A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010
Cidade e meio ambiente Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010

2 Cidade e meio ambiente Em nenhum ambiente a natureza foi tão transformada pelo trabalho humano como nas cidades. A expansão da área construída e o desenvolvimento da atividade industrial provocaram alterações em todos os aspectos do meio natural: no relevo, na vegetação, na fauna, na hidrografia e no clima.

3 As cidades ocupam diversos tipos de terreno
As cidades ocupam diversos tipos de terreno. Existem cidades construídas em ambientes litorâneos, perto de praias e mangues. Outras foram construídas em regiões de relevo acidentado e, por isso, são cheias de ladeiras. Outras, ainda, ocupam as margens de um rio. Os diferentes tipos de terreno em que se assentam as cidades são denominados SÍTIOS URBANOS. mQuanto mais construções no espaço geográfico, maiores são os impactos produzidos no ambiente das cidades.

4 Problemas ambientais urbanos Ilhas de Calor
Nos grandes centros urbanos, a temperatura média da região central é mais elevada do que na periferia e na zona rural. Esse fenômeno é conhecido como “ilha de calor”, e sua formação se dá por vários fatores: Os materiais (concreto, asfalto, etc.) usados nas construções de casas, prédios, ruas, avenidas urbanas, etc, absorvem grandes quantidades de energia solar e liberam essa energia na forma de calor; A ausência da vegetação diminui a evapotranspiração, que é um processo que necessita de energia, e por isso contribui para diminuir o calor; A presença da grande quantidade de veículos e indústrias que liberam para a atmosfera gases e partículas poluentes que, além de ocasionarem problemas à saúde e bem-estar da população, dificultam a visibilidade e absorvem energia solar, liberando-a na forma de calor; A presença de edifícios altos dificulta a circulação do ar e a perda de calor no centro urbano. As consequências dessa ilha de calor, produzida pela ação do homem sobre o meio ambiente, pode ser percebida no dia-a-dia das cidades, e varia desde a sensação de desconforto térmico, má qualidade do ar, até alterações nos índices de precipitação pluviométrica.

5 As consequências dessa ilha de calor, produzida pela ação do homem sobre o meio ambiente, pode ser percebida no dia-a-dia das cidades, e varia desde a sensação de desconforto térmico, má qualidade do ar, até alterações nos índices de precipitação pluviométrica

6 SMOG = fumaça e neblina A palavra “Smog” é uma junção de duas palavras da língua inglesa: “smoke” e “fog”, respectivamente, fumaça e neblina. Smog é um fenômeno que ocorre principalmente nas grandes cidades, se caracterizando como a mistura de gases, fumaça e vapores de água, formando uma grande massa de ar. Mais precisamente, o smog é formado por óxidos de nitrogênio (NOx), compostos voláteis orgânicos (VOC), dióxido de sulfureto, aerossóis ácidos e gases. Os principais responsáveis pelo smog são os automóveis, indústrias e até mesmo as casas, devido aos processos de combustão. No entanto, alguns gases que fazem parte do smog também se formam nas florestas. O smog é prejudicial à saúde, podendo causar uma série de doenças respiratórias, principalmente em pessoas idosas e crianças, por possuírem baixa resistência. Geralmente ocorrem episódios de tosse, sensação de peito apertado e asma. É aconselhável evitar fazer exercícios físicos ao ar livre durante a tarde e no começo da noite em dias de smog, além de evitar também o exercício próximo de áreas de trânsito pesado, especialmente nos horários de pico.

7 SMOG

8 Efeito Estufa A destruição das florestas desregula o clima do planeta. São as grandes florestas que controlam a temperatura, as chuvas e os ventos. O desmatamento e a diminuição das áreas verdes está causando o aquecimento da atmosfera. As queimadas e o consumo de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) liberam gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono (CO2). Em grande quantidade, esse gás se acumula na atmosfera e não deixa escapar o calor, "cozinhando" a superfície do planeta. A camada de CO2, provocada pelo homem, é como um cobertor que aquece (e abafa!) a Terra.

9 Efeito Estufa No século 20, a temperatura na Terra aumentou entre 0,3 e 0,6 º C (graus Celsius) . Parece pouco, mas é suficiente para deixar o tempo maluco! No futuro, o efeito estufa pode causar furacões, enchentes e períodos de estiagem ou seca (pouca chuva). Os cientistas temem que o aquecimento derreta as geleiras e cause inundações nas cidades do litoral. Muitas praias e cidades inteiras poderiam ser engolidas pelo mar. O negócio é frear o ritmo do desmatamento e tentar diminuir o consumo de combustíveis fósseis

10 Camada de Ozônio Você já viu o ozônio?
UM FILTRO SOLAR NATURAL Você já viu o ozônio? Provavelmente não, pois, como o ar, ele é invisível. O ozônio é um gás formado de oxigênio concentrado. Ele é tão leve que paira acima da Terra, na atmosfera. A muitos quilômetros de altura existe um manto desse gás chamado camada de ozônio. A camada de ozônio é um filtro de proteção que o planeta Terra tem lá em cima para proteger a vida aqui embaixo. Ela deixa passar o calor e a luz solar, mas impede que os raios ultravioleta do Sol cheguem até a superfície do planeta. Quando esses raios ultravioleta conseguem ultrapassar a camada de ozônio eles queimam as plantações, destroem células vivas e podem provocar câncer de pele. É o que acontece hoje em dia por causa do buraco na camada de ozônio. Buraco? Você sabe porque a camada de ozônio está sendo ameaçada?

11 POLUIÇÃO DE GELADEIRA? Além de algumas causas naturais, o "rombo" na camada de ozônio acontece pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono). O CFC destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.

12 Buraco na Camada de Ozônio
A solução para o buraco da camada de ozônio é simples: impedir a produção e liberação do CFC e substituí-lo por outro gás. Isso já está acontecendo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos fabricantes já trocaram o CFC por outro gás em seus produtos. Mesmo assim, os países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, precisam de ajuda dos países ricos para implantar tecnologias limpas, não poluentes. A cooperação entre os países é fundamental para salvar o planeta. Buraco na Camada de Ozônio

13 Buraco na camada de Ozônio
Mas o CFC não é o único vilão dessa história: a poluição do ar também contribui para aumentar o buraco! Se o homem não controlar os índices de poluição do planeta, os raios nocivos do Sol poderão fazer um verdadeiro estrago em um futuro próximo.


Carregar ppt "Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google