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SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS

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Apresentação em tema: "SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS"— Transcrição da apresentação:

1 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil
SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l Vender sus ideas es desafiador. Primero, es necesario hacer con que sus oyentes estén de acuerdo con Ud.. En seguida, es necesario hacer que tomen iniciativa. Use la fórmula Evidencia – Acción – Beneficio de la Dale Carnegie Training® y Ud. realizará una presentación motivadora y en dirección a la acción.

2 SOFTEX: Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro <www.softex.br>
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que visa aumentar a competitividade da indústria de software brasileira, por meio de ações em três áreas-fim: Capacitação e Inovação Mercado Qualidade e Competitividade Coordena as ações de 22 Agentes SOFTEX, em 20 cidades de 12 UF, com mais de empresas associadas (cerca de 70% são micro e pequenas empresas)

3 Maturidade do Processo de Software no Brasil em 2003
Estudos no início dos anos 2000 mostraram que: era necessário um esforço significativo para aumentar a maturidade dos processos de software nas empresas brasileiras [MCT 2001] as empresas de software no Brasil favoreceram a ISO 9000 em detrimento de outras normas e modelos especificamente voltadas para a melhoria de processos de software como o CMM (antecessor do CMMI) [MIT 2003] Referências: [MCT 2001] Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro [MIT 2003] Slicing the Knowledge-based Economy in Brazil, China and India: a tale of 3 software industries Comparação da Maturidade do Processo de Software em Empresas no Brasil, China e Índia Do relatório do Projeto MIT, Slicing the Knowledge-based Economy in Brazil, China and Índia: A Tale of 3 Software Industries [Veloso et al. 2003], no ítem 3.3 – Comparando capacidades – maturidade do processo, traduziu-se o seguinte: “Como um todo, a maioria das empresas chinesas e brasileiras não está em um nível suficientemente alto de maturidade do processo para competir com as empresas indianas. Para comparar medições da maturidade do processo de software, a principal referência de mercado é o CMM, do SEI – Software Engineering Institute. Considerando o seu limite superior, na Índia cerca de 32 empresas atingiram o nível 5, o nível mais alto do CMM, no qual a China tem uma empresa e o Brasil nenhuma Um longo caminho encontra-se à frente das empresas que planejam incrementar a maturidade dos seus processos. O nível mais alto do CMM (i.e., nível 5) é o mais difícil de se obter e requer a demonstração de substantiva capacidade organizacional. É bem conhecido que as empresas indianas estão progredindo significativamente na sua capacidade de processos de software. Por exemplo, as práticas de gestão do conhecimento da Infosys estão se tornando renomadas, assim como a experiência técnica e gerencial da Wipro. Isto ainda não foi levado em conta por muitas empresas chinesas. No Brasil, há alguns anos surgiu uma preocupação com processos, mas as empresas locais favoreceram a ISO [9000], com a maioria dos produtores líderes certificados de acordo com esta norma, que equivale aproximadamente ao nível 3 do CMM. Uma das questões críticas é se estas capacidades de processo são algo de natureza estática uma vez obtidas ou se evoluções adicionais poderiam manter a Índia na frente à medida em que o Brasil e talvez a China possam alcançá-las. Uma outra questão é o papel que a capacidade de processo tem nos produtos de software. Atualmente, os líderes mundiais de software do tipo pacote não são certificados no nível 5 do CMM e poucos estão preocupados com esta situação. Isto sugere que o sucesso no desenvolvimento de produtos não depende destes tipos de capacidades; mas, sim, da estratégia e habilidade da empresa para oferecer uma solução que atenda aos requisitos de um grupo de clientes mais ou menos grande. A experiência relativamente maior das empresas chinesas e brasileiras nesta dimensão do processo pode ainda provar ser uma vantagem importante sobre a Índia na batalha que estas nações estão travando para ofertar produtos e serviços com maior valor agregado.”

4 Programa MPS.BR: Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Para ajudar na solução deste problema, a SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro lançou o programa MPS.BR em 11DEZ2003 (há quase sete anos), numa reunião realizada no MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia em Brasília-DF O propósito do programa mobilizador MPS.BR é a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, compreendendo duas metas (desafios): Meta técnica: criação e aprimoramento do modelo MPS em conformidade com as normas ISO/IEC – Software Life Cycle Processes e ISO/IEC – Process Assessment compatível com o CMMI baseado nas melhores práticas da Engenharia de Software adequado à realidade das empresas brasileiras Meta de mercado: disseminação e adoção do modelo MPS (em todas as regiões do país, num intervalo de tempo justo, a um custo razoável) tanto em PME - Pequenas e Médias Empresas (foco principal) quanto em Grandes Organizações (públicas e privadas)

