Tipo de comportamento, informação Procuradas e canais de distribuição ANSARAH, 2008
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Percepção Mercadológica
FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica TRANSPORTE Turismo de Caminhada Ciclo turismo Turismo aéreo Turismo rodoviário Turismo Marítimo Turismo Náutico Turismo Fluvial/Lacustre IDADE Turismo Infantil Turismo juvenil Turismo meia-idade Turismo de Terceira Idade ECONÔMICA Turismo Social Turismo Popular Turismo de Luxo SEGMENTAÇÕES DO TURISMO; TIPO DE GRUPO Turismo Single Turismo de casais Turismo Famílias Turismo de grupo CONDIÇÃO DESTINAÇÃO Turismo praia Turismo montanha Turismo neve Turismo urbano Turismo Rural MOTIVO Turismo aventura Turismo bíblico Turismo cívico Turismo de eventos Turismo de negócios ANSARAH, 2008
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Percepção Mercadológica
FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica TENDÊNCIAS: Expansão da população mundial; Globalização; - Crescimento da cultura GREEN TURISMO Globalização das Viagens Impacto das empresas aéreas de baixo custo Desenvolvimento de novas aeronaves Evolução Tecnológica ANSARAH, 2008
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Percepção Mercadológica
FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica Abre um leque de novas possibilidades: TURISTA QUER: Buscar a saúde e bem estar; Conhecer experimentar o diferente; Viver junto ao outro e a natureza QUER AO MESMO TEMPO UM TURISMO SUSTENTÁVEL ANSARAH, 2008
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Percepção Mercadológica
FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica Ao mesmo tempo – o paradoxo da humanidade, mostra outros Gostos que vem sendo explorados pelos mercados turísticos: TURISMO SEXUAL; TURISMO DE FAVELA E POBREZA; TURISMO MORBITO TURISMO DE GUERRA.
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PAPEL DE GESTORES DESTE NOVO MUNDO/TURISMO;
A NÓS TURISMÓLOGOS PAPEL DE GESTORES DESTE NOVO MUNDO/TURISMO; EMPREENDENDO – LEVANDO O CONHECIMENTO PARA O MERCADO – OS PRESSUPOSTOS DA SUSTENTABILIDADE.
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