A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETNIA ITALIANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETNIA ITALIANA."— Transcrição da apresentação:

1 ETNIA ITALIANA

2 ETNIA ITALIANA - ITALIANOS NO RS -
Entre 1875 e mil imigrantes provenientes da Lombardia, do Vêneto e do Tairol. Eram trabalhadores pobres que partiram da Itália fugindo da fome, baixos salários e do aluguel da terra. A imigração italina foi iniciativa do Governo Imperial Brasileiro, que tinha por objetivo “importat mão-de-obra” européia e vender terras devolutas do Império, visando aumentar tanto a população como a produção agrícola. Conde D’Eu (Garibaldi), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Caxias foram as três primeiras colônias italianas no RS. EM 1877, foi organizada uma quarta colônia, Silveira Martins, próximo a Santa Maria

3 ETNIA ITALIANA Os imigrantes italianos são conhecidos pela sua expontaneidade e alegria. Dentre suas danças destaca-se a “Tarantella” que é uma dança conhecida desde o século XVI. Suas músicas mais tradicionais são: Mérica, Mérica Santa Lucia La Verginela La Bella Polenta

4 ETNIA ITALIANA - GASTRONOMIA -
Seu alimento básico é a massa: espaguete, macarrão, raviolli, lasanha, capeletti, agnoline, pizza, etc. Têm como bebida preferida o vinho. No entanto sua culinária é muito variada destando-se: os salames, os queijos, o radiche, as bolachas, minestrone di verdura, gnocchi di patete, brasato, rane, frittelle di mele, gnocchi di ciocolato. PANZEROTTO

5 ETNIA ITALIANA - LAZER -
Nas horas de lazer os imigrantes gostavam de participar do FILÓ - reunião de famílias e amigos onde os homens cantavam e jogavam mora ou bocha, as mulheres faziam objetos artezanais (especialmente com palha de trigo e as crianças brincavam. A fata alimentação era um dos pontos fortes destes encontros.

6 ETNIA ITALIANA - IDIOMA -
Os imigrantes italianos que vieram para o RS não falavam o mesmo dialeto. Usavam o italiano de Vêneto, Belluno, Cremona, Treviso, Trento, Piemonte, Toscana, Mântova, ou seja, o dialeto da região de origem.

7 ETNIA ITALIANA - DATAS FESTIVAS -
Nascimento dos filhos; Visitas festivas; Bodas e aniversários; Festas de casamento; Festas das colheitas; E outras.

8 ETNIA ITALIANA - VESTUÁRIO/RELIGIÃO -
Masculino: chapéu de abas largas, chinelos de couro. Nas festas usavam fatiola de brim e colete. Usavam lenço em lugar da gravata. Feminino: as mulheres usavam vestidos longos e rendilhados. Religião predominante: Católica.

9 ETNIA ITALIANA - ASSOCIAÇÃO MISSIONEIRA DA ETNIA ITALIANA (AMEI) -
Constituída por aproximadamente 170 famílias, tem na sua presidência o Sr. Agostinho Casarin Sobrinho. Dentre suas atividades, que são realizadas na Casa de Pedra, junto ao Parque da Fenamilho, destacam-se a FestItália (30 de maio a 2 de junho), a Festa do Dia do Italiano (20 de maio) e o Baile do Queijo e do Vinho, em julho.

10 ETNIA ITALIANA - FICHA TÉCNICA -
Criação: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira Aline Pereira, Deise Castiani Zini, Elci Tolomini, Jeferson Pinto de Moraes, Lauri Juliani, Leci Bueno, Marcos Vinícius Matzembacker, Solange Stanislawski. Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos.


Carregar ppt "ETNIA ITALIANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google