Carregar apresentação
1
ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)
ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)
2
A VIRTUDE EM ARISTÓTELES
O QUE É SER FELIZ? É POSSÍVEL SER FELIZ EM NOSSA SOCIEDADE? EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE A FELICIDADE, A JUSTIÇA E A BONDADE?
3
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
MORAL: ALGO CONSTITUTIVO DA VIDA SOCIAL AVALIAÇÃO ACERCA DOS COSTUMES PARA ACEITAR OU REPROVAR NÃO SE PODE PENSAR A VIDA SOCIAL SEM A PRESENÇA DE REGRAS DE CONDUTA
4
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL PARA A CULTURA OCIDENTAL: DEUTERONÔMIO (segunda lei) DE MOISÉS (SÉC. V a. C.) DÉCALOGO OU DEZ MANDAMENTOS CULTURA OCIDENTAL – PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DA MORALIDADE Filosofia Consuelo
5
WILSON
7
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
TRADIÇÃO CRISTÃ: SERMÃO DA MONTANHA EVANGELHO DE MATEUS: 3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; MEDIANEIRA WILSON
8
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
2º MOMENTO: MEDITAÇÃO GREGA DELIMITAÇÃO DA VIDA HUMANA ÉTICA: ELABORAÇÃO TEÓRICA QUE SE DIRIGE À CONCEITUAÇÃO DA MORALIDADE SÓCRATES / PLATÃO ARISTÓTELES – FUNDADOR DA DISCIPLINA TEÓRICA ÉTICA MEDIANEIRA WILSON
9
ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)
ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I) MEDIANEIRA WILSON
10
ÉTICA CIÊNCIA DA CONDUTA; PARTE DA FILOSOFIA PRÁTICA QUE TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA MORAL; PRINCÍPIOS; REFLEXÃO SOBRE AS RAZÕES DE SE DESEJAR A JUSTIÇA E A HARMONIA E SOBRE OS MEIOS DE ALCANÇÁ-LAS MORAL: CONSTRUÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRESCRIÇÕES DESTINADAS A ASSEGURAR UMA VIDA EM COMUM JUSTA E HARMONIOSA MEDIANEIRA WILSON
11
ÉTICA A NICÔMACO DISTINÇÃO DA TRADIÇÃO JUDAICA
ARISTÓTELES: A VIRTUDE EXIGE PRÉ-REQUISITOS; NÃO É OBRIGATÓRIA, É UMA CONQUISTA, UMA AQUISIÇÃO QUE NÃO É DADA A TODOS A VIRTUDE ESTÁ SSOCIADA AO SABER, À CULTURA MEDIANEIRA WILSON
12
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
CRISTIANISMO: APROXIMAÇÃO DA TRADIÇÃO GREGA E JUDAICA ÉTICA DE SALVAÇÃO: IDADE MÉDIA CONQUISTA DA VIRTUDE NA TERRA SERIA UM REQUISITO ESSENCIAL À OBTENÇÃO DA PAZ INTERIOR APÓS A MORTE MEDIANEIRA WILSON
13
PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO
ÉTICA SOCIAL: MODERNIDADE / PROTESTANTISMO / SEM MEDIAÇÕES ÉTICA DO DEVER: KANT / SOLUÇÃO RACIONAL ÉTICA ECLÉTICA ÉTICA DOS FINS ABSOLUTOS ÉTICA DE RESPONSABILIDADE MEDIANEIRA WILSON
14
ARISTÓTELES 384/383 – ESTAGIRA (FRONTEIRA COM A MACEDÔNIA)
PAI MÉDICO (NICÔMACO) AOS 18 ANOS VIAJOU PARA ATENAS E INGRESSOU NA ACADEMIA DE PLATÃO PERMANECEU DURANTE 20 ANOS MEDIANEIRA WILSON
15
MEDIANEIRA WILSON
16
ARISTÓTELES 342/343 – PRECEPTOR DE ALEXANDRE
335/334 – VOLTA A ATENAS E FUNDA UMA ESCOLA – O “LICEU” MINISTRAVA SEUS ENSINAMENTOS PASSEANDO PELAS VEREDAS DOS JARDINS PERÍPATOS (PASSEIO) PERIPATÉTICOS MEDIANEIRA WILSON
17
ARISTÓTELES 323 – MORTE DE ALEXANDRE REAÇÃO ANTIMACEDÔNICA
