A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas

2 As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre. Por vezes, embora raras, são constituídas por um só mineral.

3 rocha (segundo Maria Heloisa) é definida como um corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formado por aglomerações de um ou mais minerais, arranjados segundo as condições de temperatura e pressão existentes durante sua formação. As rochas são agrupadas, de acordo com a sua formação, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas (ignis=fogo), sedimentares e metamórficas.

4 Mineral Elementos ou compostos químicos; Composição definida;
Cristalinos; Inorgânicos; Formados por processos naturais.

5 Elementos nativos Ocorrem no estado elementar (Prata, ouro, enxofre, cobre,.....) ou como ligas naturais; Metais, semi-metais (As), não-metais (C,S)

6 Sulfetos combinação de um elemento metálico ou semi-metálico com S
Esfarelita (ZnS) Calcopirita (CuFeS2) Galena (PbS) Pirita (FeS2) Molibdenita (MoS2)

7 Óxidos e hidróxidos Cassiterita Combinação de oxigênio com um ou mais elementos metálicos Cassiterita (SnO2) Espinélio (MgAl2O4) Gibsita Al(OH)3 Hematita (Fe2O3) Magnetita (Fe3O4) Combinação com (OH-) Goethita (FeO(OH)

8 Apresenta forte magnetismo.
Magnetita (Fe3O4) É um mineral comum que ocorre nas rochas ígneas, metamórficas de contato, em depósitos hidrotermais e em areias de rios. Freqüentemente transforma-se em hematita e limonita. Apresenta forte magnetismo. Do ponto de vista agronômico, aparece freqüentemente como constituinte mineralógico da fração arenosa do solo.

9 Hematita (Fe2O3) Abundante nas rochas sedimentares e metamórficas. Nas rochas ígneas é acessório. É freqüente sua associação com a magnetita e limonita. Forma-se em solos tropicais com temperatura alta e pH baixo. Ocorre como pigmento vermelho comum nos sedimentos, solos, etc. É o principal minério de ferro.

10 Halita (NaCl) Ocorre em depósitos sedimentares precipitados por evaporação de água salgada (evaporitos), em associação com outros sais e componentes de depósitos de areias e argilas. Os principais usos são como sal de cozinha e como fonte de cloro e sódio para a indústria química.

11 Carbonatos Combinação de cátions bivalentes com:
o complexo aniônico (CO3)2- Cerussita (PbCO3) Magnesita (MgCO3) Smithsonita (ZnCO3) Siderita (FeCO3) Calcita (CaCO3) Dolomita (CaMg(CO3)2)

12 Uma rocha representativa do grupo dos minério calcita
Calcita (CaCO3) É um dos minerais mais comuns, sendo o principal constituinte mineralógico dos calcários e mármores puros. Ocorre, também em arenitos, preenchendo cavidades nas rochas ígneas e como depósitos de fontes termais. Uma rocha representativa do grupo dos minério calcita Calcários: Usos: Indústria agrícola (como corretivo de solo Indústria do cimento, indústria química, pedras ornamentais (mármores), instrumentos óticos.

13 Dolomita (CaMg(CO3)2) É um carbonato comum. Freqüêntemente associa-se a calcita. Pode originar-se a partir da calcita pela influência de soluções magnesianas. É o principal componente mineralógico dos calcários e mármores magnesianos. Em depósitos hidrotermais, é comum sua associação com sulfetos.

14 Como diferenciar a Calcita (CaCO3) da Dolomita (CaMg(CO3)2
Uso do HCl concentrado A calcita reage com HCl a frio havendo o despreendimento de CO2, conforme a reação abaixo: CaCO3 + HCl CaCl2 + H2O + CO2

15 GIPSITA: CaSO4.2H2O É um sulfato de cálcio hidratado.
É um mineral comum, encontrado principalmente em camadas sedimentares, geralmente estratificadas com calcários e folhelhos. É um sulfato de cálcio hidratado. Do ponto de vista agronômico é fonte de Ca e S para as plantas Usado principalmente para a produção de gesso e na produção de cimentos.

16 Minerais – Silicatos Grupo da Serpentina Antigorita e Crisótilo
Minerais do grupo das argilas Caulinita,Esmectita , Montmorillonita, Ilita, Talco, Pirofilita Grupo das micas Moscovita, Flogopita, Biotita, Lepidolita, Margarita Grupo da clorita Apofilita, Prehnita

17  Principais minerais A tabela a seguir mostra os principais constituintes mineralógicos das rochas que integram a crosta: Feldspato ,5% Quartzo ,0% Piroxênios e anfibólios ,8% Micas ,8% Outros ,0%

18 As rochas são agrupadas, de acordo com a sua formação, em três grandes classes:
Magmáticas ou ígneas (ignis=fogo); Metamórficas; Sedimentares.

