A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber Os tipos ideais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber Os tipos ideais."— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber Os tipos ideais

2 Maximillian Carl Emil Weber Nasceu em Erfurt em 1864 (Alemanha) e morreu em Munique no ano Estudou Direito, História, Filosofia e Sociologia, tornando-se catedrático da Universidade de Heidelberg em Manteve intenso contato com intelectuais criativos da sua época, como Simmel, Tönnies e Lukács. Foi um liberal e nacionalista, participando ativamente dos trabalhos constituintes de Foi um grande inovador na teoria sociológica, especialmente nos estudos da religião e da política. Sua principal obra é a reunião de vários artigos e ensaios em Economia e sociedade, bem como o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo.

3 IDÉIAS BÁSICAS Política e ciência devem seguir caminhos separados, embora exista parcialidade na análise dos sociólogos; O propósito da sociologia é investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade; A ação social é a conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo; o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações o que lhe confere um caráter social. A relação social só é possível quando o sentido das ações é compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada.

4 Sua metodologia é o tipo ideal como um método de reflexão e condena o determinismo histórico.
O indivíduo não pode ser desprezado como unidade de análise, pois gera e faz parte dos significados. O processo histórico difere de sociedade para sociedade, dependendo de suas especificidades, cultura e ações praticadas. A história demonstra o caminho particular de cada sociedade e a sociologia percebe as tendências mais gerais de cada fase do processo hitórico.

5 TIPOS DE AÇÃO SOCIAL Racional em relação aos fins: Estudar para passar de ano. Racional em relação aos valores: viver na clausura como forma de devoção religiosa. Afetiva: presentear um amigo demonstrando-lhe afeto. Tradicional: casar na igreja como forma de manifestar apego a uma tradição.

6 PROCESSO SOCIAL COOPERAÇÃO ACOMODAÇÃO ASSIMILAÇÃO ASSOCIATIVO
COMPETIÇÃO CONFLITO DISSOCIATIVO

7 O TIPO IDEAL Avalia-se as relações sociais de diversas sociedades em um dado contexto histórico, buscando-se tendências que possam fornecer parâmetros para o tipo ideal A partir da fase anterior, cria-se um conceito básico, como um modelo com características bem marcadas Nenhum caso particular irá coincidir totalmente com as características do tipo ideal, mas o analista poderá estabelecer comparações e relações de cada caso prático com o modelo teórico

8 TIPOS IDEAIS DE PODER LEGÍTIMO
Tradicional: Baseado na crença da santidade das ordenações e dos poderes senhoriais há muito existentes; Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade; O tipo que manda é o senhor, o que obedece é o súdito; Exercido pelo patriarca, pelo príncipe patrimonial; Pessoal e ordinário. Carismático: Baseado na devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a revelações, heroísmo, poder intelectual ou de oratória; O tipo que manda é o líder, o que obedece é o apóstolo; Exercido pelo profeta, pelo herói guerreiro, pelo grande demagogo, pelo governante plebiscitário; Pessoal e extraordinário. Racional-legal: Baseado na validade do estatuto legal e na competência funcional, fundada em regras racionalmente criadas. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Quem ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra; O tipo daquele que ordena é o superior, o que obedece é o funcionário; Exercido pelo moderno servidor do Estado e assemelhados; Impessoal e ordinário.

9 EXERCÍCIOS É possível identificar algum tipo de ação social predominante em cada imagem? Qual tipologia de processo social estaria implícito em cada imagem? Qual sentido compartilhado das relações sociais expressas nas imagens? Quais relações possíveis entre diferentes processos sociais na mesma imagem?


Carregar ppt "Max Weber Os tipos ideais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google