A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos da comunicação midiática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos da comunicação midiática"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos da comunicação midiática
-Estudos específicos sobre o fazer comunicativo, ou sobre os meios de comunicação, datam do início do século XX. São contemporâneos das profundas mudanças que atingiram esse domínio, referentes ao desenvolvimento da técnica, institucionalização e profissionalização das práticas, novas configurações espaço-temporais que se estabelecem no âmbito da nova realidade comunicativa. Intesificação das práticas comunicativas = maior necessidade de conhecimento “Os estudos sobre a comunicação tanto foram provocados pela chegada dos novos meios, como foram também, e sobretudo, demandados por uma sociedade que necessitava usar melhor a comunicação para a consecução de seus projetos” (FRANÇA, 2001, p.52-53). Contexto : consolidação do capitalismo indutrial, instalação da sociedade de consumo, divisão política do globo entre capitalismo e comunismo.

2 Estudos da comunicação – panorama teórico
Estudos sobre a mídia impressa Mass communication research (EUA, perspectiva pragmática e positivista) Escola de Chicago (interacionismo simbólico) Teoria crítica ou Escola de Frankfurt (Europa) Semiologia, perspectiva estruturalista

3 Estudos da comunicação – perspectivas
Processos comunicacionais e midiáticos Estudo de meios Economia política dos meios de comunicação Processos de produção Práticas da comunicação Interpretação de produtos Recepção, usos e apropriações

4 Estudos da comunicação – perspectivas
Comunicação em interface Comunicação e cultura Comunicação e arte Comunicação e educação Comunicação e política Comunicação e saúde Comunicação e meio ambiente Comunicação e ciência Comunicação e cidadania, etc...

5 Estudos da comunicação – perspectivas
Suporte Cinema Audiovisual Televisão Rádio Jornal impresso/ revista HQ Games Internet Novas tecnologias

6 Estudos da comunicação – perspectivas
Eixos teórico-metodológicos Teoria e epistemologia da comunicação Sociabilidade, subjetividade e comunicação Mídia e identidades/representações Estudos do jornalismo Publicidade e propaganda Cibercultura

7 Divisões temáticas e Grupos de Pesquisa INTERCOM
DT 1 – Jornalismo GP Gêneros Jornalísticos GP História do Jornalismo GP Jornalismo Impresso GP Teoria do Jornalismo GP Telejornalismo DT 2 – Publicidade e Propaganda GP Publicidade - Epistemologia e Linguagem GP Publicidade - Marcas e Estratégias GP Publicidade - Propaganda política DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional GP RP e Comunicação Organizacional DT 4 – Comunicação Audiovisual GP Cinema GP Ficção Seriada GP Fotografia GP Rádio e Mídia Sonora GP Televisão e Vídeo

8 Divisões temáticas e Grupos de Pesquisa INTERCOM
DT 5 – Multimídia GP Cibercultura GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas DT 6 – Interfaces Comunicacionais GP Comunicação e Culturas Urbanas GP Comunicação e Educação GP Comunicação e Esporte GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade GP Produção Editorial DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local GP Comunicação para a Cidadania GP Geografias da Comunicação GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina DT 8 – Estudos Interdisciplinares GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura GP Políticas e Estratégias de Comunicação GP Folkcomunicação GP Semiótica da Comunicação GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade GP Teorias da Comunicação


Carregar ppt "Estudos da comunicação midiática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google