A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMASSA Energia alternativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMASSA Energia alternativa."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMASSA Energia alternativa

2 Em um processo chamado fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível, calor por vários processos.

3 As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando estes processos são chamadas de Biomassa.

4 BIOMASSA: Os mais comuns combustíveis da Biomassa são resíduos agrícolas, madeira e plantas como cana-de-açúcar, que são colhidas com o propósito de gerar energia. Entretanto, é possível converter o lixo municipal em combustíveis para o transporte, indústrias e mesmo residências!

5 Já existem milhares de casas e indústrias que utilizam biomassa como energia. De acordo com o Banco Mundial, 50 a 60% da energia nos paises em desenvolvimento vem da biomassa, e metade da população mundial cozinha com madeira.

6 BRASIL: a fermentação e destilação da cana de açúcar está produzindo etanol para mistura com a gasolina.

7 Nos EUA, a mistura etanol-gasolina corresponde a 8% do mercado de combustíveis, enquanto que, no Brasil, 43% dos automóveis são movidos a álcool.

8 BIOGÁS

9 É o gás gerado pelo processo de digestão anaeróbica de biomassa
É o gás gerado pelo processo de digestão anaeróbica de biomassa. Pode ser utilizado no fogão, como combustível, ou para gerar energia elétrica.

10 Esquema de como pode ser obtido o biogás, por um processo de digestão anaeróbica.

11 · dióxido de carbono (CO2): 35% · outros gases (como H2 e H2S): 5%
Composição química: · metano (CH4): 60% volume · dióxido de carbono (CO2): 35% · outros gases (como H2 e H2S): 5%

12 Combustão direta: é a queima do material por aquecimento direto
Combustão direta: é a queima do material por aquecimento direto. Biomassa como madeira, lixo, palha e biogás podem ser queimados para produzir gases quentes ou aquecimento de vapor d'água. É a mais comum e simples técnica de aproveitamento da biomassa.

13 Pirólise: é a degradação térmica por calor na ausência de oxigênio
Pirólise: é a degradação térmica por calor na ausência de oxigênio. Biomassa como madeira, lixo, e outros, são utilizados, e produzem gases, óleo combustível e carvão.

14 Digestão anaeróbica: converte matéria orgânica numa mistura de metano e dióxido de carbono. Misturas de lixo, esgoto, restos de indústrias de alimentos, fezes de animais, e água são colocadas em um tanque de digestão, na ausência de oxigênio.

15 Fermentação alcoólica: álcool combustível é produzido fermentando-se o açúcar da cana e, então, separando-se o álcool da mistura por destilação. Além da cana, trigo, beterraba, batatas, mandioca, papel, cerragem e palha contém açúcar ou celulose, que podem ser convertidos para álcool via fermentação. Fonte: QMCWEB


Carregar ppt "BIOMASSA Energia alternativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google