A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Computação Gráfica (Aula 3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Computação Gráfica (Aula 3)"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica (Aula 3)
Prof. Alex

2 Recordando da primeira aula...
Computação Visual

3 Processamento de Imagens
Recordando da primeira aula... Processamento de Imagens Envolve as técnicas de transformação de imagens em que tanto a imagem de partida quanto a imagem resultado apresentam-se sob uma representação visual; As transformações visam, em geral, melhorar as características visuais da imagem, como aumentar o contraste, foco, reduzir ruídos e distorções.

4 Recordando da primeira aula...
Análise de Imagens Busca obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Extração de características para Visão de Robôs

5 Recordando da primeira aula...
Síntese de Imagens Ocupa-se da produção de representações visuais a partir das especificações geométrica e visual de seus componentes; É uma das sub-áreas mais difundidas e geralmente confundida com a própria computação gráfica Área de CAD usa síntese de imagens

6 Recordando da primeira aula...
CAD A palavra CAD (Computer Aided Design) se refere ao processo de se utilizar um computador para auxiliar no projeto dos mais variados produtos com maior qualidade, rapidez e precisão. Sistemas CAD podem funcionar de forma integrada a sistemas CAM (Computer Aided Manufacturing) que disponibilizam recursos para a transformação do produto projetado no sistema CAD em códigos de controle das máquinas responsáveis pela manufatura do mesmo. Atualmente, sistemas CAD/CAM sofisticados fazem parte de um conjunto maior de programas denominado de sistema de gerenciamento de produção industrial (Management Information System, MIS), cuja função é gerenciar todas as etapas de produção.

7 OpenGL DEFINIÇÃO: API gráfica 3D muito utilizada no desenvolvimento de aplicações Multimídia. Para tanto possui um conjunto de centenas de funções que fornecem Acesso a praticamente todos os recursos do hardware de vídeo. VANTAGEM: Multiplataforma e Freeware DESVANTAGEM: Somente trabalha a parte gráfica.

8 Matemática e CG, por quê? Parametrização Cálculo Vetorial
Transformações Afins

9 Parametrização

10 Parametrização Considera-se por simplicidade uma curva plana genérica dada pela função y = F(x). Portanto, a função y = F(x) é a forma convencional de representação da curva. A forma paramétrica da curva considera as coordenadas de um ponto genérico P(x, y) dadas por: x = f(t) #A.1# y = g(t) #A.2# Ou seja, as coordenadas de cada ponto da curva são funções de uma variável independente t, denominada parâmetro.

11 Parametrização 1- Equação 2- Equação Parametrizada y = 2x + 1
Considerando f(t)=t x = t y = 2t + 1 3- Gráfico

12 Parametrização 1- Equação 2- Equação Parametrizada
Considerando f(t) = t3 + 1 x = t3 + 1 y = 2 (t3 + 1) + 1 ou y= 2 t3 + 3 y = 2x + 1 3- Gráfico ?

13 Parametrização Senoide Circunferência x = x0 + r sen t
y = y0 + r cos t Considerando f(t)=10t x=10t; y=30 sen(10t) + 100;

14 Cálculo Vetorial Através da Distância de Manhattan

15 Cálculo Vetorial Através da Distância Euclidiana

16 Transformações Afins

17 Transformações Afins (Translação)
1- Descrição 2- Fórmula P' = P + T ou x'= x + dx e y' = y + dy (1) 3- Exemplo

18 Transformações Afins (Escala)
1- Fórmula ou x' = sx · x y' = sy · y 2- Exemplo

19 OpenCV Eyes Web


Carregar ppt "Computação Gráfica (Aula 3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google