A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:"— Transcrição da apresentação:

1 Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar

2 Professor: Vicente Ferreira
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL Professor: Vicente Ferreira

3 FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL
A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç Os castelos medievais representavam poder e segurança EUROPA

4 Na Idade Média, a Igreja dominava o cenário religioso
A arte e a educação medieval também foram fortemente marcados pela religiosidade da época. Sua primeira fase se dá entre os séculos II e o século VIII. Esta fase é chamada de patrística Patrística Representa o pensamento filosófico dos primeiros séculos. O sistema de doutrinas elaboradas pelos padres da igreja, que defendiam as “verdades” da fé cristã contra os hereges.

5 Apologética Discurso argumentativa em defesa da fé cristã, comprovada pela razão, contra seus opositores. + RAZÃO Como defesa fundamentada da fé, a Apologética está para a Teologia como a Filosofia está para as Ciências Humanas.

6 A questão chave do pensamento escolástico, é
A Escolástica linha dentro da filosofia medieval, Vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média. A questão chave do pensamento escolástico, é conciliar elementos da filosofia de Platão ou de Aristóteles com valores de ordem espiritual. Surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, porém de modo racional, buscando harmonia de duas esferas: a fé e a razão. Dai o surgimento das escolas, onde os professores eram chamados de mestres escolásticos. &

7 Nascido em 354, Santo Aurélio Agostinho é considerado um filósofo neoplatonista, bispo de Hipona
conciliava elementos da filosofia de Platão com valores de ordem espiritual Agostinho defende uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta venha restaurar a condição decaída da razão humana Defende a posição de que a última palavra deveria estar na revelação, porém é a razão que norteia a fé e lhe dá coerência.

8 Santo Tomás de Aquino nasceu na Itália em 1225
Santo Tomás de Aquino nasceu na Itália em Seus estudos eram fundamentados pela filosofia aristotélica. Ele parte de Aristóteles para organizar os ramos do conhecimento num sistema completo. Tomás de Aquino introduz elementos da filosofia de Aristóteles no pensamento da igreja,sobretudo, no movimento escolástico, Tomás de Aquino defende uma certa autonomia da razão na obtenção de respostas, por força da inovação do aristotelismo, apesar de em nenhum momento negar tal subordinação da razão à fé.

9 Você agora esta diante de uma nova realidade a partir da Idade Medieval e a atividade filosófica desse período. Tal realidade pode ser chamada de A filosofia a partir do Pensamento Teológico Cristão. É fundamental que você tenha elementos básicos sobre o caráter diferenciado da filosofia cristã em relação à filosofia clássica nascida na Grécia. Saber perceber as diferenças o permitirá aprofundar as razões para a Revolução do pensamento a partir do Século XVI.

10 Referências bibliográficas
RODRIGUES PAULINO,Itamar. Apostila de Filosofia do Unicanto. Brasília.ed.Exato.Organizador.

11 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados
Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: / COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).


Carregar ppt "Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google