A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovação Prof. Sandro Andriow.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovação Prof. Sandro Andriow."— Transcrição da apresentação:

1 Inovação Prof. Sandro Andriow

2 Segundo David Archibald:
Criatividade Idéia Ação Ter a idéia é somente o começo. Para verdadeiramente criar algo é preciso ter uma ação. Você precisa fazer alguma coisa para trazer a idéia para a realidade e assim criar algo novo. Prof. Sandro Andriow

3 Inovação, segundo David Archibald:
Utilidade Produtividade Ação Idéia Prof. Sandro Andriow

4 Invenção não é necessariamente Inovação:
Para que uma invenção se transforme numa inovação é preciso que haja uma aplicação e que essa aplicação seja viável, mercadologicamente falando. Não sendo útil para a sociedade e mais especificamente economicamente viável, a invenção de um novo produto ou processo não se torna uma inovação. O caráter utilitarista aqui é fundamental. A usabilidade é essencial para que uma invenção seja considerada uma inovação. Prof. Sandro Andriow

5 Conceitos de Inovação:
É processo de adotar uma coisa, uma idéia ou um novo padrão de comportamento em uma cultura. Inovação é a introdução de novas idéias, bens, serviços e práticas que pretendem ser úteis. O elemento essencial para que haja inovação é a aplicação comercial bem sucedida. Universidade Interativa É o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. Peter Druker Prof. Sandro Andriow

6 Conceitos de Inovação:
Pode ser entendida como uma idéia, uma prática ou um artefato material percebido como novo, relevante e único adotado em um determinado processo, área ou por toda a organização. Zaltman É uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa – sejam eles ligados à tecnologia, gestão, processos ou modelo de negócio. Simantob & Lippi /FGV-EASP Prof. Sandro Andriow

7 Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP:
Produto Gestão Inovação Processo Negócios Prof. Sandro Andriow

8 Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP:
desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentados em novas tecnologias e vinculados à satisfação de necessidades dos clientes Produto/Serviço: desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para a prestação de serviços Processo: desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva sustentável Negócios: desenvolvimento de novas estruturas de poder e liderança. Gestão: Prof. Sandro Andriow

9 Tipos de Inovações: Radicais: Incrementais:
Quando provocam mudanças de forma pronta e imediata.Representa uma ruptura com o padrão anterior, originando novas indústrias, novos setores ou mercados, gerando também novas demandas e provocando fortes impactos na economia e na sociedade. Radicais: Quando produzem mudanças progressivas. É a introdução de qualquer tipo de melhoria sem alteração na estrutura, que são imperceptíveis para o mercado. Esta normalmente acontecem em função das pressões do mercado. Incrementais: Prof. Sandro Andriow

10 Propulsores da Inovação: pull inovation
Demanda Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow

11 Propulsores da Inovação: push inovation
Tecnologia Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow

12 empurradas pela tecnologia
Tipos de Inovações: Incrementais puxadas pela demanda empurradas pela tecnologia Radicais Prof. Sandro Andriow

13 Inovação Mercado Antigo Novo Antigo Produto Novo Prof. Sandro Andriow


Carregar ppt "Inovação Prof. Sandro Andriow."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google