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PublicouTomás Frasco Alterado mais de 11 anos atrás
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FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
Disciplina: Projetos – Fundamentos e Conceitos Professor: Eng. Érico Oda, MSc.
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Objetivos do Curso Objetivo Geral:
Capacitar profissionais em Gestão de Projetos, para atuar como líder de equipes de alto desempenho, mediante o desenvolvimento de habilidades e competências que assegurem a geração de resultados de suas decisões e ações, pela utilização de um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas avançadas de planejamento, controle e execução de projetos, em qualquer área de atuação. Objetivos Específicos: Compreender os conceitos relacionados à avaliação econômica de projetos e ao processo de tomada de decisões; Conhecer e saber aplicar as melhores práticas de planejamento, execução e controle de projetos, do ponto de vista organizacional, humano e de qualidade e produtividade; Conhecer os fundamentos que regem o processo de inovação tecnológica
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Calendário de Aulas 28/04 – Apresentação e Contextualização Econômico-Social 30/04 – Histórico da Gestão de Projetos 05/05 – Conceitos de Gestão de Projetos – Projetos, WBS, T.D. 07/05 – Fases e Processos da Gestão de Projetos 12/05 – Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos 14/05 – Cronograma, Orçamento, Histograma, Gant, PERT/CPM, 19/05 – PMI / PMBoK – 9 Áreas do Conhecimento 21/05 – Integração do Projeto. Escopo,Tempo 26/05 – Gestão de Custo, Qualidade e RH 28/05 – Gestão de Comunicação, Risco e Aquisições 02/06 – Ferramentas e Sistemas de Gestão de Projetos 04/06 – Avaliação – Esboço de Desenvolvimento de um projeto
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Areas de Conhecimento - PMI
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Estrutura do PMBoK PMBOK
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Define projeto e administração de projetos. CAPÍTULO 4 - INTEGRAÇÃO Planejamento do projeto. CAPÍTULO 7- CUSTOS Orçamentação do projeto. CAPÍTULO 10 - COMUNICAÇÕES Sistema de informações do projeto. CAPÍTULO 2- CONTEXTO Define ciclo de vida do projeto. CAPÍTULO 5 -ESCOPO Produto do projeto. CAPÍTULO 8 - QUALIDADE Especificações do produto. CAPÍTULO 11 - RISCOS Eventos adversos. CAPÍTULO 3 - PROCESSOS Define os processos da administração de projetos CAPÍTULO 6 - TEMPO Cronogramas do projeto. CAPÍTULO 9 - RECURSOS HUMANOS Equipe do projeto. CAPÍTULO 12 - SUPRIMENTOS Fornecimentos e compras. PMBOK FIGURA Estrutura do PMBOK.- Fonte: Maximiano, 2008.
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TRADE-OFF DE OBJETIVOS CONFLITOS E INCOMPATIBILIDADES
PRAZO/TEMPO PROJETO QUALIDADE CUSTO
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Outros “Trade-Offs” Aplicação Financeira: Produção: Vendedor:
Rentabilidade – Liquidez – Segurança Produção: Produtividade – Qualidade - Custos Vendedor: Markup(Rentabilidade) – Escala(Quantidade) – Giro (Velocidade) Comprador: Bom (especificação) – Bonito (estética) – Barato (preço) Casamento: Bonito – Rico – Inteligente
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