A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32"— Transcrição da apresentação:

1 São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
Maria Letícia Lobato-26

2 Megacidade- é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de megacidade.

3 A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus. A cidade possui o 10º maior PIB do mundo e é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

4 Cidade grande, problemas maiores
Trânsito Mais do que aborrecedor e estressante, o trânsito em São Paulo é violento. Em 2006, 1,48 mil pessoas morreram em acidentes, sendo que 49,4% eram pedestres. Por dia, morreram, em média, 2 pedestres e 1 motociclista.

5 Poluição do Ar O excesso de veículos automotores em circulação nas ruas, somado à intensa atividade industrial, são os grandes responsáveis pela poluição atmosférica paulistana. Quem mora em São Paulo sabe o quão insalubre é... respirar.

6 Violência Urbana A média de 58 homicídios por 100 mil habitantes coloca a cidade como a quarta capital mais violenta do país. A violência em São Paulo, está concentrada principalmente nas periferias – não por acaso, as regiões mais carentes. No bairro de Pinheiros, de classe média e próximo ao centro, o índice de homicídios é dez por 100 mil habitantes; em Parelheiros, no extremo sul da capital, o índice cresce 900%, chegando a 103 homicídios por 100 mil habitantes.

7 Habitação e Saneamento
São Paulo é uma boa cidade para se morar, pelo menos para quem tem moradia. Não é o caso, no entanto, de 30% dos paulistanos que vivem em favelas, cortiços ou loteamentos clandestinos. Sem contar no sem-fim de doenças que morar em um lugar destes pode ocasionar. Afinal de contas, a falta de infra-estrutura e saneamento básico é quase que absoluta.

8 São Paulo é uma cidade com privilégios de um lado, e sofrimentos de outro.
Abriga violência, pobreza, injustiça... Mas também têm suas qualidades: é uma cidade grande, têm um PIB muito alto, boa situação financeira e abriga bastantes brasileiros.


Carregar ppt "São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google