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TÍTULO DO TRABALHO1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

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Apresentação em tema: "TÍTULO DO TRABALHO1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS RESULTADOS E DISCUSSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TÍTULO DO TRABALHO1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS RESULTADOS E DISCUSSÃO
NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3; NOME E SOBRENOME DO ORIENTADOR4 1Trabalho de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, etc 2,3Instituição dos autores 4Instituição do orientador autores: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS A Paralisia Cerebral (PC) ou Encefalopatia Crônica não-evolutiva da Infância refere-se a uma condição complexa atribuída a distúrbios não progressivos que ocorrem no desenvolvimento fetal ou no encéfalo imaturo. As desordens motoras na criança portadora de PC são variadas e complexas. Os déficits primários incluem as anormalidades do tônus muscular, prejuízo no balanço e coordenação, diminuição de força e perda do controle de movimentos seletivos, refletindo muitas vezes no aparecimento tardio ou, até mesmo, no não aparecimento de alguns padrões motores maduros. Desta forma, muitas crianças com PC não possuem a habilidade de sentar sem apoio, bem como locomover-se, fazendo com que a cadeira de rodas torne-se o principal meio de mobilidade para elas. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil motor das crianças cadeirantes portadoras de PC que recebem atendimento fisioterapêutico no Centro Universitário Franciscano -UNIFRA. RESULTADOS E DISCUSSÃO A amostra constituiu-se de 13 crianças, das quais 85% apresentavam tônus espástico e 15% distonia. De acordo com a distribuição topográfica do comprometimento motor, as 13 crianças avaliadas apresentavam quadriplegia. Esta condição afeta os quatro membros, sendo que os superiores são mais atingidos, resultando, na maioria das vezes, em uma assimetria de postura e movimento. Onze crianças foram classificadas nos níveis IV e V da GMFCS. Neste sentido, pesquisa recente revelou que os grupos considerados graves (níveis IV e V) foram constituídos, em sua maioria, por crianças quadriplégicas. A gravidade do comprometimento neuromotor evidencia-se, principalmente, na forma de locomoção utilizada pela criança com PC. Assim, o nível IV é atribuído às crianças que utilizam tecnologia assistiva para mover-se, enquanto àquelas do nível V são gravemente limitadas na mobilidade, mesmo com o uso destes recursos. Os resultados obtidos também evidenciaram que 6 participantes apresentavam controle cervical e apenas 4 possuíam controle de tronco. A totalidade das crianças avaliadas nesta pesquisa apresentava alterações posturais, destacando–se a escoliose. De fato, há relatos de que a escoliose ocorre em 25% de todas as crianças portadoras de PC e em 60 a 75% daquelas com PC do tipo quadriplegia espástica. Além disso, estudo revelou que dentre todas as possíveis alterações ortopédicas em indivíduos portadores de PC, 91,4% se referem à alterações posturais do tipo escoliose. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo proporcionou o conhecimento do perfil motor das crianças cadeirantes portadoras de PC que freqüentam o Laboratório de Ensino Prático de Fisioterapia da UNIFRA. Os resultados obtidos contribuirão para o estabelecimento de metas terapêuticas coerentes com as necessidades dessas crianças, além de permitir um atendimento mais integral. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BURNS, Y.R.; MACDONALD, J. Fisioterapia e Crescimento na Infância. 1 ed. São Paulo: Santos, 1999. PAPAVASILIOU, A.S. Management of motor problems in cerebral palsy: A critical update for the clinician. European Journal of Paediatric Neurology, doi: /j.ejpn , 2008. PIRPIRIS, M., GRAHAM, H.K. Uptime in children with cerebral palsy. Journal of Pediatrics Orthopedics, v.24, n.5, p , 2004. CHAGAS, P.S.C. et al. Classificação da função motora e do desempenho funcional de crianças com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Fisioterapia, v.12, n. 5, p , 2008. MATERIAL E MÉTODOS Esta pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Ensino Prático de Fisioterapia da UNIFRA, Santa Maria-RS, no período de agosto a outubro de 2009 e obteve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº A coleta dos dados constituiu–se de registros fotográficos das crianças em suas respectivas cadeiras de rodas com posterior aplicação de uma avaliação neurológica do desenvolvimento neuromotor. A seguir procedeu-se a classificação dos sujeitos da pesquisa de acordo com a função motora grossa, através do instrumento GMFCS (Gross Motor Function Classification System). Tabela 1: Classificação do tônus muscular, distribuição topográfica e níveis da GMFCS da amostra estudada. Crianças Avaliadas Gênero Idade (anos) Tônus Muscular Distribuição topográfica GMFCS (níveis) A Masculino 12 Espástico Quadriplégica V B 8 Distônico C 4 IV D Feminino 9 E 6 F III G 10 H I J 11 L M N


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