A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENÁRIOS Por Carlos Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENÁRIOS Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 CENÁRIOS Por Carlos Reis

2 CENÁRIOS Hoje, qualquer processo de planejamento se escora na construção de Cenários.  Cenário nada mais é do que a “descrição de um futuro possível com explicitação dos eventos que levariam à sua concretização”

3 Cenários Cenários são como sondas para o futuro. Seu valor está em sensibilizar os executivos para possibilidades que eles dificilmente perceberiam de outra forma. Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e capacitam os executivos a tomar melhores decisões [...]. (Oscar Motomura)

4 Atributos básicos do cenário:
Pertinência: deve guardar relação com o tema em estudo; Coerência Interna: eventos de um mesmo cenário não podem ser conflitantes; Plausibilidade: eventos factíveis de ocorrer; Comunicabilidade: fácil entendimento.

5 Fases na Construção de Cenários:
Exploração de Futuros Possíveis – etapa inicial - A reflexão é livre (tudo que a imaginação permitir); Delimitação de Futuros Plausíveis – etapa intermediária – Tudo o que for possível, observado alguns fatores limitadores (tempo / disponibilidade de recursos); Escolha de Futuros Desejáveis – etapa final - Deve levar em conta anseios e expectativas que conduziram a análise (objetivos).

6 TÉCNICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
 Predição Previsão Clássica Prospectiva (estudo do futuro)

7 Predição    A Predição envolve a utilização de técnicas e processos na linha do esoterismo e adivinhação: horóscopos, bola de cristal, comunicação com o além, tarô, búzios e leitura das mãos, dentre outras.

8 Previsão Clássica Prever é anunciar a ocorrência antecipada de um determinado acontecimento, sem qualquer discussão, pois considera um evento probabilisticamente certo. Em outras palavras, o presente foi determinado pelo passado e o futuro será determinado pelo presente. Assim, a projeção dos acontecimentos do passado nos permite visualizar um único futuro.

9 Técnicas de Previsão Extrapolação – prolongamento de tendências. As variáveis que vinham evoluindo de uma determinada maneira do passado até o presente, continuarão evoluindo igualmente no presente até o futuro.

10 1 10 2 15 3 18 4 20 5 23

11 Prospectiva (estudo do futuro)
A prospectiva exclui as idéias determinísticas e a passividade de atitudes da Previsão Clássica.    “Dirigir uma empresa em um ambiente dinâmico do início deste século, tendo por base apenas projeções do passado, equivale a guiar um carro em uma estrada movimentada olhando apenas pelo espelho retrovisor”.

12 Está claro que qualquer decisão tomada no presente baseia-se na expectativa de realização futura de um evento. Assim, é possível aceitar que: decidir é posicionar-se em relação ao futuro. A prospectiva decorre do desejo de passar de uma atitude passiva, em relação ao futuro, para uma atitude ativa.

13 Então, a função do cenário é organizar a incerteza em um número limitado de opções e possibilitar ao planejador avaliar as decisões, apesar do alto grau de incerteza envolvido. A visão prospectiva enseja a passagem da situação atual para a situação futura. A elaboração de Cenários impõe-se como a principal ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão.

14 O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo e que depende daquilo que fizermos no presente. Por isso, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!


Carregar ppt "CENÁRIOS Por Carlos Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google