ABANDONOU ATENAS – “PARA EVITAR QUE UM NOVO CRIME FOSSE COMETIDO CONTRA A FILOSOFIA” MORREU EM 322 a. C. MEDIANEIRA WILSON
18
ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I
ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO INDIVÍDUO – ÉTICA ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO PARTE DE UMA SOCIEDADE - POLÍTICA MEDIANEIRA WILSON
19
ÉTICA A NICÔMACO Livro I: Finalismo das ações: tudo visa a obtenção de um bem. Pergunta-se então o que é bem ou bom; de qual ciência o sumo Bem é objeto? O bem é identificado como eudaimonia (felicidade). Há dois tipos de virtudes: as virtudes éticas (nascem do hábito) e as virtudes dianoéticas (próprias da inteligência); MEDIANEIRA WILSON
20
ÉTICA A NICÔMACO O Livro I especificamente se divide em treze capítulos. Os três primeiros tratam do objeto e do método da obra / introdução a todo o tratado Capítulos 4 e 12, o filósofo indaga da essência ou das diversas acepções que receberam as noções de “bem supremo” e “felicidade” Nos capítulos 2 e 3, ele menciona três tipos principais de explicação: a opinião da massa, a opinião do político e, finalmente, a visão do filósofo O livro se “conclui”, portanto, com o capítulo 13, que analisa o conceito de virtude e as divisões da alma MEDIANEIRA WILSON
21
O SUPREMO BEM O QUE É A FELICIDADE? (EUDAIMONÍA)
AÇÃO HUMANA – FIM / BEM CONJUNTO DAS AÇÕES HUMANAS – FIM ÚLTIMO / SUPREMO BEM (FELICIDADE) O QUE É A FELICIDADE? (EUDAIMONÍA) MEDIANEIRA WILSON
22
O SUPREMO BEM CAPÍTULO 1: OS BENS VARIAM;
PARA CADA SER DEVE HAVER UM BEM, CONFORME A NATUREZA OU A ESSÊNCIA DO RESPECTIVO SER; CADA SUBSTÂNCIA TEM O SEU SER E BUSCA O SEU BEM; BENS CONCRETOS; MEDIANEIRA WILSON
23
O SUPREMO BEM CAPÍTULO 2 ÉTICA ARISTOTÉLICA: FINALISTA OU EUDEMONISTA
MARCADA PELOS FINS QUE O HOMEM DEVE ALCANÇAR PARA ATINGIR A FELICIDADE MEDIANEIRA WILSON
24
O SUPREMO BEM CAPÍTULO 4 O MAIS ALTO DE TODOS OS BENS: FELICIDADE
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FELICIDADE MEDIANEIRA WILSON
25
O SUPREMO BEM 1. PRAZER E GOZO; VIDA DIGNA DE ANIMAIS; ESCRAVOS
2. HONRA (SUCESSO); DEPENDE DE QUEM A CONFERE 3. JUNTAR RIQUEZAS; MEIO PARA OUTRAS COISAS MEDIANEIRA WILSON
26
MEDIANEIRA WILSON
27
MEDIANEIRA WILSON
28
O SUPREMO BEM ÉTICA TELEOLÓGICA: (TELOS – FIM, FINALIDADE E LOGOS – TEORIA, CIÊNCIA) Tanto os múltiplos seres existentes, quanto o universo como um todo direcionam-se em última instância a uma finalidade MEDIANEIRA WILSON
29
O SUPREMO BEM HIERARQUIA DE BENS:
Bens relativos e intrínsecos ao homem Os relativos são aqueles necessários para a vida cotidiana (bens materiais, prazeres vitais, etc.). Estes mudam constantemente, pois sempre desejam outros e maiores. Bens intrínsecos, não visam outros porque eles são auto-suficientes, ou seja, os bens intrínsecos são bens supremos. MEDIANEIRA WILSON
30
MEDIANEIRA WILSON
31
MEDIANEIRA WILSON
32
O SUPREMO BEM O BEM SUPREMO REALIZÁVEL PELO HOMEM CONSISTE EM APERFEIÇOAR-SE ENQUANTO HOMEM CONSISTE NA ATIVIDADE QUE DIFERENCIA O HOMEM DE TODAS AS OUTRAS COISAS MEDIANEIRA WILSON
