A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Músculo Cardíaco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Músculo Cardíaco."— Transcrição da apresentação:

1 Músculo Cardíaco

2 Histologia do músculo cardíaco
O coração é constituído de células alongadas que se anastomosam irregularmente. Suas células possuem um ou dois núcleos centrais. Estriações transversais semelhantes às do músculo esquelético. Mitocôndrias ocupam 40% do seu volume citoplasmático.

3 Os túbulos T são maiores e mais numerosos na musculatura dos ventrículos do que no músculo esquelético. O retículo sarcoplasmático não é tão desenvolvido e distribui-se irregularmente entre os miofilamentos. Caracteriza-se pela presença de linhas transversais, os discos intercalares, que permitem que o coração funcione como um sincício.

4

5 O coração como um sincício
As fibras musculares são formadas por células individuais conectadas em série umas às outras, pelo disco intercalar. O disco intercalar é um complexo juncional encontrado nas interfaces de células musculares adjacentes, as membranas celulares fundem-se para formar junções comunicantes permeáveis, que permitem difusão quase que completa de íons.

6 Isso faz com que a resistência elétrica através do disco intercalar seja de apenas 1/400 da resistência através da membrana externa da fibra muscular cardíaca. Dessa forma, quando uma das células cardíacas é excitada, o potencial de ação se propaga para as demais causando uma contração uniforme.

7

8 Na verdade o coração é formado por dois sincícios: o atrial e o ventricular.
O que permite que os átrios contraiam um pouco antes da contração ventricular. Normalmente os potenciais são conduzidos do sincício atrial para o ventricular através do feixe atrioventricular, com um atraso de 1/10s.

9 Circulação A contração do ventrículo esquerdo lança o sangue, rico em oxigênio, na aorta, que o distribui aos tecidos. O sangue retorna ao átrio direito pela veia cava, passa para o ventrículo direito que o lança na artéria pulmonar. No pulmão ocorre troca gasosa. Dos pulmões o sangue vai para o átrio esquerdo, daí para o ventrículo esquerdo de onde é ejetado novamente na aorta.

10 Bibliografia Tratado de Fisiologia Médica, Guyton. Décima edição.
Histologia Básica, Junqueira e Carneiro. Nona edição. Circulação e Respiração, Carvalho. Segunda edição.


Carregar ppt "Músculo Cardíaco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google