A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATORES QUE INFLUENCIAM A FOTOSSÍNTESE – Aula 20

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATORES QUE INFLUENCIAM A FOTOSSÍNTESE – Aula 20"— Transcrição da apresentação:

1 FATORES QUE INFLUENCIAM A FOTOSSÍNTESE – Aula 20

2 Experiência de Engelmann
Comprovar a absorção do azul e vermelho A fotossíntese libera Oxigênio Uma alga verde é iluminada com várias cores Onde vai haver concentração de bactérias ??? Comprovar a absorção do azul e vermelho A fotossíntese libera Oxigênio Uma alga verde é iluminada com várias cores Onde vai haver concentração de bactérias ???

3 FOTOSSÍNTESE A taxa fotossintética é influenciada por diversos fatores ambientais, e também internos. FATORES EXTERNOS:

4 Intensidade luminosa - se as outras condições se mantiverem constantes, verificou-se experimentalmente que o aumento da intensidade luminosa provoca um correspondente aumento na taxa fotossintética. No entanto, tal apenas se verifica até certo ponto, o chamado ponto de saturação luminosa;                   

5 Concentração de dióxido de carbono - em condições uniformes de luminosidade e temperatura, o aumento da quantidade de dióxido de carbono disponível provoca, até um certo limite, o aumento da taxa fotossintética;          Acima de 0.03% aceleram a FS Superiores a 0,2 estabilizam a FS Acima de 3% inibem a FS     

6 Temperatura - o aumento da temperatura causa um acentuado aumento da taxa fotossintética em presença de alta intensidade luminosa mas rapidamente esse aumento começa a desnaturar as enzimas causando uma quebra na taxa de fotossíntese e, eventualmente, a morte do organismo.    

7 FATORES INTERNOS E FS Eles também podem influenciar na intensidade da fotossíntese - Aspectos de Hereditariedade - Estado de Nutrição do vegetal - Forma e Posição das folhas - Quantidade de clorofila - Grau de abertura dos estômatos

8 FOTOSSÍNTESE X RESPIRAÇÃO
C6H12O6 + 6O → CO2 + 6H2O 6CO H2O → C6H12O6 + 6 H2O + 6O2 Ponto de Compensação Fótico Fotossíntese é influenciada pela luz, já respiração não.

9 DEMONSTRACÃO DA FOTOSSÍNTESE
MÉTODO DO FUNIL MÉTODO DO IODO MÉTODO DE SACHS

10 FORMAS ESPECIAIS DA FOTOSSÍNTESE
CO2 + 2H2S → (CH2O) + H2O + 2S CO2 + 2H2 → (CH2O) + H2O

11 QUIMIOSSÍNTESE A quimiossíntese é uma reação que produz energia química, convertida da energia de ligação dos compostos inorgânicos oxidados. Sendo a energia química liberada, empregada na produção de compostos orgânicos e gás oxigênio (O2), a partir da reação entre o dióxido de carbono (CO2) e água molecular (H2O).

12 Esse processo autotrófico de síntese de compostos orgânicos ocorre na ausência de energia solar. É um recurso normalmente utilizado por algumas espécies de bactérias.


Carregar ppt "FATORES QUE INFLUENCIAM A FOTOSSÍNTESE – Aula 20"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google