33
O SUPREMO BEM A ATIVIDADE DA RAZÃO
O HOMEM QUE QUER VIVER BEM DEVE VIVER SEMPRE SEGUNDO A RAZÃO ARISTÓTELES PROCLAMA OS VALORES DA ALMA COMO VALORES SUPREMOS RECONHECE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DOS BENS MATERIAIS MEDIANEIRA WILSON
34
O SUPREMO BEM O que faz a marca específica do homem é o pensamento e a razão que o segue. É a atividade intelectual. Nesta encontra-se a fonte principal das alegrias do homem, ou seja, a fonte donde provém a verdadeira felicidade. Com efeito, a felicidade do homem consiste no aperfeiçoamento da atividade que lhe é própria, ou seja, na atividade segundo a razão. O homem deve, então, subordinar o sensível ao racional. A subordinação da atividade sensível à atividade racional se impõe. É o preço da felicidade humana e a condição da moral humana. Portanto, para ser feliz, o homem deve viver pela inteligência e segundo a inteligência (Nodari, 1997, p. 390). MEDIANEIRA WILSON
35
MEDIANEIRA WILSON
36
MEDIANEIRA WILSON
37
MEDIANEIRA WILSON
38
JUSTO MEIO VIRTUDE: REPETIÇÃO DE UMA SÉRIE DE ATOS SUCESSIVOS / HÁBITO
OS IMPULSOS, AS PAIXÕES E OS SENTIMENTOS TENDEM AO EXCESSO OU À FALTA A RAZÃO DEVE IMPOR A “JUSTA MEDIDA”, O “JUSTO MEIO” ENTRE OS DOIS EXCESSOS MEDIANEIRA WILSON
39
JUSTO MEIO VITÓRIA DA RAZÃO SOBRE OS INSTINTOS
JUSTIÇA: A MAIS IMPORTANTE DAS VIRTUDES “NA JUSTIÇA ESTÁ ABARCADA TODA VIRTUDE” MEDIANEIRA WILSON
40
ATIVIDADES É POSSÍVEL SER VIRTUOSO EM NOSSOS DIAS SEGUINDO OS PRECEITOS DE ARISTÓTELES? A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES O QUE DEVEMOS FAZER PARA SERMOS FELIZES? MEDIANEIRA WILSON
41
ATIVIDADES 3. EM QUE CONSISTE A VIRTUDE PARA ARISTÓTELES?
4. APRESENTE EXEMPLOS DE SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ E/OU ALGUÉM QUE CONHEÇA AGIU DE FORMA VIRTUOSA DE ACORDO COM A VIRTUDE EM ARISTÓTELES. MEDIANEIRA WILSON
42
ATIVIDADES 5. EXPLIQUE POR QUE, SEGUNDO ARISTÓTES, A VIRTUDE MORAL NÃO SURGE EM NÓS POR NATUREZA. MEDIANEIRA WILSON
43
QUADRO DAS VIRTUDES MORAIS
Sentimento ou paixão (por natureza) Situação em que o sentimento ou a paixão são suscitados Vício (excesso) (por deliberação/ escolha) Vício (falta) Virtude (justo meio) Prazeres Tocar, ter ingerir Ibertinagem Insensibilidade Temperança Medo Perigo, dor Covardia Temeridade Coragem Confiança Riqueza Dinheiro, bens Prodigalidade Avareza Liberalidade Fama Opinião alheia Vaidade Humildade Magnificência Honra Vulgaridade Vileza Respeito próprio Cólera Relação com os outros Irascibilidade Indiferença Gentileza Convívio Zombaria Grosseria Agudeza de espírito Conceder prazer Condescendência Tédio Amizade Vergonha Relação de si com outros Sem-vergonhice Timidez Modéstia Sobre a boa sorte de alguém Relação dos outros consigo Inveja Malevolêcia Justa apreciação Sobre a má sorte Malevolência Justa indignação MEDIANEIRA WILSON CHAUÍ, Marilena de Souza. Introdução à história da filosofia:dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.