A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 : Sinalização Horizontal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 : Sinalização Horizontal"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 : Sinalização Horizontal
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007

2 Situação em algumas cidades

3 Importância SINALIZAÇÃO
Utilizada para proporcionar ao usuário um auxílio importante na orientação e segurança dos movimentos dos veículos Tem como finalidade proteger o usuário, controlar e orientar o trânsito. Para ser facilmente compreendida deve pelo motoriata deve ser simples, clara, precisa, eficiente e visível. Deve ainda ser uniforme no projetoo e na aplicação. Existem 3 tipos de sinalização: a sinalização horizontal, a sinalização vertical e a sinalização semafórica.

4 Sinalização Horizontal
Definição Subsistema da sinalização viária que utiliza de linhas, marcações, simbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Sua função é: - Organizar o fluxo de veículos e pedestres; - Controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; - Complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. - Em casos específicos, tem poder de regulamentação. Vantagem: informa sem o condutor desvie o olhar da pista; Desvantagens: durabilidade limitada, má visibilidade em pista suja e molhada e sob fluxo contínuo.

5 Sinalização Horizontal - Características
PADRÕES DE TRAÇADO Contínuo Tracejado ou Seccionado A B A Sinalização horizontal mantém alguns padrões cuja mescla e a forma de coloração na via definem os diversos tipos de sinais. Contínuo – linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via. Tracejado ou seccionado – São linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço. Símbolos ou legendas – São informações escritas ou desenhadas no pavimento indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical existente. Símbolos e Legendas

6 Sinalização Horizontal - Características
CORES Branca Amarela Vermelha Amarela - divisão de fluxos opostos, delimitação de espaços proibidos para parada e estacionamento, marcação de obstáculos e lombadas. Branca - marcação de fluxos de mesmo sentido, delimitação de espaços especiais de estacionamentos, símbolos e legendas. Vermelha – ciclovias ou ciclofaixas e símbolos (farmácia, hospital).

7 Sinalização Horizontal - Características
CORES Preta Azul Azul – utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física e em áreas especiais de embarque e desembarque Preta – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

8 Sinalização Horizontal
Marcas Longitudinais Marcas Transversais Classificação Marcas de Canalização Marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ ou parada Inscrições no pavimento

9 Sinalização Horizontal - Classificação
Marcas Longitudinais Separam e ordenam as correntes de tráfego, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição. São subdivididas de acordo com a função em: Linha de divisão de fluxos opostos; Linha de divisão de fluxo de mesmo sentido; Linha de bordo; Linha de continuidade.

10 Sinalização Horizontal – Marcas Longitudinais
Linha de Divisão de Fluxos Opostos Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro. Podem ser contínuas, tracejadas, simples ou duplas. Cor: amarela

11 Sinalização Horizontal – Marcas Longitudinais
Linha de Divisão de Fluxo de Mesmo Sentido Separam os movimentos veiculares de mesmo sentido e regulamentam a ultrapassagem e a transposição. Podem ser contínua, tracejada, simples ou dupla. Cor: branca

12 Sinalização Horizontal – Marcas Longitudinais
Linha de Bordo Linha de bordo Delimita a parte da pista destinada ao deslocamento de veículo. Contínua. Cor: branca

13 Sinalização Horizontal – Marcas Longitudinais
Linha de Continuidade Linha de Continuidade Proporciona continuidade a outras marcações longitudinais, quando há quebra no seu alinhamento visual. Tracejada. Cor: branca ou amarela.

14 Sinalização Horizontal
Marcas Transversais Ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres. São subdivididas nos seguintes tipos de acordo com a função: Linha de retenção; Linhas de estímulo a redução de velocidade; Linha de “Dê a preferência”; Faixa de travessia de pedestres; Marcação de cruzamentos rodocicloviários; Marcação de áreas de conflito; Marcação de área de cruzamento com faixa exclusiva.

15 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Linha de Retenção Indica ao condutor o local limite em que deve parar o veículo.

16 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Linha de Estímulo à Redução de Velocidade Conjunto de linhas paralelas que, pelo apelo visual, induzem o condutora reduzir a velocidade do veículo. Aplicação antecedendo um obstáculo transversal.

17 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Linha de “Dê a Preferência” Indica ao condutor o local limite em que deve para o veículo, quando necessário, em locais sinalizados com a placa R-2

18 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Faixa de Travessia de Pedestres Regulamenta o local de travessia de pedestres. Pode ser tipo zebrada ou tipo paralela

19 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Marcação de Cruzamento Rodocicloviários Regulamenta o local de travessia de ciclistas. Pode ser cruzamento de ângulo reto ou ângulo obliquo.

20 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Marcação de Área de Conflito Assinala aos condutores a área da pista em que não devem parar e estacionar os veículos, prejudicando a circulação. São de cor amarela.

21 Sinalização Horizontal – Marcas Transversais
Marcação de Cruzamento com Faixa Exclusiva Indica ao condutor a existência de faixas exclusivas. Cor amarela: para faixas exclusivas no contra fluxo e cor branca: para faixa exclusiva no fluxo

22 Sinalização Horizontal
Marcas de Canalização Orientam o fluxo do tráfego em uma via, direcionando a circulação do veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

23 Sinalização Horizontal – Marca de Canalização
Fluxo de Tráfego de Sentidos Opostos

24 Sinalização Horizontal – Marca de Canalização
Fluxo de Tráfego do Mesmo Sentido

25 Sinalização Horizontal – Marca de Canalização
Aplicações

26 Sinalização Horizontal
Marcas de Delimitação e Controle de Estacionamento e/ou Parada. Delimitam e propiciam melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. São subdivididas em: Linhas de indicação de proibição de estacionamento ou parada; Marca delimitadora de parada de veículos específicos; Marca delimitadora de estacionamento regulamentado;

27 Sinalização Horizontal – Marcas de Delimitação
Linhas de indicação de proibição de estacionamento ou parada. Delimita a extensão da pista ao longo da qual aplica-se a proibição de estacionamento ou de parada e estacionamento estabelecida pela sinalização vertical correspondente.

28 Sinalização Horizontal – Marcas de Delimitação
Marcas Delimitadora de Parada de Veículos Específicos Delimita a extensão da pista destinada à operação exclusiva de parada. Deve sempre estar associada ao sinal de regulamentação correspondente.

29 Sinalização Horizontal – Marcas de Delimitação
Marcas Delimitadora de Estacionamento Regulamentado Delimita o trecho da pista no qual é permitido o estacionamento estabelecido pelas normas gerais de circulação ou pelo sinal R-6b (estacionamento regulamentado).

30 Sinalização Horizontal
Inscrições no Pavimento Melhora a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhe apresentarem. São subdivididas em: Setas direcionais; Símbolos; Legendas.

31 Sinalização Horizontal – Inscrições no Pavimento
Setas Direcionais

32 Sinalização Horizontal – Inscrições no Pavimento
Símbolos Dê a preferência Deficiente Físico Cruz de Santo André Bicicleta São subdivididas em: Setas direcionais; Serviço de Saúde

33 Sinalização Horizontal – Inscrições no Pavimento
Legendas


Carregar ppt "Aula 5 : Sinalização Horizontal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google