A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cretinismo Thiago Carvalho Gontijo FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cretinismo Thiago Carvalho Gontijo FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO"— Transcrição da apresentação:

1 Cretinismo Thiago Carvalho Gontijo FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA Cretinismo Thiago Carvalho Gontijo

2 Cretinismo Termo utilizado para casos de hipotiroidismo na infância associado ao retardo mental, à baixa estatura e uma característica inchação da face e das mãos. Algumas vezes associado a surdo-mudez e sinais neurológicos de anormalidades dos tratos piramidal e extrapiramidal.

3 Cretinismo

4 Cretinismo

5 Causas Hipotiroidismo extremo em fetos, bebes ou crianças.
Pode resultar de: Ausência congênita da tiróide ( Cretinismo congênito), Tiróide incapaz de produzir adequadamente hormônios devido a defeitos genéticos, Déficit de iodo na dieta (Cretinismo endêmico). Grau do cretinismo pode variar de acordo com a gravidade dos fatores.

6

7 Taxa desproporcional entre crescimento esquelético e de tecidos moles.
Aparência obesa, Estrutura brevilínia, Crescimento anormal da língua, Baixa estatura.

8 O retardo mental: Ocorre pelo retardo no crescimento e mielinização das células neuronais do SNC, em um momento crítico do desenvolvimento das capacidades mentais.

9 No recém nascido o hipotiroidismio manifesta-se:
Persistência da icterícia fisiológica, Choro rouco, Constipação, Problemas relacionados a alimentação, Hérnia umbilical, Atraso importante na maturação óssea, Hipotonia. Pode ter aparência normal, por receber alguma quantidade de hormônios maternos na vida uterina. Em algumas semanas já apresenta movimentos mais lentos e desenvolvimento físico e mental retardado.

10 Cretinismo

11 Hipotiroidismo na gestação
Hipotiroidismo não tratado aumenta muito o risco de abortamento na gravidez, Para o feto, pode causar diversas malformações, prematuridade, etc. A mãe é fonte exclusiva e predominante de T4 para o feto no 1º e 2º trimestre da gestação, respectivamente. Assim, hipotiroidismo ou hipotiroxinemia nesses estágios são muito prejudiciais. No último trimestre é menos prejudicial, pois a produção hormonal efetiva ocorre só na metade da getação.

12 Ontogênese defeituosa
Hipotiroidismo na gestação Normal Ontogênese defeituosa Déficit de Iodo Normal Feto Normal Normal Déficit de Iodo Hipotiro-xinemia Mãe Tiroxinemia no feto Contribuição pela transferência materna Início Final Gestação

13 Tratamento Deve ser feito com iodo ou tiroxina em quantidades adequadas para cada caso. Se não iniciado precocemente e adequadamente um importante quadro irreversível de retardo mental se instala. Pode regularizar o crescimento físico.

14 Exames de Triagem Neonatal: TESTE DO PEZINHO
Amostras de sangue colhidas em papel de filtro específico durante os primeiros 7 dias de vida, em geral do 2º ou 3º ao 7º dia de vida. É diagnosticado através da baixa concentração de T4 associada a alto nível de TSH


Carregar ppt "Cretinismo Thiago Carvalho Gontijo FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google