5 Programa MPS.BR: programa de longo prazo (como o CMMI que começou com o CMM em 1991, com antecedentes desde 1988) INTERNACIONALIZAÇÃO DO MPS.BR CONSOLIDAÇÃO DO MPS.BR IMPLANTAÇÃO DO MPS.BR

6 Modelo MPS: MR-MPS, MA-MPS e MN-MPS
ISO/IEC 12207 CMMI-DEV ISO/IEC 15504 Modelo de Referência MR-MPS Modelo de Avaliação MA-MPS Modelo de Negócio MN-MPS O programa mobilizador MPS.BR está dividido em três (3) componentes: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de Guias e/ou de Documentos do MPS.BR. Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documento do MPS.BR Guia de Implementação

7 Modelo de Referência MR-MPS (Guia Geral:2009)
7 Níveis 19 Processos 9 Atributos de Processo (AP) A 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1*, 4.2*, 5.1* - o processo é objeto de melhorias e inovações, 5.2* - o processo é otimizado continuamente B Gerência de Projetos – GPR (evolução) 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1* - o processo é medido, 4.2* - o processo é controlado C Gerência de Riscos – GRI, Desenvolvimento para Reutilização – DRU, Gerência de Decisões – GDE 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2 D Verificação – VER, Validação – VAL, Projeto e Construção do Produto – PCP, Integração do Produto – ITP, Desenvolvimento de Requisitos - DRE 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2 E Gerência de Projetos – GPR (evolução), Gerência de Reutilização – GRU, Gerência de Recursos Humanos – GRH, Definição do Processo Organizacional – DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional – AMP 1.1, 2.1, 2.2, 3.1 – o processo é definido, 3.2 – o processo está implementado F Medição – MED, Garantia da Qualidade – GQA, Gerência de Portfólio de Projetos – GPP, Gerência de Configuração – GCO, Aquisição - AQU 1.1, 2.1, 2.2 – os produtos de trabalho do processo são gerenciados G Gerência de Requisitos – GRE, Gerência de Projetos - GPR 1.1 – o processo é executado, 2.1 – o processo é gerenciado * Estes AP somente devem ser implementados para os processos críticos da organização/unidade organizacional. Os demais AP devem ser implementados para todos os processos.

8 MN-MPS: Modelo de Negócio (3 domínios)
II & IA Programa MPS.BR (SOFTEX, ETM, FCC e CEP) Convênio Contrato Contrato MNC (IOGE) MNE Convênio, se pertinente LEGENDA: ETM – Equipe Técnica do Modelo FCC – Forum de Credenciamento e Controle CEP – Comissão de Ética do Programa IA – Instituição Avaliadora II – Instituição Implementadora IOGE – Instituição Organizadora de Grupo de Empresas MNC – Modelo de Negócio Cooperado entre grupo de empresas (pacote) MNE – Modelo de Negócio Específico para cada empresa (personalizado)

9 Cursos e Provas do MPS.BR (oficiais)
C1 - Curso Introdução MPS.BR Avaliador Adjunto P1 - Prova C2 - Curso Implementadores MR-MPS P2 - Prova C3 - Curso Avaliadores MA-MPS P3 - Prova Implementador C4 - Curso Guia de Aquisição P4 - Prova Consultor de Aquisição

10 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil
SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l Vender sus ideas es desafiador. Primero, es necesario hacer con que sus oyentes estén de acuerdo con Ud.. En seguida, es necesario hacer que tomen iniciativa. Use la fórmula Evidencia – Acción – Beneficio de la Dale Carnegie Training® y Ud. realizará una presentación motivadora y en dirección a la acción.

11 Resultados Esperados: 2004-2011
Meta técnica: Criação e aprimoramento do modelo MPS Guias MPS (criados a partir de MAI2005 e aprimorados quando necessário): em conformidade com a ISO/IEC 12207:2008 – Software life cycle processes e ISO/IEC :2003 – Process assessment – Part 2: Performing an assessment compatíveis com o CMMI-DEV – Capability Maturity Model Integration for Development Instituições Implementadoras: 30 II (total) Instituições Avaliadoras: 15 IA (total) Instituições de Consultoria de Aquisição: 10 ICA (total)

12 Resultados Alcançados: JAN2004-JUL2010
Meta técnica: criação e aprimoramento do modelo MPS Guias MPS (disponíveis em Português e Espanhol para “download” gratuito em Guia Geral:2009 Guia de Aquisição:2009 Guia de Implementação:2009 (10 partes) Guia de Avaliação:2009 Instituições Implementadoras (II): 18 II credenciadas (COMUNICADO 3/2004), com 119 implementadores MPS associados Instituições Avaliadoras (IA): 12 IA credenciadas (COMUNICADO 10/2006), com 63 avaliadores MPS associados Instituições de Consultoria de Aquisição (ICA): 2 ICA em análise (COMUNICADO 12/2006 atualizado em 12JUL2010) e 5 CA habilitados

