A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA"— Transcrição da apresentação:

1 COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
CAP.2: A POPULAÇÃO BRASILEIRA. CENTRO-OESTE BRASILEIRO – BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA. COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA

2 Por que a população brasileira se encontra mal distribuída pelo território nacional?
Por causa da, Proximidade com a Europa no período colonial, cujo o objetivo era a facilidade do comércio; Existência de relevo de planície no litoral e uma verdadeira muralha (Serras do mar e da Mantiqueira) e floresta fechada (Mata Atlântica)que impediam os portugueses entrarem no interior do país. Medo de encontrar índios hostis. Clima ameno no litoral.

3 Quando um país tem um crescimento demográfico positivo?
Quando a Taxa de natalidade for maior que a taxa de mortalidade. Quando a imigração for maior que a emigração. Quando um país tem um crescimento demográfico negativo? Quando a taxa de mortalidade for superior à taxa de natalidade. Quando emigração for maior que a imigração. Migrações Migração externa: deslocamento de pessoas de um país para o outro. Migração interna: deslocamento de pessoas dentro do próprio país. Emigrantes: as pessoas que saem de seu país de origem Imigrantes: são as pessoas que mudam para outro país. Japão Brasil Pernambuco São Paulo

4 BRASIL: FUTURO PAÍS DE IDOSOS
São duas as causas: NATALIDADE ESTÁ EM QUEDA. HÁ MAIS ACESSO À INFORMAÇÕES. HÁ MAIS ACESSO A MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS (CAMISINHAS, PÍLULAS, CIRURGIAS...) TER FILHO SAI CARO. A MULHER MAIS ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHO.

5 MELHORIA NA EXPECTATIVA E QUALIDADE DE VIDA.
MELHORIA NO ACESSO AO ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR. ACESSO E MELHORIA NO SANEAMENTO BÁSICO. MELHORIA NA ECONOMIA E NA ALIMENTAÇÃO.

6 A MORTALIDADE INFANTIL TAMBÉM ESTÁ EM QUEDA NO BRASIL E NO MUNDO, GRAÇAS:
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO INFANTIL, MELHORIAS NO ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR, MELHORIA NA ALIMENTAÇÃO, JÁ QUE A DESNUTRIÇÃO É A MAIOR CAUSA DE ÓBITOS COM CRIANÇAS ANTES DE COMPLETAREM UM ANO DE VIDA.

7 PIRÂMIDES ETÁRIAS País pobre, com alta natalidade (falta de informação, acesso a métodos anticoncepcionais, etc) Poucos idosos ( má qualidade de vida). País desenvolvido, com baixa natalidade ( acesso a informações e métodos anticoncepcionais). Alto número de adultos e idosos (boa qualidade de vida).

8 PIRÂMIDE DO BRASIL


Carregar ppt "COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google