19 Magmáticas ou ígneas (ignis=fogo); Metamórficas; Sedimentares.

20 Ciclo das rochas

21 As rochas magmáticas Formam-se quando o magma em fusão arrefece e solidifica. Se arrefece rapidamente, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas vulcânicas. Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas plutonicas.

22 O Basalto Exemplo de Rochas vulcânicas :
É uma rocha dura e escura e com pequenos minerais cristalizados. A região de terra vermelha do norte do Paraná, e´região de derrame vulcânico. O basalto também é encontrado em pequenas porções em outra parte do território do estado como por exemplo na região de Rio Branco

23 Granito Exemplo de Rochas plutónicas:
É uma rocha dura, heterogénea, com minerais cristalizados visíveis à vista desarmada, com cores e tamanhos diferentes de quartzo, feldspato e, por vezes micas. Granito

24 Rochas Sedimentares As rochas sedimentares resultam da cimentação dos depósitos de detritos oriundos da desagregação das rochas pré-existentes que sofreram alteração física ou química, por ação de agentes de erosão (chuva, vento, calor, frio, gelo, seres vivos, etc.). Existem 3 tipos de rochas sedimentares: Detríticas ( argila, areia, arenito,…) Químicas ( calcário, gesso, sal-gema,…) Biogénicas (carvão, petróleo,…) :

25 Rochas Sedimentares Rochas Sedimentares Detríticas: são formadas a partir de restos de outras rochas, após sofrerem erosão. Ex: areia, arenito, argilito, conglomerado. Rochas Sedimentares Químicas: são formadas a partir da precipitação de substâncias dissolvidas na água. Ex: calcário, gesso, sal-gema. Rochas Sedimentares Biogénicas: são formadas a partir de restos de seres vivos (fósseis). Ex: calcário conquífero, carvão, petróleo.

26 Fases de Formação das Rochas Sedimentares
ALTERAÇÃO da rocha de origem EROSÃO desfragmentarão da rocha de origem TRANSPORTE dos resíduos SEDIMENTAÇÃO dos resíduos DIAGÉNESE: Compactação: as rochas são apertadas Desidratação: as rochas perdem água Cimentação: as rochas são coladas por um cimento natural

27 Rochas Sedimentares – formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;
A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.

28 As rochas sedimentares são caracterizados pela presença de estratificação - que resulta da formação de camadas paralelas e horizontais, pela deposição contínua de partículas no fundo de um oceano, de um lago, de um rio ou numa superfície continental.

29 Calcário - a coloração passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam. É utilizado na construção civil na pavimentação de passeios, produção do cimento e cal, estátuas, etc…

30 Rochas Metamórficas As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais tornam-se instáveis e reagem formando outros minerais.

31 Rochas Metamórficas Há medida que novas camadas de rochas sedimentares vão sendo depositadas umas sobre as outras, as mais antigas são sujeitas à ação de temperaturas e pressões crescentes.

32 Mármore É utilizado no revestimento de paredes, escadas, esculturas…

33 …como as rochas vulcânicas, sofrem erosão, transformando-se em:
Ciclo das Rochas Seres Vivos …como as rochas vulcânicas, sofrem erosão, transformando-se em: Estes fazem trocas com a Biosfera (vide fósseis)... Sedimentos Rochas Magmáticas Vulcânicas Rochas Sedimentares Por erosão superficial, estas rochas afloram e… Por ação do calor e pressão passam a: Rochas Magmáticas Plutónicas Dá-se a ascensão do magma que sobe até à superfície, dando origem a: Rochas Metamórficas … que sofrem fusão e voltam a ser: MAGMA Outro magma, mais viscoso, fica aprisionado no interior da Terra, formando: O magma (rocha derretida) sobe do interior da terra

34 Propriedades das Rochas
Caracterização Petrográfica NBR /92 Densidade , Porosidade e Absorção d` Água NBR 12766/92 Compressão NBR 12666/92 Módulo de Ruptura NBR12763/92 Flexão ASTM C 880/98 Dilatação Térmica Linear NBR 12765/92 Impacto NBR 12764/92 Desgaste Abrasivo NBR 12042/92 Dureza EN 14205/03 Propagação de Ondas Ultrassonicas Longitudinais EN 14579/05 Capilaridade EN 1925/99 Resistência ao Escorregamento EN 14231/03 Resistência nos pontos de ancoragem EN 13364/01


Carregar ppt "Rochas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google