13 Resultados Esperados: 2004-2011
Meta de mercado: Disseminação e adoção do modelo MPS 5.000 participantes de cursos oficiais do MPS.BR (total) 1.500 aprovados em provas oficiais do MPS.BR (total) 72 empresas (de ) +300 empresas (de ) com MR-MPS implementado (12 meses) e avaliação MA-MPS (3 meses subsequentes), das quais: 220 empresas níveis G-F (base da pirâmide) 80 empresas níveis E-D-C (meio da pirâmide)

14 Resultados Alcançados: JAN2004-JUL2010
Meta de mercado: disseminação e adoção do modelo MPS Cursos e Provas do MPS.BR de (7 anos), em todas as regiões do país: 4.250 participantes de cursos oficiais do MPS.BR (C1 - Introdução, C2 - Implementação, C3 - Avaliação e C4 – Aquisição) 1.238 aprovados em provas oficiais do MPS.BR (P1 - Introdução, P2 - Implementação, P3 - Avaliação e P4 – Aquisição) Em 2004, criação do modelo de negócio MN-MPS (atualizado sempre que necessário) Em (2 anos), implementações-piloto MPS em grupos de empresas no Rio de Janeiro, Campinas e Recife De (5 anos), implementações e avaliações MPS: Modelo de Negócio Cooperado (MNC), apoio SOFTEX (com recursos do BID, MCT/SEPIN, MCT/FINEP e SEBRAE) a 222 PMEs para implementação (12 meses) e avaliação MPS (3 meses subsequentes), em 35 grupos de empresas gerenciados por 14 IOGE (Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas) Modelo de Negócio Específico (MNE), implementação e avaliação MPS em + 55 organizações privadas e governamentais de todos os portes (tanto nos níveis G-F quanto em níveis mais elevados)

15 228 Avaliações MPS Publicadas (validade 3 anos), por níveis MPS e regiões brasileiras Em 20MAI2010: 179 organizações na base de clientes MPS (grande porte=28% e PME=72%, sendo microempresas=6%, pequenas=45% e médias=21%)

16 Lições Aprendidas Publicação em Português, Espanhol e Inglês, disponível para “download” gratuito na seção Acesso Rápido em < >, que apresenta o Corpo de Conhecimento do MPS.BR com as principais Lições Aprendidas em quatro áreas: Gestão do programa MPS.BR Organização de grupos de empresas no programa MPS.BR Implementação do modelo MPS em empresas Avaliações MPS

17 Pesquisas iMPS Resultados de Desempenho de Organizações que Adotaram o Modelo MPS (publicações SOFTEX disponíveis em

18 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil
SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l Vender sus ideas es desafiador. Primero, es necesario hacer con que sus oyentes estén de acuerdo con Ud.. En seguida, es necesario hacer que tomen iniciativa. Use la fórmula Evidencia – Acción – Beneficio de la Dale Carnegie Training® y Ud. realizará una presentación motivadora y en dirección a la acción.

19 RELAIS – Red Latinoamericana de la Indústria del Software
Proyecto BID FUMIN RG-M1144: Mejora de la calidad de los procesos de software elaborados por PYME en Latinoamérica y Caribe (LAC) El proyecto se implementará en Brasil, Colombia, México y Perú (Ejecutor del Proyecto: CCL – Cámara de Comercio de Lima) El plazo de ejecución del proyecto será de 36 meses, y el período de vigencia y el de desembolsos serán de 40 meses La ejecución de las actividades previstas en el proyecto se organizará en cuatro componentes: Bases tecnológicas y gobernanza del proyecto consolidada Capacidades institucionales y profesionales desarrolladas Modelos MPS.BR (SOFTEX Brasil), MoProSoft (CANACINTRA México) y certificación IT Mark (ESI Colombia) implementados Seguimiento diseñado, estrategia de sustentabilidad acordada y difusión realizada

20 RELAIS < www.relais.la >

21 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil
SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l Vender sus ideas es desafiador. Primero, es necesario hacer con que sus oyentes estén de acuerdo con Ud.. En seguida, es necesario hacer que tomen iniciativa. Use la fórmula Evidencia – Acción – Beneficio de la Dale Carnegie Training® y Ud. realizará una presentación motivadora y en dirección a la acción.

22 Conclusão Vender sus ideas es desafiador. Primero, es necesario hacer con que sus oyentes estén de acuerdo con Ud.. En seguida, es necesario hacer que tomen iniciativa. Use la fórmula Evidencia – Acción – Beneficio de la Dale Carnegie Training® y Ud. realizará una presentación motivadora y en dirección a la acción. 22

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24 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil

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Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil Muito Obrigado Perguntas ?


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