Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A profissão de contador
Pode-se afirmar, sem dúvida, de que profissão de contador no Brasil é uma das mais procuradas e mais bem remuneradas.
2
A profissão de contador
Alguns postos de trabalhos que são dos contadores: - Contador autônomo (auditor, perito, avaliador de empresas, responsável pela contabilidade de empresas, analista de balanços, etc... - Contador vinculado a uma empresa: contador de custos, auditor interno, controller, contador financeiro, contador gerencial, etc...
3
A profissão de contador
Contador na área pública: fiscal de tributos(federal, estadual, municipal); contador de órgãos públicos(prefeituras, autarquias, etc... - Contador na área do ensino: professor, pesquisador, parecerista, produtor literário de contabilidade.
4
A profissão de contador
Como chegar lá! ! Exigências legais: Ser Bacharel em Ciências Contábeis; Ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC; Estar registrado no CRC de um dos Estado da federação.
5
“ a contabilidade não pode ser entendida como um fim em sí mesma.”
O Método contábil “ a contabilidade não pode ser entendida como um fim em sí mesma.” Existem limitações no método contábil. A contabilidade só é capaz de captar e registrar, normalmente eventos mensuráveis em moeda quando sabemos que, em quase todas as decisões muitos outros elementos não quantitativos devem ser levados em conta.
6
O método contábil - embora os estudos tenham evoluído, existem muitas dúvidas quanto aos princípios, convenções e normas de contabilidade, procedimentos de avaliação e a unificação da terminologia. - O resultado dessas divergências (ou limitações), é que os relatórios contábeis não expressam a realidade do patrimônio, dificultando também a análise comparativa com outros patrimônios.
7
MAS A CONTABILIDADE É UM INSTRUMENTO INSUBSTITUÍVEL
O método contábil A contabilidade é um modelo, o que por definição representa simplificações da realidade. Mesmo que os relatórios contábeis estejam exatos matematicamente, (somas, cálculos), que vão até aos centavos, a contabilidade poderá retratar algo desfocado da realidade empresarial. MAS A CONTABILIDADE É UM INSTRUMENTO INSUBSTITUÍVEL
8
O MÉTODO CONTÁBIL Sua maior limitação está no fato do balanço patrimonial não representar o valor de mercado da empresa. O importante é conhecer bem o grau de limitação inerente ao método para não iludirmos os usuários.
9
O método contábil Alguns eventos que tem melhorado a qualidade das informações contábeis: Exame de Suficiência e outros de atualização; partir de 1976(lei 6404/76), começa a desvinculação da contabilidade financeira da contabilidade para arrecadação tributária; Introdução de modificações pela lei 11638/07 e 11941/08, separando automaticamente a ligação da contabilidade com as normas tributárias.
10
O método contábil Com a criação do Comitê de Pronunciamentos(CPC) e outras ações, tem início uma nova era, sob a orientação das normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board(IASB).
11
O método contábil Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Constituido por vários órgãos governamentais e profissionais, esse COMITÊ produz pronunciamentos, interpretações e orientações aos contadores, a partir das Normas Internacionais de Contabilidade(NICs)
12
O método contábil O CPC, apresenta os documentos (pronunciamentos) produzidos aos órgãos reguladores contábeis brasileiros, que após a sua discussão em conselhos, os tornam obrigatórios no âmbito de cada um. Com isso, o Brasil passa, a partir de 2010 ter suas Normas Contábeis, totalmente de acordo com as normas do IASB.
13
Entidade contábil Um dos principais princípios(postulado) contábeis é o da ENTIDADE. - Com base nele, a contabilidade deve tratar a pessoa jurídica da empresa como distinta das pessoas físicas e/ou jurídicas de seus proprietários, quando ela for o objeto dos relatórios contábeis.
14
Entidade contábil Representação de um patrimônio.
Podemos conceituar inicialmente o PATRIMÔNIO, como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
15
Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio.
Por meio do Balanço Patrimonial, que é uma das mais importantes demonstrações contábeis, podemos analisar ou apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade, em determinado momento, dentro de certas regras.
16
Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio.
O patrimônio está dividido, na linguagem contábil em: ATIVO (Bens e Direitos); PASSIVO (Obrigações com terceiros) e PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Obrigações com os sócios).
17
Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio.
A título ilustrativo, transcrevemos, a seguir um balanço patrimonial, reduzido a uma expressão simplificada:
18
Entidade contábil Alfenas S/A Balanço Patrimonial em 31.12.2010
ATIVO PASSIVO Caixa , Contas a Pagar ,00 Bancos , Fornecedores ,00 Contas a Receber , ,00 Estoques Materiais , PATRIMÔNIO LÍQUIDO Terrenos , Capital Social ,00 Veículos , Reservas ,00 10.000, ,00 Total , Total ,00
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.